TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos administrativos

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPA 3

DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROF. JOÃO ABDALLA NETO

Andreza Ferreira da Silva      RA 9902005225

Gisele de Andrade Carvalho  RA 8412164027

Tayná Marques de Oliveira    RA 8075819389

Thayná de Jesus dos Santos  RA 8411808674

OSASCO

2015

Andreza Ferreira da Silva      RA 9902005225

Gisele de Andrade Carvalho  RA 8412164027

Tayná Marques de Oliveira    RA 8075819389

Thayná de Jesus dos Santos  RA 8411808674

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ETAPA 3

Trabalho apresentado para composição de nota do 2º bimestre à Instituição de Ensino Faculdade Anhanguera Educacional de Osasco, sob a orientação do professor João Abdalla Neto da disciplina de Processos Administrativos ao curso de Graduação em Administração.

OSASCO

2015


SUMÁRIO

iNTRODUÇÃO 4

etapa 35

Passo 1 Os diferentes tipos de liderança5-6

Passo 27

Passo 38

CONCLUSÃO9

BIBLIOGRAFIA10



INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo expor ideias e conflitos sobre os diferentes tipos de liderança. Onde cada tipo de liderança influencia o clima organizacional que irá prevalecer dentro da organização.

De acordo com as informações apresentadas os lideres têm que ter não somente o conhecimento sobre como solucionar problemas, mas também saber influenciar, incentivar e motivar seus colaboradores para alcançar os objetivos.

O líder é diferente do chefe, pois o líder é aquele que ouve seus colaboradores as ideias que eles demonstram e seguem em sintonia na mesma direção em torno de um só objetivo. Já o chefe impõe sua autoridade sem oferecer espaço para ideias ou sugestões.

ETAPA 3

Passo 1

Os diferentes estilos de lideranças

Hoje em dia uma organização precisa ter e saber compreender diversos métodos e estilos. Um deles é ter uma liderança eficaz que compreenda a necessidade de cada colaborador que ele coordena e assim conseguir alcançar o que foi objetivado para ser realizado ao longo do ano.

Com isso, o líder deve ter características que possam motivar os demais e garantir a persuasão e direção para a realização de um determinado objetivo. Sendo capaz de influenciar pessoas ou grupos e por meio disso mostrar os resultados tão esperados para a organização. Entre as diversas características que são exigidas de um líder existem aquelas que ele desenvolve por meio de cursos ou especializações. Porém o líder como qualquer ser humano está propício a aprender novas técnicas ao longo dos anos e assim podemos observar que liderar é um processo de aprendizagem continua que apesar de delegar em diversas situações algumas em especial podem aprender com as diversas pessoas que passam a trabalhar com ele em um determinado momento da vida.

Os lideres são importantes, pois eles são o intermédio de comunicação entre o planejamento estratégico e o operacional. Demonstrando o que se é esperado da alta direção e o que pode ser aprimorado e adaptado para o dia a dia da organização.

Entre as diversas hierarquias dentro da organização existem duas que são importantes liderar e gerenciar. A liderança é o ato de inovar, inspirar confiança, desafiar e fazer a coisa certa com o objetivo voltado para o coletivo. Uma pessoa quando se torna líder ocupa essa posição por sua desenvoltura. Já um gerente ele administra, foca nos sistemas, imita e faz a coisa corretamente. Tendo em vista, a liderança se faz com a contribuição de seus colaboradores e a gerência é exercer o poder correndo o risco de tomar uma decisão que seus funcionários não aceitam e acabam se voltando contra.

Segundo a teoria comportamental existem três tipos de liderança autocrática, democrática e liberal.  Na liderança autocrática observa-se o líder supervisionado e determinando o que cada membro deve fazer e sendo assim os funcionários são desmotivados e frustrados.  Liderança democrática é o envolvimento do líder com os seus colaboradores, deixando seus liderados se envolverem nas decisões opinando o que seria melhor a se fazer e há comunicação. Já na liderança liberal os lideres não demonstram qualquer tipo de autoridade deixando os liderados com muito trabalho e confusos. Confrontando o estilo democrático e autocrático observa-se que o democrático é voltado para as pessoas, relações humanas e consideração com o próximo e a autocrática visualiza a produção como objetivo, planejamento e tarefa.

Com a escolha da liderança obtém o clima organizacional que predominará sobre a organização. Por isso, é importante fazer uma boa escolha porque influenciará no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um e assim o resultado que cada membro apresentará para a organização. Existem conflitos que atrapalham no resultado como, por exemplo, competição, rivalidade e mudança entre os colaboradores e assim fica responsável por resolver esses conflitos os lideres.

A motivação é essencial para que se exerçam as tarefas que cada um fica responsável. Partindo desse principio a motivação deve vir da alta direção e assim se espalhando entre os demais. Existem as motivações de auto realização, autoestima, social, segurança e fisiológica. Sabe-se que cada colaborador tem sua vida pessoal e como todas as pessoas existem os problemas pessoais que podem atrapalhar em sua vida profissional. Cabe ao líder observar essas mudanças e procurar compreender os conflitos e identificar e orientar para que isso não continue atrapalhando.

O estilo de liderança apresentada no texto demonstra o estilo democrático e autocrático destacando o estilo de cada liderança e como o líder deve agir. O vídeo sugerido a visualizar demonstra uma liderança autocrática em que todos têm medo do seu líder e não há qualquer forma de intermédio entre a liderança e seus liderados apenas acatam as ordens.

Portanto, o líder deve estar preparado não somente para liderar más também para resolver conflitos e motivar visando os objetivos da empresa. As diferenças encontradas entre o líder e o chefe é que o líder visa às pessoas e o objetivo coletivo já o chefe focaliza o poder e o sistema da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com