TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Em Grupo-Ptg Atividade Interdisciplinar “Educação Financeira”

Por:   •  11/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]PRODUÇÃO TEXTUAL

INTERDISCIPLINAR EM GRUPO PTG

[pic 3]

BAURU

2020

CLAÚDIA AMARAL VILELA

VITÓRIA DE ALMEIDA CARDOSO

pRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO-PTG

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

“EDUCAÇÃO FINANCEIRA”

Trabalho apresentado à Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Atividade disciplinar da 6ª série do Curso de Pedagogia.

Tutor a Distância: Prof.ª Adriana da S. P. Oliveira

Tutor Presencial: Prof.ª Tatiana

Bauru

2020

  1. Introdução

A proposta desse trabalho é criar um Projeto de Intervenção que deverá ser aplicado na comunidade na questão da Educação Financeira. É importante que dentro dessa temática  possamos refletir em como a escola, assim como a sociedade em geral, lida com as finanças, já que temos que aplicar a todo momento em nossas vidas.

A escola precisa de uma intervenção, já que se torna um espaço aberto dotado de conflitos, mas pode ter um papel reprodutor de uma cultura politica tradicionamente patrimonalista  que se insere cada vez mais na ordem social individualista . Nas práticas de aprendizagem podemos utilizar as metodologias ativas na aprendizagem colaborando com o engajamento dos alunos sobre a problemática refletindo e buscando soluções  como uma importante estratégia, onde vemos que os projetos escolares podem sair de dentro da escola e ultrapassar outros limites .

Diante do exposto apresentado  o objetivo desse trabalho é apresentar um projeto de intervenção sobre educação financeira na qual as professoras Veronica e Amanda  através da apresentaçao dos Temas Transversais contempladas na  Base Nacional Comum Curricular -BNCC e da parceria com a empresa Resoluções podem juntos apresentar sobre esse tema para a sociedade, apresentando toda a estrutura de um projeto  finalizando com a conclusão final  .

O trabalho vai apresentar alguns conteudos baseados em autores , onde a questão principal será a leitura permitindo a elaboração desse projeto podendo de certa maneira compreender e internalizar onhecimentos.

2) Desenvolvimento

As escolas estão vivenciando um momento de extensa mudanças , onde podem vivenciar mudanças progressivas ou mudanças profundas. È possivel manter um curriculo  de forma disciplinar  priorizando o envolvimento do aluno e elaborar metodologias ativas ensinando elaboração de projetos interdisciplinar . A educação caminha para se tornar relevante  e conseguir levar o aprendizado  para os alunos onde eles possibilitam  o aprendizado de forma competente  dentro do conhecimento construindo projetos e convivendo com os demais entre sociedade . Na organização do curriculo , as metologias , o tempo, o espaço sempre prcisam passar por revisão ( MORAN, 2015, p.1)

Os métodos  tradicionais que contemplam o ensino hoje , permite a  que os professores transmitam informações  que antigamente era de dificil acesso . Porém hoje contamos com a tecnologia  que permite o acesso do aprendizado de qualquer lugar e qualquer hora  e acessam diversas informações e pessoas de uma só vez  e de uma forma flexivel conseguimos manter a sociedade conectada e educada ao mesmo tempo  (ALMEIDA & VALENTE, 2012).

Na maior parte do tempo a educação tem buscado adaptação tanto presencial quanto a distancia  para poder atender todos os tipos de alunos, e hoje é importante que todos os conteúdos propostos sejam adequados  e equilibrados , assim como as metodologias necessitam estar de acordo com os objetivos que se pretendem alcançar . para alunos por ativos, Moran ( 2015) diz que é importante que as metodologias  sejam cada vez mais complexas e que levem o aluno  a tomada de decisões , avaliando resultados e apoiando com materiais  que sejam relevantes  que levam os alunos a terem iniciativas ( MORAN, 2015, p.17)

As metodologias ativas colaboram  para o avanço de processos mais avançados sob a reflexão de uma interação cognitiva , relaborando outras praticas que são citadas pelos autores Dewey (1950), Freire (2009), Rogers (1973), Novack (1999), enfatizando  na educação tradicional envolvendo e motivando o aluno. Porém a aprendizagem vai muito além , para que seja eficiente é necessário a criação de desafios, atividades, jogos, que sejam estimulantes e que ofereça recompensas  e desenvolva a participação ativa de grupos  utilizando tecnologias adequadas , e isso também serve para oferecer a educação financeira (MORAN, 2015, p. 18)

As escolas tem seguido novos rumos e caminhos , grandes desafios tem chegado aos alunos  combinando sempre projetos pessoais e projetos de grupo. Isso exige  que o curriculo escolar as vezes seja modificado , que os professores participem mais da organização das  atividades didaticas . Essas metodologias ativas  trazem para o aluno a prática na resolução de problemas  que são reais prevendo situações que podem ser vivenciados depois de formandos ou até mesmo durante o curso, e devemos sim inserir a tematica da educação financeira em sala de aula (MORAN, 2015, p. 19)

O ambiente físico  deve também receber novas concepções  voltada para o aluno, as salas precisam ser multifuncionais. Ambientes conectados  em teconologias móveis  com conexões necessárias (MORAN, 2015, p. 19)

Nós enquanto docentes devemos nos organizar oferecendo aos alunos um projeto que seja de grande importancia, interagindo com principais assuntos da matéria desenvolvida, assim como pesquisa, entrevistas, narrativas, jogos  que complete o processo de aprendizagem, principalmente projetos que estejam ligados  intimamente com a vida pessoal dos alunos. O professor deve ajudar os alunos com essas atividades, realizando o projeto, valorizando as etapas que os alunos executarão seja em grupo ou classe (MORAN, 2015, p. 22)

Hoje a educação vive um periodo de tantas mudanças e incertezas , envolvendo  trabalhos flexíveis com desafios e projetos reais, equilibrando a colaboração em contextos diferentes , porém é preciso flexibiidade e enfase no ritmo de como os alunos se envolvem nas atividades que acontecem em sala de aula .

2.1- A Matemática baseada no Banco Nacional do Curriculo Comum

O saber em matemática  é necessario que se inicie desde a educação básica , sendo de extrema importancia por conta da aplicação dentro da sociedade que vivemos hoje, pois tem o poder de formar cidadãos criticos  que estejam cientes e focados nas suas potencialidades e responsabiliades sociais .A matemática tem o poder de criar sistemas abstratos, organizando fenômenos  de espaço, movimento, formas e números  e que necessáriamente não está associado apenas ao mundo fisico. O sistema que engloba a matematica  possue ideias e objetos que são fundamentais para compreender quais são os fenômenos  construindo representações baseadas em argumentações dentro de diversos contextos bem significativas ( BRASIL, 2015, p.261)

No Ensino Fundamental por exemplo, é possível através dos campos que se usam a matemática como Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade levar os alunos a relacionarem  o mundo real com aquilo que eles utilizam  para a representação como tabelas, figuras e esquemas associando essas repesentações à matemática diante de conceito e propriedade que levam a soluções  das situações ( BRASIL, 2015, p.261)

No material apresentado(Brasil, 2015) fica entendido que no Ensino Fundamental  tem o compromisso de deselvolver a principio o letramento matemático, onde fica definido as competências e a habilidade de raciocinar  e  representar  de forma matemática  conjecturando as formulas e resolção de problemas .É possível  que os alunos reconheçam os conhecimentos matemáticos  podendo compreender e percerber o jogo matemático  desenvolvendo a partir disso raciocinio lógico e crítico. Desenvolver essas habilidades é importante  pois foca na organização e na aprendizagem matemática  na vida cotidiana  e até mesmo em outras áreas do conhecimento( BRASIL, 2015, p.262).

Os processos de aprendizagem  permite o desenvolvimento de competencias que o letramento matemático  exige ( raciocinio, representação, comunicação e argumentação),  focado para o desenvolvimento do pensamento computacional. Todos esses pressupostos são direcionados  e articulados  baseando nas competecnias gerais da BNCC  que garante para os alunos através do componente curricular o desenvolvimento de competencias especificas ( BRASIL, 2015, p.262).

Devemos reconhecer que a matemática é ma ciência humana  que soluciona problemas cientifico e tecnológico e procura alicerçar  tantas descobertas quando construções , ainda mais  voltado com impacto no mundo do trabalho desde muitos anos atrás . Uma competência  especifica da matemática está em  desenvolver o raciocinio lógico, o espiritio investigativo e a capacidade de argumentar de forma convincente  recorrendo aos principios matemáticos. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos  não apenas para matemática mas para outras áreas que possam aplicar conhecimentos matemáticos que desenvolve a autoestima e perseverança  na solução de problemas ( BRASIL, 2015, p.263).

Utilizar processos e ferramentas matemáticas    juntamente com tecnologias  disponiveis  modela e resolve problemas   cotidianos e sociais que serve para validar estratégias e resultados . Enfrentar situações problemas  em inúmeros contextos , expressa respostas e sintetiza conclusões  utilizando diferentes  registros e linguagens através de gráficos, tabelas, esquemas, algoritmos , fluxograma e dados .Uma nova competência especifica importante citar  é o desenvolvimento de projetos que abordem principios éticos , democráticos , sustentáveis e solidários que valoriza a diversidade de opiniçoes e individuos voltados para os grupos sociais , sem preconceitos nenhum ( BRASIL, 2015, p.263).

Segundo a BNCC  diferentes campos compõem a matemática , reunindo ideias  que articulam  entre eles equivalência, ordem, proporcionalidade, interdependência, representação, variação e aproximação são de extrema importância   para o desenvolvimento  do pensamento matemático que se igualam aos objetos de conhecimento . Um exemplo disso é quando falamos de proporção  que  tem como estudo operações com os números naturais; representação fracionária dos números racionais; áreas; funções; probabilidade, evidenciando ações cotidianas para outras áreas do conhecimento como vendas, trocas, representações  gráficas etc (BRASIL, 2015, p.264).

Dentro do aspecto matemático, o que mais envolve essa disciplina são os números, que tem  a finalidade de desenvolver o pensamento numérico quantificando atributos de objeto e interpretação baseado em quantidades. Nesse processo de construção de números, os alunos desenvolvem idéias de aproximação, proporção, equivalencia e ordem  que são fundamentais da matemática. Para que haja uma construção significativa , é necessário impor através de meio de situações significativas as ampliações de campos numéricos  que devem ser registrados  quanto suas operações e significados . A matemática contribui  tanto para a economia quanto para as finanças , e com isso é possóivel que aconteça a educação financeira . Trabalhando em sala de aula juros, inflações, alpicações financeiras, investimentos  e impostos, assim como questões de consumo , trabalho e dinheiro. Um projeto de História pode ser desenvolvido também com o estudo histórico sobre o dinheiro  e a função na sociedade e em como podemos se relacionar com as finanças e consumos nos mais diversos momentos que vivemos atualmente (BRASIL, 2015, p.265).

Quando falamos de matemática, temos também a citação de Algebra  que tem a finalidade de desenvolver um tipo de pensamento utilizado na representação da análise de relações quantitativas de grandezas e de situações matemáticas que usa letras e simbolos. É necessário que os alunos identifiquem, regularidades e padrões com sequências numéricas que são estabelecidas através de leis matemáticas com relação de interdepêndencia  de grandezas  que interpreta e transita entre as mais diversas representações simbolicas através de equações e inequações  vinculadas a idéias matemáticas  que envolve equivalência, variação, interdependência e proporcionalidade (BRASIL, 2015, p.266).

A geometria , também um objeto de estudo que inclui a matemática  permite a resolução de problemas do estado fisico ayravés de conceitos e procedimentos necessários. Uma unidade temática  que estuda posição e deslocamentos de espaços e figuras sendo planas ou espaciais onde leva os alunos a desenvolverem o pemnsamento geométrico. No estudo da Geometria temos as transformações geométricas , sobretudo as simetrias, dessa forma as idéias sempre serão associadas a construção , representação e interdependência .

Dentro da temática da grandeza e medidas , é proposto  um estudo por Brasil ( 2015) que utiliza a quantificação das grandezas para uma realidade que propõe o estudo das medidas e das relações métricas  que integra matemática , conhecimento ciências e geografia. Uma unidade que contrinui ainda para a consolidação  que amplia a noção de número , a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico ( BRASIL, 2015, p.269)

Quando estudamos probabilidade e estatística  abrimos um leque para incertezas e tratamento de dados, que propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos que são presentes na vida cotidiana dos alunos , e que envolve também o estudo de ciências e tecnologia. Os alunos conseguem através da probabilidade desenvolver habilidades que ensinam a coletar,organizar e analisar dados em difernetes contextos da vida , levando -os a tomarem decisões adequadas para a vida , utilizando raciocinio e conceiutos como indices estatisticos explicando fenômenos  ( BRASIL, 2015, p.270)

A BNCC orienta para a aprendizagem o uso de diversos recursos  sendo que :

pelo pressuposto de que a aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Os significados desses objetos resultam das conexões que os alunos estabelecem entre eles e os demais componentes, entre eles e seu cotidiano e entre os diferentes temas matemáticos. Desse modo, recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel essencial para a compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, para que se inicie um processo de formalização” ( BRASIL, 2015, p.270)

Além dos diferentes recursos didáticos e materiais, a história da matemática pode ser utilizada como recurso que desperta interesse e representa um contexto que ensina matemática  isso leva os alunos a uma reflexão  e formalização dos conceitos de exatas, envolve também  habilidades de articulação dentro da matéria. É  importante então , que alunos  principalmente entre as séries 6ª e 9ª consiga identificar a progressão das habilidades comparando com os anos anteriores em relação a aprendizagem ( BRASIL, 2015, p. 294)

Segundo o BNCC ( 2015) é importante que os alunos além de desenvolver as habilidades possam também atrelar as experiencias vivenciadas nos anos anteriores, nas habilidades adquiridas dentro de sua realidade, desenvolvendo idéias mais complexas  que precisam articular diversos conteúdos que trabalhem proporção, interdepêndencia e  variação. No Ensino Fundamental, a matemática está relacionada aos objetos matemáticos. Os alunos conseguem estabelecer diferentes temas matemáticos  que fazem parte dos componentes curriculares . Nesse momento , é importante a comunicação entre a linguagem da matemática e os simbolos, para o uso da representação e argumentação ( BRASIL, 2015, p. 294)

Podemos considerar  que na aprendizagem é fundamental um contexto que envolva outras áreas do conhecimento que trabalhe em conjunto com a matemática , é necessário desenvolver capacidades de absorver o contexto que favorece a abstração onde os alunos reelaboram os problemas escritos após terem resolvido  refletindo nos questionamentos que o problema oferece ( BRASIL, 2015, p.295)

2.2- Projeto

OBJETIVOS

  • Incentivar o hábito de economizar
  • Trabalhar com cálculos e dinheiro
  • Conversar sobre a importância do consumo consciente

JUSTIFICATIVA

Engana-se quem pensa que falar sobre educação financeira é apenas para adultos. Devemos desde pequenos ensinar as crianças a lidar com as questões de dinheiro, e conhecimento de cédulas bancárias. As crianças precisam aprender a cortar gastos desnecessários, e pensar desde cedo no planejamento familiar, mesmo não sendo obrigações das crianças pensarem nisso, elas podem desde cedo entender e ajudar na saúde financeira da casa. A educação financeira é de extrema importância   que hoje a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) virou um decreto que estabelece medidas objetivas que permite que a educação financeira onde o cidadão consegue realizar escolhas conscientes de como administrar seus recursos contribuindo para a eficiência do mercado financeiro. Falar então de educação financeira deve ser implantada nas escolas de todos os níveis pois isso oferece educação para as crianças e pode ser subsidiado pelo MEC.

CONTEÚDOS

  • Juros

  •  Contas de +, -

  • Poupança

  • Lucros, Prejuizos

  • Empreendedorismo

ESTRATÉGIAS

As ações realizadas acontecerá uma vez por semana em parceria com a empresa Resoluções em um periodo de  2 meses . Inicialmente serão rodas de conversas na sala de reuniões da empresa , onde através de mídias os alunos entenderão melhor sobre a educação financeira. Será aberto aos pais e comunidade para que eles participem também desse evento.  1 x por mês professores terão a oportunidade de falar sobre conteúdos que envolvem a matemática, tudo isso na prática falando sobre juros, sobre conhecimento de cédulas de dinheiro etc.Uma vez por semana também, podem criar grupos de vendas, onde os alunos aprenderão lidar com trocos , e ainda aperfeiçoar a comunicação através da venda .

FORMA DE DIVULGAÇÃO

A divulgação será realizada a princípio com os alunos, onde eles levarão para casa um bilhete convidando os pais para esta atividade extraclasse, após isso será divulgado também nas redes sociais a fim de alcançar maior número de pessoas possível.

  1. Considerações Finais

O presente trabalho conseguiu demonstrar que existe hoje uma grande importancia de educar as crianças para a educação financeira desde cedo, embora não sejam os principais responsáveis  pela renda em casa, eles devem sim entender como é o funcionamento das finanças em casa .

Entende se que através disso as crianças podem compreender de forma melhor a matemática, pois vimos que ela é empregada das mais diversas formase isso eles aprendem dentro de uma sala de aula .

A contextualização deste trabalho iniciou através de leituras que falavam sobre questões matematicas, metodologias ativas e educação financeira . Posteriomente foi criado um projeto  para crianças e comunidade a fim de levar infomrações sobre a educação financeira dentro mas fora da escola também em parceria com a empresa Resoluções.

Conclui-se então  que o termo usado nos dias atuais de educação financeia pode ser utilizada dentro de qualquer ambiente produzindo uma qualidade de vida para a sociedade em geral .

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com