TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Mediação de Conflitos Ensino Infantil

Por:   •  1/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR

AUTORES

2017

AUTORES

Trabalho apresentado como requisito parcial a Disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da UNIP sob a Orientação da Professora: Aldine Nogueira da Silva

SUMÁRIO

  1. TEMA................................................................................................04
  2. JUSTIFICATIVA...............................................................................04
  3. SITUAÇÃO PROBLEMA..................................................................04
  4. PÚBLICO ALVO...............................................................................04
  5. OBJETIVOS......................................................................................04
  6. EMBASAMENTO TEÓRICO............................................................05
  7. PERCURSO METODOLÓGICO.......................................................06
  8. RECURSOS......................................................................................08
  9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES...................................................08
  10. AVALIAÇÃO.....................................................................................08
  11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................09
  12. ANEXO..............................................................................................09

1- MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR

                

2- JUSTIFICATIVA

        O projeto iniciou com a necessidade de buscar ferramentas estratégicas para intervir nos presentes conflitos que permeia no ambiente escolar, buscando o desenvolvimento significativo no ensino aprendizagem do aluno de forma construtiva e interativa, juntamente com a gestão escolar e familiar promovendo de maneira pacificadora o respeito para o próximo. Estimular o debate dos mesmos em torno do respeito e dos direitos, onde deve permear um elo de confiança entre os alunos, gestores e família, identificando as questões e buscando alternativas para mediar os conflitos, restabelecendo assim uma boa comunicação.

3- SITUAÇÃO PROBLEMA

        Conflitos são incompatibilidade de opiniões entre as pessoas, falta de respeito mútuo e na escola cada vez mais vem se tornando o principal obstáculo na relação aluno professor e entre os próprios alunos, impossibilitando o crescimento humano e na construção produtiva do ensino aprendizagem.

4- PÚBLICO ALVO

        Gestão escolar, alunos e famílias.

5- OBJETIVOS

Em conjunto com a gestão escolar:

  • Auxiliar os docentes no desenvolvimento de atividades que promova o respeito com todos.
  • Criar um ambiente harmônico para o ensino produtivo criando habilidade de valores
  • Fundamentar uma convivência saudável
  • Exercícios constantes de diálogos
  • Estimular uma cultura que previna a violência

EMBASAMENTO TEÓRICO

        Os conflitos estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar e vem se tornando o principal motivo na queda da aprendizagem. A falta de respeito é visivelmente percebida e a escola como percussora, mediadora na transformação do ser humano deve desenvolver estratégias para que o ambiente escolar seja um lugar harmônico, produtivo e que respeite as especificidades de todos. “Todo esforço está em estabelecer um clima favorável a uma mudança dentro do indivíduo, isto é, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente”. (LIBÂNEO, 1990, p.p. 13-14).

        Por isso é necessário buscar métodos para fazer essa mediação de maneira correta para que o crescimento contínuo do aluno seja significativo e tomar todo o cuidado para que ele progrida como ser humano de maneira respeitosa com o outro mesmo que não perpetuem da mesma opinião. Traçar metas para que estes conflitos criem oportunidades de valores e regras para todos, para que se tornem mais autônomos e éticos. Como de acordo com Bolzan de Morais e Fabiana Spengler:

A mediação é um método alternativo que não há adversários, apenas consiste na intermediação de uma pessoa distinta das partes, que atuará na condição de mediador, favorecendo o diálogo direto e pessoal. O mediador facilita a comunicação sem induzir as partes ao acordo, e quando este existe, apresenta-se total satisfação dos mediados. ”(Bolzan 2008)

        Percebemos a necessidade de se realizar uma mediação que contribua para a formação do cidadão que saiba respeitar as diferentes opiniões, por isso a quem está no momento com o papel de mediador deverá saber escutar as partes envolvidas. De acordo com Bacellar:

        

Saber escutar com atenção é muito importante. O mediador deve ter cautela para não intervir sem necessidade. Quando a comunicação for restabelecida, a participação do mediador deve apenas orientar o espaço dialógico, ressaltando os pontos convergentes que resultarem da conversa”( Bacellar 2012).

        Por isso a mediação de conflitos é imprescindível no ambiente escolar, um lugar de diversas culturas e que está mais em evidência do seu aparecimento, mas que com um trabalho voltado para que os alunos aprendam a lidar de maneira pacífica e respeitosa, garantindo desenvolvimento integração em um ambiente harmonioso para todos.

PERCURSO METODOLÓGICO

Primeira etapa:

        A gestão escolar primeiramente irá propor uma peça teatral juntamente com os educadores que será apresentada para a comunidade escolar e aos alunos de todos anos de escolaridade para que os mesmos possam perceber como é constrangedor para o professor não conseguir dar sua aula em meio a conversas, a falta de respeito com o colega, diversas situações recorrentes diariamente, ou seja, reverem certas atitudes constantes no cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com