TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CACAU SHOW- PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIA SOCIAL E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR TE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERÊNCIAIS.

CACAU SHOW- PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR- PIM IV

BRASÍLIA 2018

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIA SOCIAL E COMUNICAÇÃO CURSO SUPERIOR TE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERÊNCIAIS.

CACAU SHOW- PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV

Aluno: Júlio Enderson Gomes da Silva

Orientador: Fabio Ricardo Brandão Dos Santos

BRASILIA 2018

Resumo:

 

Sumário

        

Introdução:

A Cacau Show começou pequena com o jovem Alexandre Costa que era um admirador e explorador dos chocolates artesanais, um nicho até então pouco explorado. O jovem pegou a primeira encomenda de 2000 ovos Páscoa e colocou a mão na massa, realizou a demanda sozinho, da forma mais artesanal possível. Depois disso Alexandre decidiu se especializar e aprender com os melhores da área.

A primeira loja foi inaugurada em 2000, em 8 anos já era a maior rede de chocolates finos do mundo e tem operações em todo território nacional com mais de 2000 lojas. Nosso objetivo e analisar esse processo e comentar pontos positivos e fazer sugestões baseadas no conteúdo estudado.

Marketing- apontarei estratégias utilizadas pela instituição que sempre teve um jeito muito próprio, sempre colocou beleza e requinte em todos os aspectos. Dessa forma tem conquistado os clientes mais e mais.

Relações Humanas- Valorização das pessoas, projetos para os colaboradores, motivação com geração de valores, como procedem para com seus profissionais e o modus operandi dessa empresa.

Relações Interpessoais- Como motivam seus colaboradores, como passam as informações e cultura da empresa. As formas de motivar e de estimular o crescimento do trabalhador.

Endomarketing-

Apresentação da empresa

A empresa analisada se chama Cacau Show e está registrado como IBAC (Industria Brasileira de Alimentos e Chocolates Ltda), se encontra localizada em itapevi-Sao Paulo. A mesma atua na área de alimentação em especializada na área de chocolates. Se encontra nesse ramo à mais de 30 anos. Curiosamente a mesma surgiu exatamente na Páscoa de 1988.

Visão, missão e valores

São as fundamentações aí norteiam na qual as ações procedentes que a instituição e seus staeakholders virão a ter.

Essas ferramentas que norteiam uma empresa e define a cultura na qual seus colaboradores vão se comportar e interagir, tanto para com o cliente quanto para com seus companheiros, e até o tratamento que se é dado ao produto fabricado ou vendido.

Uma empresa sem princípios e ineficiente e desfocada, já quem tem uma visão ampla do negócio, missão estratégica definida e e faz isso formando valores tem chances maiores de chegarem a patamares elevados. Veremos o caso da ascensão repentina da empresa já chegou fazendo tradição.

O foco da Cacau show está dia após dia se empenhando para desbravar e dividir com seus clientes novos sabores e sensações virginais para que possam transformar para melhor o dia de que aprecia seus produtos.

 

1-Marketing

O crescimento e a lucratividade de uma empresa nos dias de hoje está ligada intimamente com a dedicação ela tem ao desenvolvimento de um marketing efetivo; instituições que investem nessa área tem sucesso expansivo. Porém, isso é devido a estudos e trabalhos de conhecimento tanto do seu produto quanto do público que desejam alcançar, e,  baseando-se nisso planejam estratégias que facilitem a venda e o engrandecimento da instituição,

“conhecer e compreender tão bem o cliente que produto ou serviço venda por si só” (apud Kotler p.30) esse é o objetivo do marketing.

O conceito é dividido em duas partes, a partir do escopo na qual está sendo observado, são esses: O escopo social que diz: Que o marketing é um processo social na qual as pessoas adquirem o que precisam e o que desejam, a partir daí se da a criação, ofertas e livre negociação. Já o segundo  utilizando a vista gerencial, define administração de marketing como: “O processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais” (apud Kotler, 2000, p 30)

1.2 Clientes e mercado de atuação

Cliente e mercado de atuação

A empresa analisada trabalha em forma de sociedade limitada, baseada no sistema de franquias ou franchising, na área de chocolates finos.

O foco dessa empresa está na  qualidade e controle do produto que oferecem, levam isso muito a sério, na área dos chocolates existe um conceito chamado "bean to bar", que significa ter o controle de toda a cadeia de produção, desde a amêndoa até a barra de chocolate. Porém a cacau show ultrapassou essa definição e é uma especialista "From tree to store" (da árvore pra loja) ou seja controle de todo o processo.

Um exemplo desse domínio do processo foi a compra das duas fazendas especializadas em produção de cacau, para o controle da safra. Especialmente os tipos de cacau trinitário e forasteiro tiveram boas safras que inclusive originaram em um produto feito exclusivamente com essas sementes que é "O tablete Origens- Espirito santo 65% cacau".

Para o funcionamento de uma franchising é necessário que seja feito um plano de gestão, expansão e mapeamento do local para ser feito uma estratégia de crescimento em espiral.

No modelo de negócios da Cacau Show eles oferecem segurança e solidez. Em cada uma das sete regiões  possuem um escritório que oferece orientação e apoio aos franqueados. Vários profissionais da área do marketing, consultores e assistentes comerciais se encontram a disposição.

A empresa tem uma cultura de ser democrática e tenta expandir e atender todos os tipos de clientes tanto para o cliente direto quanto para o final. E o crescimento da marca demonstra o retorno e a reciproca da parte dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (219.5 Kb)   docx (106.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com