TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de investimento empresarial

Trabalho acadêmico: Projeto de investimento empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.184 Palavras (13 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Este trabalho apresenta um projeto de investimento de um negócio, sendo analisada a viabilidade econômica por meio da TIR, VPL e payback, apontando os aspectos favoráveis, os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento das práticas.

ABSTRACT

This paper presents an investment project of a business, analyzing the economic viability through the IRR, NPV and payback, pointing out the positive aspects, the aspects that need improvement and suggestions for improving practices.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.............................................................................................................7

Capítulo 1..........................................................................................................................8

1.1-OS TIPOS DE INVESTIMENTO...............................................................................8

1.2-Descrição do investimento..........................................................................................8

Capítulo 2........................................................................................................................10

2.1-FLUXO DE CAIXA................................................................................................10 2.2-Fluxo de caixa relevante...........................................................................................10

Capítulo 3........................................................................................................................15

3.1- As técnicas de investimento....................................................................................15

3.2-Os cálculos da TIR, VPL e payback para o fluxo de caixa relevante......................17

Capítulo 4........................................................................................................................18

4- O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS..................18

4.1- O imposto de renda e a depreciação ...................................................................18

4.2-Análise de risco do projeto...................................................................................20

CONCLUSÃO............................................................................................................21

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O projeto de investimento é uma estratégia formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir os seus objetivos. É um plano estratégico formalizado em documentos ou, simplesmente, na mente do proprietário ou presidente da empresa. A sua realização esta intimamente ligada a análise dos investimentos necessários a sua realização.

O orçamento é a estratégia da empresa traduzida em números. Essa ferramenta só tem validade, entretanto, quando vinculada a uma análise de investimentos adequada a qual determinará a viabilidade desses planos futuros traçados pela organização.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias; investimentos públicos, investimentos privados, investimentos mistos.

Os fluxos de caixa relevantes, aqueles que serão projetados apresentam um formato padrão, composto basicamente, por três partes:

Investimento inicial ou nos períodos iniciais, retornos de caixa do investimento e valores residuais.

As três principais técnicas de análise de investimentos são: período de retorno (payback); valor presente líquido (VPL), e a taxa interna de retorno (TIR).

A inflação sempre deve ser considerada na analise de investimentos por um motivo muito simples: como a análise de investimentos utiliza, em geral, um período de tempo de diversos anos, a inflação acumulada pode distorcer totalmente a analise se não for considerada corretamente.

Capítulo 1

1.1- OS TIPOS DE INVESTIMENTO

Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento em seu sentido mais amplo e genérico significa renunciar-se a recursos no presente em prol de mais recursos no futuro. Abrir uma empresa, cursar uma faculdade, comprar uma casa, fazer uma aplicação financeira, dentre outros, são atos aparentemente sem relação nenhuma, mas que podem ser entendidos como investimentos.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, são eles:

• Investimentos Públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar-social. Esses não têm objetivo de gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais.

• Investimentos Privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de retorno monetário aos investidores. Considerados os maiores investimentos de geração de emprego e tributos de qualquer país capitalista.

• Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Este tipo de investimento tem objetivo de gerar tanto retorno monetário quanto bem-estar para a sociedade, podemos citar como exemplo a Petrobrás e o Banco do Brasil.

1.2- Descrição do investimento

O projeto explorado é uma vídeo Locadora, que oferece aos seus clientes locações de filmes em fitas magnéticas VHS e DVDs.

Com a era da informática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com