TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Ambiente Empresarial

Trabalho Universitário: Projeto Multidisciplinar Ambiente Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  5.116 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN/CRUZEIRODO SUL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇOES PARA A PRATICA DOCENTE

ALUNA: Janete Lomeu Gouvêa

RGM: 1264340

POLO: Muriaé – Minas Gerais

Muriaé - MG

2014

INTRODUÇÃO:

O conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os aspectos: físico, motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.

Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia. Elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a idade adulta. Dentre essas teorias, destaca-se a de Jean Piaget (1896-1980), psicólogo e biólogo suíço, pela sua produção contínua de pesquisa, pelo rigor científico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria, e pelas suas implicações práticas de sua teoria, principalmente no campo da educação. A teoria deste cientista será referência para compreendermos o desenvolvimento humano e respondermos às perguntas “como” e “por que” o indivíduo se porta de determinada forma, em determinada situação, neste momento de vida.

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um Estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais.

Algumas destas estruturas mentais permanecem ao longo de toda vida. Por exemplo, a motivação está sempre presente como desencadeadora da ação, quer seja, por necessidades fisiológicas, quer seja por necessidades afetivas ou intelectuais. Estas estruturas mentais que permanecem garantem a continuidade do desenvolvimento.

Outras estruturas são substituídas a cada nova fase da vida do indivíduo. Por exemplo, a moral da obediência da criança pequena é substituída pela autonomia moral do adolescente ou, outro exemplo à noção de um objeto existe só quando a criança o vê (antes dos dois anos) é substituída, posteriormente, pela capacidade de atribuir ao objeto sua conservação, mesmo quando ele não está presente no seu campo visual.

É muito importante o estudo do desenvolvimento humano. A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudo e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica com acomodação das estruturas mentais e este novo lado do mundo exterior. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com