TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria para solução de um conflito surgido na implantação de um projeto de reestruturação empresarial

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.125 Palavras (13 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

POLO: PASSO FUNDO/RS

1ª SÉRIE

DISCIPLINAS DE

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL,

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO,

EMPREENDEDORISMO,

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL E

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

RENATO PIONTKOSKI RA 3071215418

DESAFIO PROFISSIONAL

PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA AMADO LEITE

PASSO FUNDO/RS

2016

INTRODUÇÃO

Nos foi proposta a difícil missão de orientar uma jovem empresaria em seus primeiros passos empreendedores em que já nesse início tem alguns problemas a serem resolvidos em sua empresa.

Ser empreendedor não se aprende em um curso ou mesmo em uma consultoria, o empreendedor caracteriza-se por um profissional muito focado com muita motivação e persistência, um profissional que está sempre atualizado a frente de seu tempo, sempre com as mais avançadas e melhores técnicas a seu favor.

Em seu primeiro desafio como empreendedora terá que se preparar com várias técnicas e conhecimentos essências para um empreendedor. Terá que se preparar com conhecimentos sobre comportamento organizacional, entendendo o papel de cada indivíduo e seu modo de agir em seu grupo de funcionários, se preparar para ter uma comunicação eficiente com os mais variados perfis de pessoas. Ser uma excelente líder será fundamental para o sucesso na resolução do problema. E uns dos mais importantes pontos a ser estudado são as técnicas de negociação, o conhecimento dos perfis psicológicos que poderá se deparar, se preparar com as melhores habilidades de negociação para ter um controle e atuação vitoriosa para a empresa, compreendendo vitória como um acerto mais amigável possível entre funcionários e gerencia.

Enfim será um grande aprendizado, e um grande primeiro passo que pode levar a empresa a um patamar muito maior futuramente.

O EMPREENDEDORISMO

Com a iniciativa de fazer mudanças e sua fábrica, visando o crescimento e melhor desempenho de sua empresa a dona dessa empresa já demonstra ser uma empreendedora, mas por falta de conhecimento e experiência essa iniciativa pode ser prejudicada por erros, para isso o planejamento é fundamental, a seguir elenco algumas dicas que poderão ajudar nesse início do projeto empreendedor, empreendedorismo é caracterizado por aprendizagem continua e muita motivação, então esses são só alguns tópicos a serem estudados por um empreendedor.

Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor Obstáculos encontrados para a realização de mudanças Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor

- Não temer o novo

- Motivação e persistência

- Correr riscos medidos

- Seguir a visão, valores e

- Missão da empresa

- Planejar e simplificar os processos visando eficiência, eficácia e efetividade Falta de planejamento.

Falta de conhecimento para implementar e efetivar as mudanças, tornando o processo demorado e doloroso, que acaba desgastando toda equipe, quando o foco teria que ser a efetividade no novo projeto e o crescimento da empresa acaba tendo que ser usado grande parte dos esforços na remediação dos problemas causados por mal planejamento e falta de conhecimento pouco.

Tentar manter o mais limpo e simples possível todo planejamento e processo, focando eficiência. Quanto mais informações, mais de talhes mais fácil de ocorrer erros e prejudicar o projeto, mantendo o processo enxuto, claro e objetivo a perspectiva de sucesso de sucesso é muito maior, deixando só o que é mais relevante e importante para o primeiro momento.

SESSÃO DE CORTE

Analisando o problema instaurado na seção de corte podemos perceber que se trata em sua essência pelas mudanças propostas atingirem a zona de conforto desse grupo de funcionários que atuam a anos no mesmo setor, pelo medo natural da mudança e pelo medo de perda de postos de trabalho pela falta de conhecimento ou experiência de atuar no mesmo setor após a modernização concluída.

Para desenvolvermos uma solução mais eficiente antes precisamos fazer uma abordagem teórica já com foco no problema desenvolvendo alguns conceitos sobre comportamento organizacional, comunicação eficiente, motivação e desenvolvimento profissional do grupo de funcionários que será trabalhado nesse caso

Comportamento organizacional

O comportamento organizacional em sua definição básica é o estudo do comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional. Teremos que ter em mente o que define um grupo e uma equipe e a definição de líderes, para já de início podermos começar o estudo do grupo de funcionários a serem abordados.

Grupos são pessoas em um mesmo local, mas não focadas em um mesmo objetivo, já uma equipe é constituída de um grupo de pessoas alinhadas em um mesmo objetivo, em um mesmo foco, buscando um único resultado que trará satisfação a todo grupo, como exemplo um time de futebol, que é constituído de um grupo de 11 pessoas que tem funções diferentes, alguns defendem outros atacam, uns evitam gols e outros fazem gols, mas o objetivo maior é compartilhado entre todos que é vencer a partida.

Isso será de extrema importância o trabalho a ser feito com o grupo de funcionários da seção de corte, pois precisamos em primeira fase identificar como está a situação organizacional do grupo, ver se existe um espirito de equipe ou pequenas equipes com objetivos diferentes, encontrar os seus líderes e ganhar a sua confiança. Mesmo no relato primário da empresaria constar que existe um clima pesado entre os funcionários, precisa-se uma abordagem sistêmica e cautelosa, identificando os comportamentos, os focos e suas dores, suas dúvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com