TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual 5º semestre

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

GRACIELE MASCHKE JESKE

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

[pic 3]

Canguçu

2013

GRACIELE MASCHKE JESKE

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho Interdisciplinar Individual apresentado ao Curso de Administração Bacharelado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR VIRTUAL, para as disciplinas do 3º Semestre.

Apresentado aos Professores: Vânia Silva; Karen Hiramatsu Manganotti; Adriane Loper; Merris Mozer; Regis Garcia; Monica Maria Silva

Canguçu

2013

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................03
  2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04

2.1 -    CONECENDO OS CUSTOS...........................................................................04

2.2-     GECON/ ABC/ RKW.......................................................................................04

2.3      A COMPETITIVIDADE ENTRE AS EMPRESAS............................................08

2.4- A CONTABILIDADE E A  MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA ADMINISTRAÇÃO .....................................................................................................09

  1. CONCLUSÃO .................................................................................................12
  2. REFERENCIAIS..............................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO 

A constante evolução tecnológica e social que tem permitido a atuação das grandes empresas em nível mundial, juntamente com a nova ordem política e econômica que está induzido, até mesmo de maneira involuntária, os países a abrirem suas fronteiras, vêm gerando uma verdadeira guerra pelos mercados consumidores. Como decorrência, para garantir a sobrevivência nesse novo cenário, as empresas estão repensando suas formas de administrar, e de controlar seus negócios.

Um dos fatores-chaves para garantir a sobrevivência nesse novo ambiente é a definição de sistemas de informações mais eficientes, que permitam às organizações gerir eficientemente e competitivamente suas atividades. Na era do conhecimento, quem possui informação superior obtém vantagens competitivas em relação aos concorrentes que possuam sistemas de informações menos eficientes.

É esse contexto que explica o surgimento de diversos modelos de mensuração de desempenho, com o propósito de gerenciar eficientemente as informações corporativas que dão suporte à tomada de decisões. O trabalho foi motivado por essa situação, na qual tais modelos desempenham papel relevante na sobrevivência e sucesso das organizações. Assim existe a necessidade de maiores estudos sobre sistemas de informações gerenciais e, mais especificamente, daqueles que gerenciam as informações econômico-financeiras ou que tenham impacto sobre a sua situação econômico-financeira.

O presente estudo pretende aprofundar o conhecimentos como administrador, a partir de uma analise da administração na atualidade e da atuação administrativa como um todo.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 - CONECENDO OS CUSTOS

De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.

O conhecimento  dos custos de uma empresa possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.

Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Pode-se dizer que é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

2.2- GECON/ ABC/ RKW

 GECON

O GECON tem as seguintes diretrizes básicas:

. deve incorporar os aspectos comportamentais estabelecidos pelas crenças e valores do subsistema institucional da empresa, caracterizados e definidos no modelo de gestão, devendo estes prevalecer sobre os aspectos comportamentais individuais dos gestores;

. o lucro econômico é visto como a melhor medida da eficácia empresarial, sendo que o desempenho dos gestores é avaliado pelo resultado econômico que atinge em relação ao previamente estabelecido. Da mesma forma "o desempenho da empresa em relação ao lugar em que estava e aonde pretendia chegar é medido pelo resultado econômico";

. o modelo de decisão deve ser único, devendo ter como pressuposto o método do custeio variável, apurar a margem de contribuição em função dos aspectos econômicos e financeiros dos eventos e em conformidade com o processo físico/operacional, e estar harmonizado com a missão de cada atividade da empresa e com a missão da empresa como um todo;

. deve ser utilizada uma metodologia normativa que explore o comportamento da empresa, em vez de estudar detidamente os processos mentais dos administradores.

Dá suporte para a determinação do lucro econômico, principal medida de desempenho empresarial do sistema.

O modelo de informação do GECON expõe as características das informações a serem processadas e apresentadas pelo sistema de informação. Neste sentido, modelo de informação é influenciado pelos modelos de gestão, de decisão e de mensuração. A partir do funcionamento do sistema de informação, os papéis são invertidos, ou seja, a informação é que influencia a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (142.6 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com