TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.974 Palavras (16 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        GESTÃO DE PESSOAS        5

3        RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL        8

4        MATEMÁTICA FINANCEIRA        15

5        PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        17

6        CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como escopo analisar e apresentar os resultados dos estudos baseados nos procedimentos, regras e sistema de gestão adotados pela empresa Veracel Celulose S/A, uma joint venture da sueco-finlandesa Stora Enzo e da brasileira Fibria S/A que tem como ramo de atuação a fabricação de celulose de mercado para exportação, a fábrica que possui um total de 756 colaboradores próprios e 2.578 terceiros, tendo como base o último relatório de sustentabilidade da empesa. Está localizada na cidade de Eunápolis no estado da Bahia. A empresa deu início às suas atividades no extremo sul da Bahia no ano de 1991 com o plantio das primeiras mudas de eucalipto, já no ano de 2005 entrou em operação a fábrica para o processamento da madeira. Hoje a empresa apresenta uma produção anual de 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de eucalipto, 100% da produção destinada aos seus acionistas.

Desta forma, inicia-se a pesquisa onde serão abordados os seguintes temas: Gestão de pessoas, responsabilidade social e ambiental, matemática financeira e planejamento estratégico da empresa, apresentando conceitos, princípios e resultados alcançados.


  1. GESTÃO DE PESSOAS

A empresa Veracel Celulose S/A possui um setor de recursos humanos bastante consistente e dedicado, pois ela acredita que o capital humano é o maior bem de qualquer empresa.

Na hora de preencher uma vaga a primeira opção é contar com colaboradores que já atuam na empresa, abrindo processos seletivos internos, quando isso não é possível a preferência é contratar profissionais na própria região de atuação, valorizando a mão de obra local. Nesses casos as vagas são divulgadas nos canais de recrutamento e seleção da empresa, nos sites regionais e também oferecidas via instituições locais, como o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A empresa procura incentivar o colaborador de todas as maneiras possíveis a continuar colaborando com o funcionamento e sucesso do setor, nem sempre consegue fazer com que o profissional continue na empresa, seja por questões disciplinares, seja por novas oportunidades fora da empresa que o colaborador acaba encontrando, diante disso a empresa realiza uma entrevista de desligamento com o funcionário, abordando a ideia de que a empresa estará sempre de portas abertas a todos os colaboradores que realmente queiram seguir uma carreira na companhia.

[pic 12]

Fonte: http://dabahiaparaomundo.veracel.com.br/temas/gestao-de-pessoas/

A Veracel possui um programa de integração bastante estruturado, o colaborador uma vez contratado passa a contar com uma série de programas e incentivos criados para aprimorar o desempenho e motivar o desenvolvimento profissional. Um deles é a GPR (Gestão por resultados) que avalia e recompensa o desempenho dos profissionais de nível de gestão, alinhando as metas criadas individualmente para cada um deles aos objetivos estratégicos da empresa. Os demais colaboradores contam com a Participação nos Resultados (PR) distribuídas anualmente quando atingidas as metas acordadas entre a empresa e os profissionais, com acompanhamento dos sindicatos.

Além de investir na sua própria equipe, a empresa ciente de sua responsabilidade com a comunidade local, mantém práticas contínuas para ampliar as oportunidades de contratação de profissionais da região. Para que isso ocorra de uma forma organizada, a empresa tem como prática oferecer capacitação e qualificação aos candidatos que possivelmente serão contratados posteriormente. Tudo isso através do Programa Jovem Aprendiz, e de outros cursos voltados para o setor de celulose e papel.

A empresa procura manter uma pesquisa de clima organizacional anual, onde consegue obter resultados bastante positivos. Eles adotaram uma ferramenta de diálogo ativo e permanente entre os colaboradores da empresa, trata-se do programa intitulado de “Programa Roda de Escuta”, sob a coordenação da área de comunicação, onde o principal objetivo é estimular a comunicação face a face, tornando-se uma oportunidade de diálogo direto entre gestores e colaboradores para com isso contribuir com o aprimoramento de satisfação do público interno. Nesse programa são abordados os mais diversos temas e com os colaboradores das mais diversas áreas da empresa como segurança do trabalho, silvicultura, sustentabilidade, diretoria administrativo-financeira, diretoria industrial, presidência, controle técnico, jurídico, e produção de celulose.

Durante as reuniões os colaboradores tratam de assuntos de seu interesse, que na maioria dos casos, estão relacionados às especificidades dos processos de gestão de pessoas, tema de maior interesse desse público, com ênfase em condições de trabalho, política de recursos humanos (cargos e salários, avaliação de desempenho e PDI, treinamento e contracheque), alimentação e transporte, assistência médica e odontológica e segurança do trabalho.  

Com esse programa conseguiu-se mais agilidade em relação ao feedback dos gestores às suas respectivas equipes, contribuindo para aprimorar o ambiente de trabalho, a comunicação entre empresa e colaboradores e, consequentemente a melhoria na qualidade de vida desses colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (661.7 Kb)   docx (607.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com