TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO PTG

Por:   •  1/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Piracicaba

2020


 Edilaine Fronza[pic 6]

Ra: 9903952260

JULIA CAROLINA LEME DA SILVA BURANELLO

Ra: 8996843999

[pic 7]

Cultura e à arte no cotidiano escolar.

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Anhanguera Educacional.

Orientador Presencial: Camila Giangrossi Meleke


Piracicaba

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 PROPOSTA DIDÁTICA        9

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

1 INTRODUÇÃO

A educação infantil tem um papel importante no desenvolvimento cognitivo, podendo ser de grande ajuda na formação de um indivíduo autônomo, sendo assim devem ser estimuladas vivências positivas auxiliando na construção de personalidade da criança. Uma vez que não está nas menções onde descreve que a educação exerce um papel individualmente importante durante os iniciais anos de sua vida, ao longo dos quais se auxilia a obter um desenvolvimento intenso diante das faculdades intelectuais. Este trabalho traz a temática da importância da alfabetização na educação infantil relatando como este processo é importante para a criança nos anos iniciais escolares.

Justifica-se de uma pesquisa com revisão bibliográfica neste trabalho de conclusão de curso. A alfabetização é um método de ensino utilizado para a aprendizagem da leitura e escrita dos anos iniciais escolares, quando inserida em um contexto adequado a criança alcança de forma positiva sua aprendizagem. Sendo assim, paralelamente com a alfabetização e letramento, as experiências lúdicas são utilizadas também como processo pedagógico estimulando e cooperando o desenvolvimento da aprendizagem da criança.

A infância é um momento de construção de conhecimento e onde serão trabalhados aspectos da criança como os emocionais, sociais, intelectuais, físicos, éticas, afetivas, entre outros. Sendo assim, as instituições de ensino infantil que irão acolher essas crianças deverão ser organizadas favorecendo o desenvolvimento das capacidades de cada um.

As aprendizagens na infância vão além do que imaginamos, no qual são trabalhados vários fatores tais como autonomia, autoestima, raciocínio, socialização, domínio motor que são primordiais para que a criança tenha êxito em seu desenvolvimento. A ação pedagógica que utiliza como projeto dentro das salas de aula o brincar como ferramenta estará utilizando de forma lúdica e estimulando desenvolvimento de aprendizagem da criança pequena no qual, ela aprende, integra e socializa com todos aqueles que estão ao seu redor por meio da brincadeira.

2 Desenvolvimento

A alfabetização é um método de ensino utilizado para a aprendizagem da leitura e escrita dos anos iniciais escolares, quando a criança ingressa em sua rotina escolar ela passa a adquirir técnicas de educação para seu desenvolvimento educacional. Desta forma, todos os ensinos desenvolvidos nos anos iniciais auxiliam no desenvolvimento da alfabetização e consequentemente de seu letramento.

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI),

Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas. (BRASIL, 1998b, p. 122).

A alfabetização promove a comunicação criando vínculos entre os indivíduos e sua socialização, lembrando que a alfabetização e o letramento devem ser inseridos juntamente, pois um completa o outro no desenvolvimento da aprendizagem. Assim a afirma a autora: “O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado”. (SOARES, 2004, p. 97).

A leitura juntamente com a escrita se tornam primordiais para a aquisição da aprendizagem das crianças, com o material disponibilizado nas redes infantis de ensino e promovendo o conhecimento em torno da leitura, demonstrando como é divertido ler livros de histórias auxilia na construção de conhecimento e ajuda na alfabetização da criança.

Entretanto, alguns profissionais da área da educação ficam receosos em apenas aplicar os métodos de alfabetização no qual, acrescentam também na rotina pedagógica as atividades lúdicas que são necessárias para o desenvolvimento da criança. Assim, explana Soares:

Fazer um gesto, um desenho, uma pintura, uma gravura, um movimento, uma dança, uma escultura, uma maquete, brincar de faz-de-conta, decifrar rótulos, seriar códigos, ouvir histórias, elaborar listas, discutir impressões de notícias de jornal, elaborar cartas, trabalhar com receitas, realizar visitas a bancos, museus, e supermercados e interagir com gibis, livros, poesias. Parlendas, ouvir música, enfim, a interação com as diferentes linguagens é essencial e antecede às formas superiores da escrita (SOARES, 2009, s/p).

No entanto, a aplicação da ludicidade através de brincadeiras, desenhos, jogos, paralelamente com a alfabetização auxilia na construção de conhecimento e ajuda no desenvolvimento da aprendizagem. Sendo assim, cabe a educador se conscientizar dos benefícios que o lúdico promove e incorporar essa prática juntamente com o processo de alfabetização e letramento como processo pedagógico do ensino infantil.

A ludicidade é uma atividade que auxilia na estrutura física, mental, emocional, cognitiva e social da criança, sendo de grande valia para seu desenvolvimento durante sua infância. As crianças através da música expressam sentimentos, emoções e pensamentos ampliando seu conhecimento por meio do lúdico, assim afirma Negrine:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (943.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com