TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens de trabalhar em equipe em uma empresa

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.186 Palavras (21 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 21

Centro Universitário de Planalto de Brasília

Trabalho em Equipe

Brasília-2014


Centro Universitário de Planalto de Brasília

Trabalho em Equipe

Professora: Rosany                                Turno: Vespertino

Alunos:

Michele Claro

Daniele Cristina

Gabriela Costa

Thyago da Silva

Danúbia Araújo

Murielly Nunes

Brasília-2014


Resumo

Trabalho em equipe e uma das principais características procuradas hoje no mercado. Buscar essas melhorias faz com que os colaboradores criem habilidades e comecem a fazer a diferença, como, por exemplo, o aumento da produtividade.

A interação da equipe favorece também a capacidade de agregar valor e de gerar confiança, proporcionando um ambiente saudável e positivo. Com essa motivação os colaboradores se sentem mais motivados e preparados para as oportunidades da empresa.

Trabalhar em equipe não é apenas trabalhar em conjunto é preciso de compartilhamento. Os resultados nunca são alcançados apenas por uma pessoa, é preciso compartilhar com o outro para chegar ao objetivo final.

Procurar desenvolver suas habilidades em equipe é se destacar e dar espaço para a liderança. Empresas valorizam profissionais capazes de gerir e motivar os colaboradores, buscando sempre o desenvolvimento da equipe e os melhores resultados.


Sumário

Introdução        

1 - O que é Trabalho em equipe        

2 - Qual é a diferença entre grupo e equipe        

3 - Trabalho em Equipe, Personalidade e Relacionamento        

4 - Quais são as vantagens de trabalhar em equipe em uma empresa        

5 - Tipos de equipes de trabalho        

5.1 - Equipes Auto Geridas        

5.2 - Equipes Multifuncionais        

5.3 - Equipes de Alta Gerência        

5.4 - Grupos de Afinidade        

5.5 - Equipes virtuais        

6 - Como fomentar o trabalho em equipe        

7 - Atitudes proibidas no trabalho em equipe        

8 - Como gerenciar conflitos e favorecer a produtividade        

8.1 - Gerenciar Conflitos: 3 visões distintas        

9 - Equipe – O papel do líder em sua formação        

10 - Trabalho em Equipe quanto ao filme Vida de Insetos        

Conclusão        

Referências        


Introdução

O trabalho a seguir aborda o tema “Trabalho em Equipe”, denominação essa que surgiu após a Primeira Guerra Mundial, e é um método muitas vezes usado no âmbito político e econômico como um sistema para resolver problemas.

Nos dias de hoje, saber trabalhar em equipe é característica essencial para se conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. O projeto ou trabalho, que antigamente era realizado de forma individual, hoje em dia depende de um grupo de pessoas, e compete a elas pensar, criar, discutir e executar conjuntamente.

O objetivo deste trabalho é definir o que é Trabalho em Equipe, mostrar a diferença entre grupo e equipe, mostrar as vantagens, seus tipos e como fomentar esse trabalho na empresa, alertar, ainda, quanto às atitudes proibidas, como gerenciar conflitos e falar sobre o papel do líder na formação da equipe.


1 - O que é Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, são pessoas que se dedicam a realizar uma tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só objetivo, alcançar o tão almejado sucesso.

O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

A atividade em equipe deve ser entendida como resultado de um esforço conjunto e, portanto as vitórias e fracassos são responsabilidades de todos os membros envolvidos. Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe , como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto.

No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o sucesso da tarefa. Os objetivos são comuns e as metas coletivas são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em equipe possibilita trocar conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro.

2 - Qual é a diferença entre grupo e equipe

Costumamos achar que os termos grupo e equipe são sinônimos, e ainda que possam ser utilizados como tal em uma conversa cotidiana; ambos os conceitos contam com substanciais diferenças quando os aplicamos ao meio do trabalho ou educativo.

1 - Quando nos referimos a um grupo, falamos de uma determinada quantidade de pessoas que têm funções similares e compartilham o mesmo meio, mas que realizam seus trabalhos de forma individual, sem que o trabalho de um dependa do outro. Por exemplo, em um grupo de trabalho são os membros de um escritório, ou as crianças que assistem à mesma classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com