TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto Interno Bruto (PIB)

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

O Produto Interno Bruto (PIB) mede tanto a renda total quanto a despesa total da economia em bens e serviços e o PIB per capita nos fala da renda e das despesas do indivíduo médio na economia. No entanto, algumas pessoas contestam a validade do PIB como medida de bem-estar de uma nação. O que você acha?

A sigla PIB é o Produto Interno Bruto de um país, trata-se de um indicador da macroeconomia com a finalidade de medir a atividade econômica de uma região, refere-se a todos os bens e serviços finais, produzido por um determinado período de tempo. Já o PIB per capita é o Produto Interno Bruto dividido pela quantidade de pessoas de um país, em um mesmo período.

Esse indicador é muito utilizado na comparação entre países, mas está longe de ser uma medida perfeita de bem-estar de uma nação, pois não leva em conta fatores como a concentração de renda, ou seja, o PIB de um país pode aumentar, mas isso não que dizer que a distribuição de renda está sendo feita de forma justa e que toda a população estará em uma melhor situação. É necessário utilizar outros métodos que reflete adequadamente a realidade de cada país.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_interno_bruto. Acesso dia 18 de maio de 2014.

A partir das informações obtidas pelo PIB per capita, não podemos obter indicação da desigualdade de renda de um país, esta certamente não seria a maneira correta de se medir o bem-estar eficiente de uma nação. Para medida da qualidade de vida é necessário utilizar outros meios como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que condiz com a realidade nesse aspecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com