TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual individual 6 semestre

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O setor alimentício é um dos setores de maior importância no mercado atualmente, com crescimento sempre constante, demanda cada vez maior e um futuro quase sempre promissor.

O mercado de alimentos no Brasil, no primeiro semestre de 2015, teve um crescimento de aproximadamente 4%, impulsionado pelo sucesso do agronegócio e a alta demanda, tanto para alimentos que permanecem no Brasil quanto para alimentos destinados à exportação.

Diante desse cenário promissor, muitos empresários têm feito massivos investimentos no setor, mas o sucesso nem sempre é garantido. Para a sobrevivência nesse mercado, em tempos de crise, é necessária uma boa gestão e administração dessas empresas.

Visão, análise de mercado e um bom planejamento são imprescindíveis para uma empresa destacar-se diante de tamanha concorrência nos dias atuais. Tendo isso como objetivo, apresentamos este trabalho, onde iremos diagnosticar e discutir em grupo sobre vários aspectos da gestão de uma empresa local. Será feita uma entrevista para levantamento de informações sobre administração financeira e orçamentária, análise de custo e mercado financeiro e de capitais. As informações coletadas serão analisadas e os principais problemas identificados serão apontados. Por fim tentaremos orientar sobre possíveis soluções.


  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Nome da Empresa: Frigorífico Castro LTDA.

Endereço: Avenida Fernando Osório, 6565

Ramo de atividade: Industrialização de Carne Suína

Número de funcionários: 56 (cinquenta e seis)

A empresa escolhida foi o Frigorífico Castro, localizado na zona norte da cidade de Pelotas – RS, reconhecido por sua tradição no ramo da industrialização de carne, tendo começado suas atividades nos anos 60.

Desde o início de suas atividades, a Frigorífico Castro, apesar de ser uma empresa familiar, sempre tentou se manter entre as grandes empresas de alimentos da cidade, hoje em dia apresenta uma ampla variedade de produtos, comercializando desde cortes suínos e bovinos a embutidos dos mais variados tipos. A empresa atua tanto como fornecedor de produtos para o comércio da região quanto como comerciante varejista, tendo um comércio de carnes juntamente à estrutura de sua fábrica.


  1. ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
  1. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

A empresa trabalha com orçamentos de caixa e previsão de flutuações, adotando premissas conservadoras buscando maior segurança. O acompanhamento do fluxo de caixa projetado é mensal e diário.

Regularmente são elaborados orçamentos, a cada bimestre, o que até o momento vem se mostrando adequado. Os orçamentos são detalhados o suficiente para orientar as ações gerenciais sem confundir a visão global dos resultados. São revisados periodicamente. Como primeira base para o orçamento são os custos e despesas do período anterior.

Os investimentos realizados são basicamente com capital de sócios. Em nenhum momento foi realizado um orçamento de custo de oportunidades.

  1. ANÁLISE DE CUSTO

O frigorífico é um tipo de empresa que opera com a fabricação de diversos produtos provenientes de uma única matéria prima, ou seja, produção conjunta. Neste caso se trabalha sob a ótica de custos conjuntos, que surgem quando a produção de um produto simultaneamente e necessariamente, envolve a produção de um ou mais produtos.

Em empresas com processo de produção conjunta, como no Frigorífico Castro, surge o problema de custear os diferentes custos. Os custos conjuntos são incorridos antes do ponto de separação. Então, qualquer que seja o método empregado, ele não retrata exatamente a ocorrência efetiva dos custos, são alocados arbitrariamente.

  1. Método de apuração de custos

Nesse caso, é utilizado o método de valor de mercado, onde a alegação de que produtos de maior valor são os que recebem, ou têm condições de receber, maior custo. Esse método tem como vantagem distribuir o resultado de maneira semelhante aos co-produtos. Apropria os custos de forma proporcional ao faturamento de cada produto e baseia-se na suposição de que os preços de venda devem estar relacionados aos custos dos produtos.

Os custos diretos da empresa são: matéria-prima (bovino ou suíno peso vivo), mão de obra direta (custo de funcionário para abate de uma unidade bovina ou suína), perdas de matéria-prima considerada sucata.

Os custos indiretos considerados são: energia elétrica, água, veterinário, manutenção de máquinas e curral.

As despesas são referentes a material de escritório, com vendas e comissões, etc.

Custos: são os gastos utilizados para fabricar os produtos ou serviços da empresa, representam os gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços.

Despesas: são os gastos que correspondem a administração e não são ligados a produção dos bens ou serviços como, por exemplo, salário de vendedores. Correspondem à bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.

Desembolsos: é a saída de dinheiro do caixa ou do banco, referentes ao pagamento de bens ou serviços, podendo ocorrer antes, durante ou depois da compra de bem ou serviço. Consiste no pagamento do bem ou serviço, independentemente de quando o produto ou serviço foi ou será consumido.

Perdas: são fatos anormais e involuntários, que podem acontecer devido a uma série de fatores como, por exemplo, incêndios e enchentes. Não é considerado perda, a quantidade aceitável de quebra de matéria-prima em função do processo de produção.

Custos fixos: são os custos que não variam de acordo com a produção, quanto mais produzir menor será o valor agregado ao produto. São os custos que permanecem constantes dentro de determinada capacidade
instalada, independente do volume de produção, ou seja, uma alteração no
volume de produção para mais ou para menos não altera o valor total do custo.

Custos variáveis: o seu valor total varia na proporção do volume produzido. O valor unitário agregado ao produto produzido é independente da quantidade produzida.

Uma boa gestão de custos permite a empresa manter a competitividade no mercado. Os estudos dos custos possibilitam ao tomador de decisão identificar com precisão o seu cenário e a verdadeira realidade de sua empresa. É capaz de apontar certeiramente os pontos deficitários que precisam ser melhores trabalhados.

  1. MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

A empresa não faz investimentos em renda fixa ou variável, o proprietário prefere reinvestir os lucros na própria empresa.

Com base na análise financeira, o Frigorífico Castro, teria condições de aplicar em um fundo de investimentos. Poderia fazer sua reserva render antes de reinvestir na empresa. Mas seria necessário um estudo preciso para identificar se os lucros alcançados no fundo de investimento, dentro de um determinado período, seriam trariam mais vantagens do que disponibilizar os recursos para reinvestir na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com