TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer empreendedorismo

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.942 Palavras (8 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]


Projeto Interdisciplinar Aplicado aos
Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I)

Curso Superior de Tecnologia em



Disciplinas Norteadoras:



Alunos:


Campos Grande

2015


  1. Sumário

1.Desenvolvimento        3

1.1Resumo        3

1.2 Introdução        3

1.3 Entrevista        4

1.4 Análise e considerações da entrevista        8

1.4 Planos de Negócios        9

2.Bibliografia        11

  1. Desenvolvimento
  1. Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar a importância do plano de negócios, planejamento financeiro, ética e todo processo empreendedor.

Foi realizada uma entrevista com um colaborador da Empresa Melan & Atlantica LTDA do setor de informática que desenvolve aplicativos para mercados de pequeno porte. Nesta entrevista foi mostrado todo o processo desde o início da abertura da empresa até os dias atuais, destacando suas forças e fraquezas, tanto internas quanto externas que foram mostradas posteriormente através da ferramenta: Análise SWOT.

Destacou-se também a importância da ética empresarial, a importância à todos os stakeholders, desde cliente, fornecedores, meio ambiente e funcionários.

Em síntese, viu-se que é necessário um planejamento realista e ações inovadoras para se manter no mercado de trabalho, salientando que nada serve o planejamento se não está bem compreendido qual o objetivo final a ser alcançado.

1.2 Introdução

O plano de negócio é essencial para sucesso do empreendedorismo. Pode-se afirmar que é o primeiro contato do empreendedor com o universo empresarial e de suas relações com a empresa. Para desenvolver seu próprio plano de negócios é preciso compreender o que é essa ferramenta de gestão. Este documento pode lhe oferecer confiabilidade necessária nas informações colhidas, para assim realizar as interpretações corretas das análises financeiras e do mercado com o propósito de definir e delinear sua estratégia de atuação para o futuro. Em síntese, o desenvolvimento fica muito mais claro quando se tem um guia para analisar o processo empreendedor.

Para isso é necessário levar em conta algumas considerações como: Refletir sobre a ideia , utilizar as ferramentas que a tecnologia disponibiliza, coletar o máximo de informações possível sobre o
mercado em que deseja atuar, analisar as oportunidades e as possíveis ameaças, analisar a viabilidade econômica do negócio.

Vale destacar que só há sentido no planejamento uma vez que fique bem definido e claro o objetivo desse empreendedorismo.

1.3 Entrevista

Nome da Empresa: Melan & Atlantica Software LTDA
Cidade:
 Taubaté
Estado:
 SP.
Ramo de Atividades:
 Segmento de informática
Produtos e/ou serviços:
 Desenvolvimento de aplicativos.
Data de Inicio das atividades:
 2010.
Entrevistado:
 José Nascimento Cunha.

  1. Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

Sempre optei pelo negócio próprio pois as empresas atuais não oferecem condições atrativas.

  1. Existem outros empreendedores em sua família?

Não. Iniciei a ideia através de muito estudo e força de vontade.

  1. Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Minha ideia empreendedora surgiu após formação no curso Superior de Tecnologia da Informação, onde notei que muitos de meus colegas de faculdade estavam com dificuldade de encontrar oportunidade no mercado de trabalho.

  1. Qual foi a sua educação formal?Foi relevante para o negócio?

Minha educação formal foi a peça chave para o sucesso do negócio. É claro que falando de sucesso empreendedor são necessárias outras qualidades, mas a partir de minha graduação tive visões diferentes. E através do meu aprendizado e meu network pude notar que haveria uma chance de ser bem sucedido.

  1. Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

Muitos profissionais tem medo de se arriscar em um novo empreendimento por experiência de muitos negócios que falham nos primeiros 3 anos. Grande parte dessa porcentagem é devido a falta de planejamento e pesquisa de mercado daquele empreendedor. Com sua falha muitos empreendedores acabam por não investir pois temem que o mesmo aconteça.

O sucesso não é repentino, é necessário muitos anos de dedicação e estudo.

  1. Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Este projeto pode trazer independência ao profissional, pois quando se surge a ideia de empreendedorismo o tempo é escasso. É preciso muito network, muita pesquisa, muita força de vontade. Com isso o aprendizado e o desenvolvimento de uma carreira independente surgem com fim de atingir tanto objetivos profissionais como pessoais.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

É só pararmos para refletir um pouco. É possível desenvolver, criar e conviver em um ambiente de trabalho no qual não nos sentimentos confortáveis? No qual as pessoas não respeitam uns aos outros, não geram gentilezas e não tem o mesmo objetivo? Trabalhar com uma equipe na qual não sabe trabalhar como um time é uma tarefa impossível.

  1. Como você encontrou a oportunidade de empreender?

Certa vez, ainda cursando a faculdade tive uma conversa informal com um conhecimento da minha família e o mesmo reclamava quanto à falta de organização e indisposição dos funcionários quanto ao controle de estoque do mercado que ele tinha. Não levei em consideração essa reclamação, esta voltou à tona quando me formei e me vi em frente ao mercado de trabalho e cheio de garras para um negócio próprio. Então, uni aquela necessidade atual de muitos mercados com meus conhecimentos na área de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (234.5 Kb)   docx (113.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com