TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto Interno Bruto - PIB

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE

                PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO

INTRODUÇÃO

        O PIB (Produto Interno Bruto) pode ser compreendido, basicamente, como a soma dos valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos de uma região durante um período determinado. Assim, o PIB é uma ferramenta fundamental para a avalição do crescimento econômico do pais.

        Desde 2015 o PIB brasileiro, apresentou queda de 3,8%, pior taxa em 25 anos. Atualmente, segundo o Relatório de Mercado Focus, a projeção de retração de atividade é de 3,50% para este ano de 2016. A produção industrial se apresenta como o principal setor responsável pelas previsões para o PIB em 2016 e 2017, e o mercado não está otimista.

Contudo, segundo Nelson Barbosa, ministro da Fazenda, é esperada uma retomada no crescimento da economia brasileira até o final do ano. Para o ministro, a economia brasileira mostrou uma capacidade de recuperação bastante rápida e, é possível estabelecer o nível de estabilidade econômica no terceiro semestre, de modo que a economia possa crescer novamente.

Apesar do atual cenário recessivo, a equipe econômica prevê crescimento do PIB de 1% em 2017, 2,9% em 2018 e 3,2% em 2019. As projeções estão no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017, enviado ao Congresso Nacional.

O presente trabalho busca conceituar de forma objetiva o que é PIB, além de fazer uma análise da atual situação econômica do país, esclarecendo acerca da queda do PIB e de como o Governo está agindo para contornar a crise.

PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO

A medida do tamanho econômico mais comumente usada é o Produto Interno Bruto, mais conhecido como PIB. O PIB mede o valor dos vários bens e serviços ofertados pelas firmas dentro de uma economia durante um período dado, em geral de 3 meses a 12 meses. A medida focaliza bens e serviços finais, em vez de bens e serviços intermediários, uma vez que estes são componentes de bens e serviços finais. Um exemplo é o açúcar comprado por um restaurante como um ingrediente de seus alimentos e drinques; nesse caso, o usuário final do açúcar não é o restaurante, mas sim os clientes do restaurante. Todavia, o açúcar comprado por uma família em um supermercado para seu consumo próprio é um bem final.

O PIB não captura todos os aspectos da atividade econômica — ou seja, ele está relacionado somente à produção de bens e serviços finais. Exclui a permuta de bens em segunda mão, exceto os “serviços” que facilitam tal permuta, como os serviços de agentes de câmbio e vendedores de automóveis. Exclui também certas atividades, como “faça você̂ mesmo” – isto é, jardinagem e limpeza, quando executadas pelos próprios indivíduos; todavia, se essas atividades fossem compradas, seriam incluídas. Estimativas do PIB são afetadas quando pagamentos de atividade econômica não são registrados, por exemplo, quando bens ou serviços são comprados por meio de mercados clandestinos.

CONCEITOS

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e tem como principal objetivo mensurar a atividade econômica de uma determinada região. Quando uma determinada região apresenta declínio de dois trimestres consecutivos no valor do PIB, significa que sua economia encontra-se em recessão técnica.

Apesar de o Produto Interno Bruto ser considerado um bom indicador de crescimento, não pode ser considerado um índice de desenvolvimento, uma vez que seu cálculo não inclui dados como distribuição de renda, expectativa de vida e nível educacional da população, entre outros aspectos.

O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região (país, estado ou município), durante um período específico de tempo (ano, semestre, trimestre ou mês).

É importante salientar que no cálculo do PIB apenas considera-se os bens e serviços finais da cadeia de produção, excluindo todos os insumos intermediários (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia). A exclusão dos bens e serviços intermediários é feita para evitar a dupla contagem dos valores gerados na cadeia de produção, o que provocaria erro na soma do PIB.

PIB IBGE

Desde 1990, o cálculo e a divulgação do PIB brasileiro são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – órgão federal subordinado ao Ministério do Planejamento. Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era a instituição responsável pela mensuração do indicador.

CÁLCULO DO PIB

O PIB pode ser calculado de três formas diferentes:

  • pela ótica da oferta
  • pela ótica da demanda
  • pela ótica do rendimento

Observação: O valor do PIB não deve variar de acordo com o método de cálculo utilizado. Os três diferentes métodos de cálculo do PIB devem sempre apresentar o mesmo resultado. 

PIB NOMINAL X PIB REAL

Quando se procura analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real.

O PIB nominal refere-se ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.

O PIB real é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base, eliminando assim o efeito da inflação.

PIB per capita

O PIB per capita é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região e indica quanto cada habitante produziu em determinado período. 

O valor per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um país. Países podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas seu PIB per capita pode resultar baixo, já que a renda total é dividida por muitas pessoas.

PRODUTO NACIONAL BRUTO

Produto Nacional Bruto (PNB) refere-se a soma de todas as riquezas produzidas por uma nação durante determinado período, seja em território nacional ou não. Assim, empresas brasileiras que tenham fábricas no exterior também se somam a este indicador. Em geral, países desenvolvidos possuem PNB maior do que o PIB, mostrando assim que a soma da produção nacional é mais forte do que a soma da riqueza produzida em território nacional, que inclui as empresas estrangeiras localizadas ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com