TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de treinamento e desenvolvimento

Por:   •  6/11/2016  •  Artigo  •  5.330 Palavras (22 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 22

PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA CAPACITAÇÃO: ESTUDO DE CASO EMPRESA FORMULA FARMA FARMÁCIA LTDA.- ME

Eduarda Bezerra dos Santos1

Wilson Magalhães de Azevedo Filho2

RESUMO: Este trabalho, de caráter descritivo, teve como objetivo evidenciar a importância da realização de um Programa de Treinamento na Farmácia de Manipulação Fórmula Farma como fator determinante para melhoria da qualificação de mão-de-obra. Para tanto, utiliza-se algumas ferramentas da qualidade que podem contribuir atingir melhores resultados. Foi realizado um diagnóstico, cujos métodos de coleta de dados foram: entrevista, observação direta e visita técnica. Em seguida, apresenta-se uma aplicação do ciclo PDCA para a implementação do programa de treinamento, com auxílio de outras ferramentas: Diagrama Ishikawa e 5W2H.

Palavras-Chave: Qualificação, Treinamento, Ciclo PDCA.

ABSTRACT: This work, descriptive, aimed to highlight the importance of conducting a training program on handling of Pharmacy Formula Farma as a determining factor for improving hand labor qualification . To this end, we use some quality tools that can help achieve better results . It was conducted a diagnosis, whose data collection methods were: interviews , direct observation and technical visit . Then, is presented an application of the PDCA cycle for the implementation of the training program with the help of other tools: Ishikawa Diagram and 5W2H .

Key-words: Qualification , Training, PDCA Cycle.

1. INTRODUÇÃO

A empresa Formula Farma Farmácia Ltda – ME é uma empresa privada de administração familiar de capital regional. Está no mercado há 16 anos, possui apenas uma sede com seis funcionários e atua no segmento de farmácia de manipulação. A partir do diagnóstico organizacional, obteve-se a oportunidade de coletar dados para gerar uma visualização das áreas críticas da empresa, podendo-se, assim, elaborar uma proposta de implementação de um Programa de Treinamento, propondo soluções aos problemas encontrados na organização.

Com o uso do gráfico radar, identificou-se a qualificação da mão de obra como área crítica. Diante desde fato, formulou-se a seguinte questão: como implementar um programa de treinamento e desenvolvimento para a capacitação da mão de obra?

Para que fosse solucionada essa problemática, com o objetivo de implementar um Programa de Treinamento e Desenvolvimento para a capacitação da mão de obra da empresa, estabeleceu-se seqüencialmente: identificar as causas dos problemas na qualificação da mão de obra, coletar e analisar os dados, elaborar o programa de treinamento e propor um plano de ação para a implementação do programa.

A abordagem metodológica de investigação que foi utilizada é o Estudo de Caso, pois, como um método específico de pesquisa de campo, contribui para a compreensão de contextos complexos, em que se podem observar e analisar diversos que incidem sobre o fenômeno investigado.

O conteúdo essencial deste trabalho é um plano de ação que resultou da proposta de elaboração de um PDCA com o intuito de implementar o programa de treinamento.

Inicialmente serão apresentados os c

2 TREINAMENTO

A escolha do programa de treinamento como solução para os problemas de qualificação da mão-de-obra da empresa citada, deu-se pela importância dado ao treinamento como um processo adequado para a construção de conhecimentos, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a execução de tarefas exigidas para os cargos da empresa.

De acordo com Gil (2007, p. 122):

Treinamento refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual da organização. Trata-se, portanto, de um processo educacional de curto-prazo e que envolve todas as ações que visam deliberadamente ampliar a capacidade das pessoas para desempenhar melhor as atividades relacionadas ao cargo que ocupam na empresa.

O treinamento é uma forma de exercitar e transmitir novos conhecimentos, competências, habilidades e atitudes. Nele, o profissional adquire técnicas para melhorar o desempenho e realização de suas funções, atingindo com mais eficiência e qualidade, o papel a ele designado.

O treinamento é um método de ensino de curta duração, que compreende a troca de informações que contribuirão para a capacitação dos colaboradores, desenvolvendo aptidões para a realização de suas tarefas.

O objetivo do treinamento é solucionar os problemas que a ausência de qualificação dos colaboradores acarreta e influenciar, de forma positiva, na qualidade dos produtos, serviços e, consequentemente, no desempenho dos resultados obtidos pela empresa. Para Boog (2006, p.44):

O objetivo do treinamento é alcançar através do resultado de um processo de aquisição de conhecimento atitudes e habilidades, a fim de se obter comportamento esperados em determinado papel ou solução para situação do cotidiano.

Compreende-se que um dos objetivos do treinamento é a mudança de comportamento dos colaboradores, que precisa ser de tal modo que os mesmos desenvolvam a competência para decidir e resolver questões no ambiente de trabalho.

2.1.1 LEVANTAMENTOS DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO – LNT

Levantar as necessidades de treinamento é um processo que envolve as etapas de análise de informações relevantes para a compreensão do que será efetivado no programa de treinamento. De acordo com Marras (2011 p. 139):

O LNT engloba a pesquisa e a respectiva análise pela qual se detecta o conjunto de carência cognitiva e inexperiência relativa ao trabalhado existentes entre o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do individuo e as exigências do perfil do cargo.

Com a realização do levantamento das necessidades, foi possível identificar as lacunas de conhecimentos, as habilidades que os colaboradores possuem e quais deveriam aprender ou desenvolver para desempenhar de forma mais eficiente a funções por eles efetivadas. A obtenção de tais informações possibilitou a reflexão para a elaboração do treinamento adequado para solucionar os problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (174 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com