TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Relatório parcial e final empreendedorismo

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.655 Palavras (19 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

O empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico e influência as pessoas tornando- as, se assim o desejarem, empreendedores. A competitividade tem se mostrado um dos elementos determinantes no sucesso das empresas. Neste contexto, empreendedores buscam capacitar- se não só em termos corporativos, mas também pessoais. Desta forma a busca por inovação ou evolução profissional passa necessariamente pela capacitação dos envolvidos, principalmente dos empreendedores em gerir seu próprio negócio. Neste raciocínio, observar- se que nos últimos anos, o plano de negócio esta sendo cada vez mais utilizado e propagado, com o intuito de coletar informações necessárias do negócio e estabelecendo como uma ferramenta de planejamento a ser usado pelos empreendedores. Assim é indispensável delinear um plano de negócio, ou seja, descrever os objetivos do negócio e os meios para que eles sejam alcançados. O presente trabalho foi desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira etapa com a coleta de dados baseado no questionário direcionado a um empreendedor e da observação e documentos da empresa de organização de eventos de formatura NEW LIFE, bem como de pesquisa bibliográfica para buscar fundamentações, do empreendedorismo, do processo empreendedor, da ética empresarial, do plano de negócio e principalmente do setor de eventos, os quais foram tratados e analisados para o plano de negócio. A segunda fase do projeto consiste no plano de negócios em si. O plano de negócio se sustenta nas mais variadas áreas como produtos e serviços, mercado e seus competidores, marketing e vendas, análise estratégica e o plano financeiro que tem por sua essência dentro deste contexto provar através das projeções financeiras de rentabilidade se o negócio se torna viável ou não. Com isso, a pesquisa e os objetivos: geral e especifico foram plenamente atendidos, pois elaborou um plano de negócio para a empresa de eventos NEW LIFE, foi analisado o ambiente externo e interno e conhecido a viabilidade do negócio.

Palavras- chave: Empreendedorismo, negócio, plano de negócio

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR 5

3 RELATÓRIO 8

4 PLANO DE NEGÓCIO 10

REFERÊNCIAS 21

ANEXOS 22

1 INTRODUÇÃO

O mercado de eventos conta com um número expressivo de empresas, porem ainda existe muito espaço para a entrada de novos empreendedores, os candidatos a empresário no segmento de organização de eventos de formatura tem que estar preparados para trabalhar neste mercado de forma altamente profissional. A cada ano no Brasil, são realizados 319.488 eventos. O setor emprega diretamente 175.968 profissionais, enquanto os empregos, indiretos somam 551.200. As informações são da pesquisa FBC&VB/ SEBRAE. (SATO, 2008).

Entretanto, há uma situação que compromete um crescimento ainda maior no número de empresas, que são os altos índices de mortalidade precoce das Micro e Pequenas empresas, criados por alguns fatores. Segundo dados do SEBRAE (2004), das empresas abertas, 31% não ultrapassam o primeiro ano de atividade e após 5anos chega a 60%. Boa parte dessas empresas não possui um bom planejamento, o que os leva a fechar, conforme demonstrado pelas pesquisas.

O mercado requer segurança e estruturação das empresas que estão em atividades. Ninguém ira ceder a realização de seus eventos para pessoas despreparadas, pois este momento pode ocorrer apenas uma vez e não existir a possibilidade de voltar atrás.

Dentro deste contexto, demonstra- se a importância da elaboração de um plano de negócio para empresa, principalmente no ramo de eventos, que exige grande profissionalização e responsabilidade por trabalhar com uma das etapas mais importante da vida das pessoas.

2 ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR

Empresa NEW LIFE Formaturas- Foto e Vídeo- Rua Ângelo Gangorra, 17 – Bairro Colorau- Sorocaba- São Paulo

Ramo de atividade: Eventos e comércio.

Produto e/ ou serviços: Produção de fotos e vídeos

Entrevistado: Antônio Carlos Proença

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Fotografar e filmar sempre foram mais um prazer do que meio de trabalho, busquei então o aperfeiçoamento através de cursos, e trabalhando em uma empresa como free-lance aos finais de semana, o desejo de empreender foi se moldando, a oportunidade então se criou e o empreendimento hoje é minha realidade.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

Não.

3) Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Foi na faculdade, quando estava no segundo ano de publicidade e propaganda. Meu estágio na área contribuiu muito no empreendimento. Observando outros profissionais trabalhando fui me interessando e aprendi a arte de fotografar e filmar eventos.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Minha formação foi universitária, cursei propaganda e marketing. Foi o que influenciou na decisão de empreender.

5) Por que muito profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

A maioria dos profissionais hoje em dia acaba não arriscando por medo de perder sua vida estável, medo de investir e não ter retorno.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

É um projeto que traz independência total, estar bem informado, se aperfeiçoar, investir em novas tecnologias, em novos caminhos, para se diferenciar no mercado é que lhe possibilitara o alcance dos objetivos tanto profissionais como pessoais.

7) De que forma na teoria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com