TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        ....4

2.1 MATEMÁTICA FINANCEIRA

2.2 CONTABILIDADE

2.3 TRIBUTAÇÕES NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NAS EMPRESAS        

2.4 PERUZZO SUPERMERCADOS

2.4.1 Ramo de Atividade

2.4.2 Tributos Incidentes Sobre Faturamento e Lucro da Empresa

2.5 JUROS SIMPLES E COMPOSTOS NOS FINANCIAMENTOS E EMPRÉSTIMOS

2.6 EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos conceitos básicos, intermediários e avançados de Matemática Financeira e a sua importância, o papel da contabilidade na gestão das organizações. Faremos também um breve resumo sobre a situação tributária do Brasil e exemplos de incidentes que esses tributos trazem para o faturamento das empresas. Para finalizarmos o estudo, desenvolveremos o assunto Juros Simples e Compostos com exemplos de operações em ambas as situações, equivalência de capitais nos investimentos e os principais sistemas de amortização na hora de liquidar uma divida.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 MATEMÁTICA FINANCEIRA

Crescemos estudando e ouvindo dizer que a matemática é uma ciência puramente exata. Mas cabem aqui algumas perguntas: se ela é tão exata, porque existem vários caminhos para atingir-se um mesmo resultado? Por que uma mesmo técnica pode ser empregada em várias áreas diferentes? Por que, nesse exemplo é desse jeito e naquele é de outro? As respostas são bastante simples; a matemática, enquanto ciência apresenta ferramentas exatas para resolver problemas de um mundo real, quase nunca tão exato assim.

A matemática tem vital importância na área da Administração, como a utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos; demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo; resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.

2.2 CONTABILIDADE

A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório. Buscando um diferencial competitivo é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa. A contabilidade pode ser considerada uma fonte de informação valiosa para uma empresa, pois é alimentada com dados gerados por todos os centros de lucro que a compõem. São na contabilidade que os fatos ocorridos na empresa se transformam em lançamentos contábeis, que, por sua vez, geram dados que poderão ser transformados em informações gerenciais capazes de dar suporte às mais diversas decisões tomadas pelos administradores, seja a empresa do ramo industrial, comercial ou prestadora de serviços.

2.3 TRIBUTAÇÕES NO BRASIL E SEUS IMPACTOS NAS EMPRESAS

Uma queixa recorrente entre quase todos os brasileiros é o peso que a carga tributária exerce sob a vida das pessoas e empresas. Entra ano, sai ano e o governo federal sempre anuncia medidas que mexam diretamente no bolso dos consumidores e das empresas. Em momentos de crise financeira, quando a ameaça aos cofres do governo passa a ser uma realidade, anúncios sobre reajustes para cima ou para baixo de determinados tributos passam a tomar conta do noticiário. Para quem não sabe, é chamada de Carga Tributária a quantidade de tributos (impostos, taxas e contribuições) das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) que incidem sobre a economia, que é formada pelos indivíduos e pelas empresas.

O sistema tributário brasileiro e formado por 61 tributos federais, estaduais e municipais. Especialistas da área consideram essa quantidade um exagero, o que contribui para a complexidade das normas que regulamentam os tributos. Isso faz com que as empresas, principalmente as de grande porte, tenham departamentos específicos para cuidar exclusivamente da administração tributária. Com toda essa quantidade de tributos quem acaba pagando mais é o consumidor porque a tributação no nosso país incide majoritariamente sobre o consumo. Dessa forma as empresas apenas repassam ao governo os tributos vindos do consumidor que adquiriu o produto ou serviço com exceções das tributações sobre os lucros das empresas. Esses tributos acabam afetando as operações empresariais, que precisam se desdobrar perante eles para ainda obter lucros. O ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, imposto pago pela circulação de mercadorias, prestação de serviços de transporte interestadual e prestação de serviço de comunicação. É um dos tributos que mais atingem diretamente as operações dentro das empresas, que originalmente planejado para ser o subsídio financeiro da autonomia dos Estados. Dentre as principais características do ICMS, é importante ressaltar seu atributo de não comutatividade, em que o contribuinte tem o direito constitucional de compensar o imposto incidente na operação por ele praticada com o montante cobrado nas operações anteriores. Outra característica marcante do ICMS é a seletividade em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (478.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com