TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Empreendedorismo

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT

Nos dias de hoje uma palavra é fundamental em praticamente todo tipo de negócio: Planejamento. É justamente disso que a Análise SWOT trata. O termo "SWOT" é um acrônimo das palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla FOFA, ao invés da tradicional. Conceitualmente falando, a análise SWOT se trata de uma ferramenta estrutural da administração, que possui como principal finalidade avaliar os ambientes internos e externos, formulando estratégias de negócios para a empresa com a finalidade de otimizar seu desempenho no mercado.

Segundo a conclusão do autor Marcelo Bastos: Resumindo, nós conseguimos perceber que a Análise SWOT se trata de uma ferramenta para uma ampla análise ambiental corporativa, que atua como um pilar de sustentação da gestão e do planejamento estratégico de uma organização. É válido ressaltarmos que devido a sua simplicidade a Matriz pode ser usada em empresas de qualquer porte ou tamanho, não sendo exclusiva de grandes corporações ou multinacionais.

Referências Bibliográficas: TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. Atlas AS, 2008. / KOTLER, Philip. Administração de Marketing: Análise, Planejamento...Atlas, 1992.

3.1 PONTOS FORTES

Fidelização de clientes, bom conhecimento em imóveis e área comercial, parceria e colaboração dos funcionários, alto engajamento, ótima administração e planejamento de vendas.

3.2 PONTOS FRACOS

Concorrência com preços mais acessíveis para compra e locação de imóveis.

3.3 OPORTUNIDADES

Mudanças na política econômica do governo, alterações em alguns tributos, investimentos externos, ampliação do crédito ao consumidor.

3.4 AMEAÇAS

A crise econômica do pais levando ao aumento de pessoas que procuram alugar ao invés de comprar imóveis.

ANEXO I

Questionário

Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: Mora Imóveis

Endereço: Avenida Imirim Nº1.815 Bairro: Imirim

Cidade: São Paulo

Estado: SP

Ramo de Atividades: Imobiliário

Produtos e/ou serviços: Venda e locação de imóveis

Data de Início das atividades: Março de 2010

Entrevistado: Tadao Assakawa

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

R: Após ter ficado no Japão por 16 anos, retornei ao Brasil e por conta da idade um pouco avançada e falta de oportunidade de emprego encontrei grandes dificuldades para retornar ao mercado de trabalho, decidi então juntar minha paixão e experiência com vendas/ramo comercial e abrir meu próprio negócio.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

R: Sim. Meu irmão Pedro que abriu uma oficina mecânica, minha irmã Rosa que abriu seu próprio negócio no ramo alimentício, minha sobrinha Yuri que abriu seu próprio escritório de advocacia e por fim meu irmão Paulo que também tinha uma oficina mecânica. O mesmo faleceu após um infarto do miocárdio.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

R: Desde o colegial já tinha vontade e ideias para abrir meu próprio negócio, e aos 19 anos após concluir o ensino médio iniciei minha primeira atividade empreendedora.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

R: Tenho apenas o ensino médio completo, que me auxiliou a ter conhecimento e noções básicas para manter meu negócio. Acredito que minha influência maior veio através do meu pai, que sempre foi comerciante e nos incentivou a termos nosso próprio negócio.

5) Porque muitos Profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento?

R: Por conta da grande instabilidade administrativa do pais, falta de apoio do governo, tributos abusivos junto a falta de conhecimento levam as pessoas a terem medo de se tornarem empreendedores fracassados e levarem seus negócios a falência.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

R: O projeto de abrir um negócio traz total independência ao profissional, sendo assim depende apenas dele impulsionar seu negócio junto a sua carreira. O investimento em novos estudos, conhecimento e aperfeiçoamento da profissão irá tornar você uma pessoa diferenciada no mercado possibilitando um maior retorno financeiro, uma clientela maior e mais seleta com fidelização de clientes. As conquistas profissionais e pessoais dependem somente de você.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

R: A ética e as relações humanas no trabalho contribuem para um bom convívio entre as pessoas dentro e fora da empresa (colaborador e cliente), pois o conflito entre as pessoas pode prejudicar gravemente os negócios. É necessário que toda empresa defina um código de ética e conduta para que haja um bom convívio entre as pessoas e também serve como referência ao futuro funcionário, para que ele avalie se os princípios dele são compatíveis com o da empresa, pois um funcionário que não se identifica com os princípios da organização tem grandes chances de não se adaptar ao local de trabalho, causar conflitos entre as pessoas e não desenvolver um bom trabalho. Também serve como referência para o futuro cliente daquela empresa, pois hoje em dia muitos clientes procuram se identificar com os princípios dos lugares que contratam os serviços. As relações humanas são a base de toda empresa, seja qual for a empresa. E para a sobrevivência de qualquer empreendedor deve-se ter a ética como a base de seu trabalho.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?

R: Como trouxe um bom capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com