TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Conflitos org

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 13

Conflitos Organizacionais

Bruna dos Santos

José Agnaldo Mota

Leonardo Henrique Pereira

Tainara de Carvalho dos Santos

Valéria dos Passos Pereira da Silva

Orientadora Tatiana Martins Alméri

Resumo- O tema proporciona o entendimento do que é o conflito organizacional, suas causas, fatores e impactos para as organizações de modo há ajudá-la a administrar da melhor forma, pois é auxiliador para o sucesso no alcance de metas e do objetivo principal de determinada empresa, pois mesmo o conflito sendo implacável afeta o desempenho e o relacionamento interpessoal. Assim é extremante importante conhecer para que se possa compreender o comportamento humano perante as organizações, e a reação individual e coletiva diante das dificuldades de relacionamento que causam impactos no desempenho do trabalho (eficiência) e também na qualidade do produto/serviço final (eficácia).

Palavras-chave: Conflitos organizacionais. Entendimento do conflito.

Introdução

O objetivo do estudo sobre fatores dos conflitos organizacionais é analisar as causas que geram os conflitos e as formas de controlar e solucionar os problemas decorrentes das ações individuais e coletivas que levam os envolvidos a entrarem em um conflito. Busca-se entender o que isso pode refletir positivamente e negativamente em uma organização, independente de sua cultura. Fazer um comparativo da atividade da alta administração para lidar com o problema de forma que não afete o desempenho individual e da equipe, a e satisfação dos membros, para alcançar o objetivo da organização.

“A cultura organizacional consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada empresa” (CHIAVENATO, I. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. São Paulo: Atlas, 1996.).

Em se tratando de uma empresa totalmente estruturada no quesito cultura organizacional, que presa pelos bons costume e práticas do incentivo, valorização da mão de obra e com uma política muita clara de apoio ao desenvolvimento individual, fica evidente e é aceitável o conflito saudável e que elevam os resultados alcançados pelo setor em questão. O que traz certo desconforto é o fato de também surgir conflitos prejudiciais, que trazem certos atrasos no que foi planejada, duplicidade de tarefas executadas e muita “birra” entre os colaboradores deste setor. Desta forma, o que então pode trazer desafios para estes envolvidos, o que faz com que deixem suas casas todos os dias e venham dispostos a dar o seu melhor, de encarar as tarefas diárias com afinco e chegar ao final do turno com a meta cumprida.

Se a empresa pratica o que se espera dela, então de onde vem este ensejo por fazer melhor do que o outro? Seria uma busca incessante pela empregabilidade? Em face da realidade de um país que não oferece uma situação confortável de manutenção do emprego? É válido citar que esta organização apresenta características singulares, desde modelo de gestão, o tipo de liderança, o comprometimento dos colaboradores, a cultura da região, ou seja, diversos fatores que fazem da cultura organizacional desta empresa diferente em relação às demais situadas na região. É organizada anualmente uma pesquisa sobre o clima organizacional e que influencia diretamente na motivação, na produtividade e na satisfação do grupo aqui estudado, especificamente.

Quando se pensa no clima organizacional, é possível verificar a influencia da personalidade de cada pessoa que atua nesta organização, dos processos de trabalho ligados a área, do acesso aos diversos canais de comunicação disponível no setor, e que não é comum para a grande maioria dos funcionários da empresa. Em um primeiro contato, o empregado visa atender suas necessidades econômicas, necessidades sociais e emocionais. No decorrer do tempo, aumenta a ânsia por melhorar sua colocação dentro da área, e assim se inicia uma competição muito particular que se estende ao longo da carreira, não para nem diminui com o tempo. Entre turnos passa a ser uma verdadeira competição, quem faz melhor ou mais rápido quem tem as melhores soluções ou os melhores resultados.

As equipes são compostas por profissionais que obtiveram diferentes formações, mas que dentro da empresa receberam os mesmos tipos de treinamentos, porém ainda assim conseguem gerar um clima de instabilidade, de falta de cooperação, falta de interface. O que chama a atenção é quando surge um fato de extrema urgência e complexidade, nestes momentos os conflitos de interesse desaparecem, e surge uma incrível união de talentos, discussões acaloradas em prol da melhor solução, diversas contribuições, processos descritos de maneira a evitar falhas e um esforço único entre os grupos e entre os turnos, pelo qual o objetivo é facilmente atingido. A meta operacional estabelecida faz necessário um esforço comum, ou seja, cria condições em que os conflitos estão à tona entre as equipes, e principalmente sendo conduzidos de forma original e brilhante pelos líderes de equipe, os coordenadores.

“Esta é uma orientação moderna, corajosa e condizente com a realidade organizacional, onde os conflitos devem ser tratados de forma natural, oportunizando a solução dos problemas e ocasionando mudança no clima da organização.” (LIMA, S. M. B.; ALBANO, A. G. B. Um estudo sobre clima e cultura organizacional na concepção de diferentes autores. Rev. CCEI – URCAMP, n. 10, v. 6, p 33 – 40, agosto 2002.).

Discussão Teórica

Definição de conflito

De acordo com o dicionário conflito é discussão injuriosa; briga; luta; oposição vivida pelo indivíduo.

Segundo Ferreira (1986, p.363) “conflito vem do latim conflictu, embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias e ameaças, desavenças; guerra, combate; colisão, choque; o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre diferentes forças.” Quando há um desajuste e desacordo.

Conflito nasce quando há uma divergência entre duas ou mais partes que buscam seu próprio interesse, que defende sua cultura, crença, forma de viver que podem gerar muitos problemas se não forem resolvidos da forma correta. É uma oposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com