TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prognostico empresarial

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 3

Análise dos sistemas de informação

        Como foi visto no diagnostico a Planejados Mariana possui um sistema informatizado um pouco deficiente, fazendo seus controles quase que exclusivamente por meio de papeladas intermináveis e por computadores e utilizando softwares básicos, como o Excel e o Word.

A Planejados Mariana, por não possuir uma hierarquia forma, ela não distingue as necessidades de informação de maneira metódica. Assim, o Ademar (proprietário e gerente), além de supervisionar alguns processos, assume papéis operacionais no dia-a-dia da empresa. Dessa forma, o sistema de informação ajudaria, ao mesmo tempo, nas estratégicas, táticas e operações.

As necessidades de informação nessa empresa podem ser exemplificadas com base nas funções gerenciais. Desta forma, as informações necessárias refletem a urgência com que as decisões devem ser tomadas em virtude da horizontalização da estrutura hierárquica da empresa. A informação sobre matéria-prima, produtos em processo e/ou acabados, disponibilidade e custo de estoque, podem reduzir a pressão e potencializar decisões tomadas no decorrer das atividades do Ademar no que diz respeito à produção e materiais. Em recursos humanos, as informações necessárias são os registros de empregados, folha de pagamento, programas de treinamento e férias, disponibilizadas de maneira ágil. Esse processo é feito por uma terceirizada, o que possibilita que o proprietário utilize seu tempo no negócio principal da empresa.

A compilação de dados financeiros requer tempo e análise do Ademar, dessa forma, a implementação de um sistema de informação iria reduzir este tempo, além de projetar tendências ou simular situações refletidas no contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa da empresa.

Na função de marketing as informações poderiam auxiliar análises atuais de vendas, quais os móveis planejados mais desejados pelos clientes, quais aspectos os clientes mais valorizam em uma loja desse tipo, etc., comparando históricos e projetando tendências.

Por não possuir uma área de informática, a Planejados Mariana não tem uma visão estratégica da utilização de hardware e software para a produção de informações e, com isso, ela não desenvolve um Plano de Metas que a oriente para o futuro de um, dois ou três anos. Assim, implantação de Tecnologia da Informação significaria uma intervenção em sua estrutura como um todo, proporcionando uma melhor coleta de dados e tratamento das informações, aumentando sua eficiência e eficácia, mantendo ou aumentando a qualidade, tornando-a competitiva.

Para BAZZOTTI E GARCIA (2008, p.11) “o propósito básico da informação é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis, portanto, as informações podem decidir o futuro da organização”. Assim utilização das tecnologias e a melhor prática em software possibilitam a construção e aplicações superiores em prazos, capazes de atender desde pequenos a grandes volumes de pedidos. Dessa forma, o sucesso é garantido, pois a assimilação das informações é mais rápidas e as tomadas de decisões também. Neste contexto, a implementação do sistemas de informação na Planejados Mariana proporcionariam benefícios significativos na gestão da empresa viabilizando a geração de relatórios de apoio a todo o processo decisório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com