TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Aplicado

Por:   •  5/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.027 Palavras (33 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 33

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA[pic 1]

Autores:

PROJETO APLICADO À FINANÇAS CORPORATIVAS: VIABILIDADE DE UM NOVO NEGÓCIO

Belo Horizonte / MG

2ºsemestre / 2015

Autores:

PROJETO APLICADO À FINANÇAS CORPORATIVAS: VIABILIDADE DE UM NOVO NEGÓCIO

Trabalho Interdisciplinar apresentado como requisito de avaliação no curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira do Centro Universitário UNA, para análise e aprovação na disciplina de Projeto Aplicado à Finanças Corporativas.

Orientador: Prof.

Belo Horizonte / MG

2º semestre / 2015

  1. Introdução

O Brasil vive uma crise causada por diversos fatores, como o colapso do sistema financeiro em 2008 e podem-se incluir a isso, os abalos políticos ocorridos no país. Dessa maneira, nota-se um cenário de retração econômica, mas essa recessão não é, necessariamente, inoportuna para a abertura de um novo negócio, pois há pessoas com perfil empreendedor que podem descobrir novas oportunidades e ter sucesso.

Neste contexto, o empreendedor busca com cautela analisar chances que o próprio mercado em crise oferece. Algumas empresas disponibilizam a sua marca e a sua estrutura como uma grande chance de negócio, trabalhando com franquias.  Além disso, o empreendimento já começa respeitado e com mercado próprio, o que facilita a inserção do negócio em um momento de crise.

Segundo Degen (2009), o empreendedor é uma pessoa que imagina e tem a visão de um negócio, se esforça a fim de ver o empreendimento realizado e sua satisfação é saber que sua ideia está aplicada em seu negócio. De acordo com o autor, os empreendedores iniciantes assumem os papéis de empreendedor, empresário, executivo e empregado, e ao relacionar esses papéis a uma franquia, destacam-se os de executivo e empregado. Aliado a isso, pode-se afirmar com base no SEBRAE (2015), que a franquia permite a utilização de uma marca já consolidada, testada e padronizada o que reduz os riscos e problemas de gestão, dessa forma, a ideia de elaborar um plano de negócio baseado em uma franquia pode ser algo desafiador e interessante.

Este artigo busca analisar a viabilidade financeira para abertura de uma franquia de uma empresa brasileira de chocolates que será denominada nesta análise por “X”, visto que a mesma não autorizou a divulgação do seu nome. Descreve-se essa viabilidade utilizando dos conceitos de crescimento, rentabilidade e qualidade em produtos e serviços da rede de franquia, com base em um plano de negócios. A empresa X foi fundada em 1988, tem quase 2000 franquias em todo país e em 2014 ganhou o Prêmio de Excelência pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), foi eleita também, como a loja de chocolates finos mais lembrada pelas classes A, B e C pelo Top Of Mind, e recebeu o Prêmio LIDE de Varejo na Categoria Franchising. É uma marca que tem prospecção de crescimento cada vez maior, o que é algo motivador para um empreendedor que está em busca de realizar um investimento e obter o retorno esperado. Pensando em um mercado competitivo, a ideia de tornar-se um franqueado, pode ser vista como uma oportunidade.

Diante da ideia da franquia, surge a seguinte pergunta: Qual a viabilidade econômico-financeira para abertura de uma franquia da empresa X? Tendo como objetivo identificar e avaliar os principais pontos do negócio e verificar a possiblidade de sua implantação.

A justificativa para a realização desse estudo é buscar suprir os ideais, através de um plano de negócios para avaliação da possibilidade de implantação da franquia desejada, avaliar um ponto comercial tendo em vista a concorrência, comportamento do consumidor e entender melhor esse modelo de empresa.

1.1 Objetivo Geral

Tem-se como objetivo geral identificar e analisar a viabilidade de se tornar um franqueado da empresa X.

1.2 Objetivos específicos

  • Identificar e informar o capital necessário;
  • Elaborar o plano de negócios;
  • Localizar um ponto geográfico para a implantação da franquia.

2 Referencial Teórico

2.1 Empreendedorismo

Segundo Degen (2009), o empreendedorismo é uma das ferramentas fundamentais da economia. As pessoas deixaram de acreditar em um emprego vitalício e em uma carreira em alguma empresa e aderiram a uma visão mais ampla do que é necessário para ter sucesso em um negócio. O empreendedorismo é, basicamente, a habilidade de reconhecer oportunidades muitas vezes em situações onde ninguém mais reconhece, é saber analisar a viabilidade de um novo negócio para aplicá-lo de forma a diminuir ao máximo os riscos além de planejar atitudes frente às possíveis adversidades que surgirão ao longo do tempo.

Maximiano (2012) em sua obra defende que o empreendedor é alguém que está em constante processo de planejamento e criação, são aventureiros, tem perseverança, otimismo e um forte senso de independência. Apesar de alguns empreendedores terem apenas algumas características desse comportamento, podendo ser apenas criativos ou idealizadores, todos estão dispostos a assumir riscos. Ainda segundo o autor, empreender é uma aposta sem garantia de sucesso, visto que os resultados podem sofrer influências por ambientes externos.

Segundo o trabalho de Maximiano (2012) pode-se notar que primeiramente o empreendedor tem a ideia do novo negócio, e com isso vem à necessidade de se pensar nas despesas básicas que já serão definidas previamente, como o capital a ser investido em instalações e maquinário, aluguéis, salários de possíveis colaboradores, estoque de mercadorias, impostos e taxas. Por outro lado, a receita é medida em forma de estimativa, ou seja, as receitas serão especuladas pelo empreendedor.

Maximiano (2012) afirma em sua obra, que as vantagens em ser empreendedor são: autonomia, desafio e controle financeiro, e que as desvantagens são: o sacrifício pessoal, sobrecarga de responsabilidades e a pequena margem de erro, visto que em negócios emergentes, o empreendedor só pode contar com sua intuição e qualquer erro pode ser fatal ao negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.4 Kb)   pdf (330.1 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com