TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissionalismo da equipe como fator no sucesso da empresa

Artigo: Profissionalismo da equipe como fator no sucesso da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Artigo  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As organizações têm vivido conflitos diários em relação à satisfação e realização dos seus profissionais. Sabe-se que as mudanças estão ocorrendo velozmente e as informações mudam a todo o tempo em um mercado cada vez mais competitivo. É necessário preparar-se para elas, afinal é recomendado se estruturar de forma a aplicar e consequentemente atingir os resultados almejados. Muitas vezes o diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado está nas pessoas que compõe a organização.

Nota-se que a organização tem deficiências no processo de treinamento e desenvolvimento das equipes. No entanto as empresas a fim de melhorar e garantir o bom desempenho dos seus funcionários considera necessário treiná-los adequadamente de modo a prepará-los para criar-se um melhor ambiente e também atender seus clientes de maneira a encantá-los.

As empresas apresentam inúmeras deficiência quando se trata de qualificação e treinamento na execução de atividades diversas. Desta forma proporcionar um treinamento pode significar para estas empresas preparar seus funcionários a desenvolver habilidades, conhecimentos, padronização das tarefas e até mesmo mudar o comportamento. Tendo como objetivo aumentar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e gerando um bom clima organizacional. No entanto, a literatura evidencia que o treinamento é uma ferramenta indispensável e imprescindível para a organização, visando o desenvolvimento dos colabores, em busca de níveis cada vez mais elevados de qualidade e produtividade.

2 DESENVOLVIMENTO

A expressão Treino ou Treinamento refere-se à aquisição de conhecimento, habilidades e competências como resultado de formação profissional ou do ensino de habilidades práticas relacionadas à competências úteis específicas. Isto forma o núcleo da aprendizagem e fornece a espinha dorsal de conteúdo em escolas politécnicas. Além do Treino básico exigido por um ofício, ocupação ou profissão, os avanços tecnológicos e a competitividade do mundo moderno exigem que os trabalhadores atualizem constantemente suas habilidades, ao longo de toda sua vida profissional.

“Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torna-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimentos inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências .” (Milkovick e Boudreau, 2000:338).

Seu propósito é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos. Fazendo com que o treinando alcance determinado grau de eficiência exigido na realização das tarefas relacionadas ao seu cargo. O treinamento é de extrema importância para o desenvolvimento do colaborador e consequentemente da organização, buscando continuamente a motivação dos colaboradores e proporcionando qualidade de vida, tornando o ambiente de trabalho mais agradável, harmonioso, transparente, ético, e equilibrado. Alguns programas de treinamento têm por objetivo transmitir informações ao funcionário sobre a organização, suas políticas e diretrizes, regras e procedimentos, missão e visão organizacional, produtos, serviços, clientes e concorrentes. Já outros estão concentrados em desenvolver as habilidades das pessoas e capacitá-las no seu trabalho.

Há também aqueles que visam desenvolver conceitos e elevar o nível de abstração das pessoas para que elas possam pensar e agir em termos mais amplos. O treinamento tem muito a ver com o conhecimento. Na era da Informação que estamos atravessando, o conhecimento passa ser o recurso mais importante das organizações. As organizações têm vivido conflitos diários em relação à satisfação e realização dos seus profissionais, pois há uma dificuldade muito grande em administrar pessoas, afinal de contas cada ser humano possui uma característica que o deixa mais flexível ou não para a tomada de decisão. Sabe-se que as mudanças estão ocorrendo velozmente e as informações mudam a todo o tempo em um mercado cada vez mais competitivo. É necessário preparar-se para elas, afinal é recomendado se estruturar de forma a aplicar e consequentemente atingir os resultados almejados. Muitas vezes o diferencial para conquistar um lugar de destaque no mercado está nas pessoas que compõe a organização.

O treinamento tem que estar ligado ao ciclo de vida da organização, de nada adianta efetuar todas as etapas do treinamento se este não está sincronizado com a fase que a empresa se encontra no seu ciclo de vida. A vida de uma empresa é composta por períodos e estes por uma série de características a serem alcançadas, ao compasso que surgem novas características capazes de suprir as anteriores, estas passam a ser obsoletas. Acompanhando esse processo, pode-se afirmar que a empresa ao alterar suas características, alcançando novas, está evoluindo no seu ciclo de vida (BORINELLI,1998).

A qualidade de vida no trabalho torna-se aspecto significativo para o bom desempenho organizacional. Neste contexto se tem o seguinte conceito, segundo Chiavenato:

A qualidade de vida no trabalho assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e a qualidade. (CHIAVENATO, 2004 pág. 448).

Observou-se que não bastava mais apenas uma boa remuneração e benefícios para manter na empresa seus grandes talentos: era necessária toda uma estratégia de desenvolvimento e crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com