TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Balanced Scorecard Cacau Show

Por:   •  13/3/2017  •  Ensaio  •  2.574 Palavras (11 Páginas)  •  2.620 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE MBA EM GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA

Projeto Balanced Scorecard

[pic 2]

Campinas

2017

JOÃO CARLOS GONÇALVES – RA: 932569-2

MÔNICA PINHEIRO DA SILVA – RA: 932128-1

ROSEMEIRE APARECIDA RODRIGUES – RA: 932670-7

Projeto Balanced Scorecard

Cacau Show

Trabalho apresentado à Universidade Paulista / UNIP, como parte dos requisitos necessários para o cumprimento do módulo específico do curso de pós-graduação em Finanças Avançadas, sob orientação dos Prof. Rui Marquez.

Campinas

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

BSC – BALANCED SCORECARD        5

PARTE I – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        6

1 - Instituição, Propósitos e Porte da Organização.        6

O Mercado        7

PARTE II – PROJETO BALANCED SCORECARD        9

1 - DEFINIÇÃO DAS DIRETRIZES ORAGANIZACIONAIS        9

2 - ANÁLISE DO AMBIENE INTERNO E EXTERNO        10

3 - ÍNDICES DE MONITORÁVEIS E ESTRATÉGICOS DAS 4 PERSPÉCTIVAS (FINANCEIRA, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO) “10” FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO        11

4 - ESTABELECER O VÍNVULO CAUSA X EFEITO DOS ÍNDICES ÀS DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS        13

5 - DESCREVER A ESTRATÉGIA ESCOLHIDA NO MAPA ESTRATÉGICO        15

6 - CONSTRUÇÃO DO PLACAR QUE CONTROLARÁ A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA        15

7 - MONTAGEM DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CORPORATIVA        15

8 - MONTAGEM DO QUADRO DE GESTÃO DE AÇÕES        15

CONCLUSÃO        16

BIBLIOGRÁFIA/ REFERÊNCIAS        17

ANEXOS        18

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o tema Balanced Scorecard com o objetivo de desenvolver e aprimorar o planejamento estratégico dentro das organizações, sendo que muitas gestores têm dificuldade em identificar a situação econômico-financeira da sua empresa, o que dificulta a tomada de decisão.

O presente trabalho tem como objetivo de estudo, a empresa Cacau Show, empresa nacional do ramo alimentício, atuando em todo o território nacional desde 1988.

Todos os estudos foram baseados nos conceitos absorvidos em sala de aula e de materiais bibliográficos.

BSC – BALANCED SCORECARD

O BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta (ou uma metodologia) de medição e gestão do desempenho desenvolvida pelo professor da Harvard Business School, Robert Kaplan e o empresário David Norton em 1992. De acordo com os criadores, é uma ferramenta que “traduz a missão e a visão das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica”.

O BSC foi criado para desenvolver a capacidade de executar a estratégia. De acordo com Kaplan e Norton, “nesta era dos trabalhadores do conhecimento, estratégias devem ser executadas em todos os níveis da organização. É preciso mudar os comportamentos e adotar novos valores. A chave para essa transformação é inserir a estratégia no centro do processo gerencial. No entanto, é impossível executar a estratégia sem antes compreendê-la, e não há como compreendê-la sem primeiro descrevê-la”.

HERRERO 2005

PARTE I – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

1 - Instituição, Propósitos e Porte da Organização.

A Cacau Show é uma empresa alimentícia brasileira, localizada em Itapevi, no estado de São Paulo. É uma marca de chocolates 100% nacional, fundada por Alexandre Tadeu da Costa no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo, com a ajuda de uma funcionária, 500 dólares e uma sala de 12m² da empresa de seus pais em 1988.

Em 1988 o jovem Alexandre Costa, com apenas 17 anos começa a vender chocolates, no ano seguinte ele ganha um fusca branco dos pais, tira os bancos de trás, forra com os produtos e começa a revender nas redondezas do bairro Casa Verde, em São Paulo.

Quase sempre, o responsável por adaptar esses planos à realidade foi seu sócio e amigo de infância, Sérgio Butuem. Butuem estava terminando um curso de engenharia mecânica quando, em 1991, foi convidado por Costa para trabalhar na Cacau Show, hoje é sócio minoritário da empresa.

Atualmente, a Cacau Show está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com mais de 2.000 lojas distribuídas em 1.000 municípios, tornando-se uma das maiores rede de lojas de chocolate do mundo e faturando anualmente mais de 100 milhões de reais.

A empresa possui cinco fábricas com capacidade de produção anual de 12 mil toneladas de chocolate nas cidades de Campos do Jordão, Curitiba, São Paulo e duas em Itapevi.

E depois de 29 anos de história a maior rede de chocolates finos do mundo nunca contou com capital externo, tudo que existe foi construído com o próprio negócio e muita dedicação.

Cronologia:

1988-1990 – as trufas e os chocolates eram vendidos porta a porta, por catálogos e para pequenos comerciantes, como lanchonetes e padarias;

1990-1998 – a empresa fecha contratos com grandes redes, como a Lojas Brasileiras e o Mappin, que se tornam os principais canais de distribuição;

1998-2004 – a Cacau Show passa a distribuir produtos com vendas por catálogo, por atacadistas e nas primeiras lojas exclusivas da marca;

2004-2009 – ascensão das franquias, inaugurado 25 lojas a cada mês, a empresa cresce com o modelo de franquias, que passaram a responder por 95% do faturamento.

O Mercado

O chocolate tem mais de 2000 anos de história, mas ele só foi concebido da forma que consumimos hoje há menos de 200 anos. Antes o chocolate era uma bebida considerada divina pelos povos primitivos do México e da América Central, um presente de Quetzacoatl, Deus da sabedoria e do conhecimento, segundo o povo asteca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com