TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Empresarial

Por:   •  19/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 5

FAESP

PROJETO EMPRESARIAL

PESQUISA CIENTÍFICA

KELI SANTOS

FELIPE SOBRINHO

VALDENIR DOMINGUES

ALEX SANDRO GECHELE

CURITIBA

2015

KELI SANTOS

FELIPE SOBRINHO

VALDENIR DOMINGUES

ALEX SANDRO GECHELE

PESQUISA CIENTÍFICA

Projeto Empresarial do curso de Administração (Bacharelado) da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

Orientador: Prof. . Douglas Fernando Brunetta.

CURITIBA

2015


Sumário

1        PESQUISA CIENTÍFICA        

2        PROBLEMA DE PESQUISA        

3        JUSTIFICATIVAS DE PESQUISA        

4        OBJETIVOS DE PESQUISA        

4.1        OBJETIVOS GERAIS        

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

5        METODOLOGIA DE PESQUISA        

6        REFERENCIAL TEÓRICO        

REFERÊNCIAS        


  1. PESQUISA CIENTÍFICA

Pesquisa Científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediantes a aplicação do método científico. A pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. Para solucionar esse problema são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação. A pesquisa pode gerar insumos para o surgimento de novas teorias que, devem apoiar-se em fatos observados e provados.

A hipótese pode ser caracterizada como a solução possível para um problema. Com base em conhecimentos previamente adquiridos e tidos como seguros, o pesquisador prevê verdades possíveis a respeito de um tema qualquer. [...] Seu enunciado é uma afirmação provisória de verdade, a opinião inicial do pesquisador. [...] o trabalho de pesquisar consiste em procurar evidências que comprovem a verdade anunciada na hipótese. (NOGUEIRA, 2002, p. 48-49).


  1. PROBLEMA DE PESQUISA

A formulação do problema na pesquisa científica deve ser considerada como o alvo, o objeto de estudo a ser investigado mediante o trabalho realizado. O “problema” precisa ser concebido como algo que irá auxiliar o pesquisador a ter uma visão mais ampla daquilo que se dispõe a descobrir, a investigar, podendo até obter mais visibilidade junto ao mundo acadêmico.  

O tema da pesquisa deve ser problematizado. Antes de se partir para a pesquisa propriamente dita, é preciso ter-se uma ideia bem clara do problema a ser resolvido. Trata-se de definir bem os vários aspectos da dificuldade, de mostrar o seu caráter de aparente contradição, esclarecendo devidamente os limites dentro dos quais se desenvolverão a pesquisa e o raciocínio demonstrativo. (SEVERINO, 1941, p. 160).

Para Santos (1999, p.53), a problematização é a transformação de uma necessidade humana em problema, que por sua vez define-se como “necessidade humana quando pensada”. O que se faz, na realidade é dividir a necessidade em seus aspectos componentes julgados importantes.


  1. JUSTIFICATIVAS DE PESQUISA

A justificativa é um capítulo destinado ao autor da pesquisa e dispensa citações de qualquer gênero.

É o único item do projeto de pesquisa que apresenta resposta ao por que da escolha desse estudo. Para Marconi (2000) a relevância desse item é contribuir mais diretamente na aceitação pelo pesquisador.

São dois os tipos ou critérios em um projeto de pesquisa: a relevância social e a relevância científica. Ambos devem contribuir para a melhoria da sociedade de alguma forma. Somente assim o projeto será considerado relevante. Tal contribuição deve acrescentar ao conjunto do conhecimento científico do tema a superação de lacunas no conhecimento.


  1. OBJETIVOS DE PESQUISA

Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico. Sua definição clara ajuda na tomada de decisões. Há portanto, dois tipos de objetivos em um trabalho científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos.

  1. OBJETIVOS GERAIS

O objetivo geral está associado a uma visão global do tema e geralmente é apenas um. Deve-se definir o que pretende com o trabalho de forma ampla, relacionando os fenômenos nele envolvidos, os eventos nele observados e as ideias que serão estudadas.

Os objetivos da pesquisa científica representam, além das intenções propostas pelo pesquisador, possibilidades de obtenção de resultados mediante trabalho realizado.

O objetivo geral de um projeto de pesquisa científica é sua ‘espinha dorsal’. Deve expressar claramente aquilo que o pesquisador pretende conseguir com sua investigação. Não é o que ele ‘vai fazer’ (isto se prevê nos procedimentos), mas o que pretende conseguir como resultado intelectual final de sua investigação. São os objetivos de uma pesquisa que delimitam e dirigem os raciocínios a serem desenvolvidos. (SANTOS, 1999, p.60).

O enunciado de objetivos inicia-se por um verbo no infinitivo. No caso da pesquisa científica deve ser um verbo que indique “ação intelectual”, ou seja, que possa ser verificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (349.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com