TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado

Por:   •  28/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado buscando conhecer e entender como são usadas as ferramentas de administração, comunicação empresarial e técnicas de informática na busca pela boa gestão.

Será abordada a importância da aplicação das Técnicas de Informática utilizadas na comunicação empresarial, bem como dos Fundamentos da Administração, por meio da descrição da origem dos conceitos dos processos de planejar, organizar, dirigir e controlar uma microempresa em busca dos alcances dos objetivos organizacionais, de uma maneira socialmente responsável. Em Comunicação Empresarial, abordaremos instrumentos, ferramentas e veículos de comunicação.

DESENVOLVIMENTO

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Embora existam bastantes conceitos que definam o que é a administração, esta pode ser sintetizada na afirmativa de que a Administração é um processo de gerenciamento estratégico dos recursos disponíveis, humanos, materiais e conceituais, de maneira eficiente e eficaz, na busca pela consecução dos objetivos das organizações. Nesta seara, Chiavenato (2014) afirma que a administração foi o catalizador que permitiu que as inovações – em física, química, medicina, biologia etc. – estivessem disponíveis à sociedade.

Para Drucker (2001, p. 19), “o administrador é o elemento dinâmico e vital de qualquer empresa” que persegue, através da implementação dos processos de planejar, executar, checar e agir, a celeridade e o aperfeiçoamento nos processos organizacionais.

Neste contexto, dentro da disciplina Fundamentos da Administração, o planejamento mostra-se como ferramenta fundamental de gestão para as organizações frente a um mercado cada vez mais competitivo e está presente em tudo que a empresa pretende desenvolver. De tal sorte que este se faz necessário toda vez que a empresa almeja alcançar novos objetivos.

Planejamento

Segundo Santos (2011, p.43):

Planejamento é promover a substituição da improvisação e da atuação empírica-prática e individualizada do operário por meio da utilização de métodos científicos. Eliminação da improvisação em função do planejamento sistêmico dos procedimentos.

Por meio do planejamento das ações, as empresas em seus mais variados ramos de negócios tomam conhecimento dos seus pontos fracos e fortes, das ameaças e oportunidades e podem desenvolver estratégias que venham a auxiliar no contínuo crescimento da mesma, de modo a evitar surpresas que as desestabilizem ou as levem à falência.

Embora o planejamento vise responder às questões básicas acerca da criação e sobrevivência das empresas, bem como sistematizar a tomada de decisões para ao alcance dos objetivos, boa parte do feedback gerado por essa ferramenta ainda é ignorada por uma relevante parcela dos novos empresários brasileiros que, segundo dados do IBGE1, fecham 26.9% das empresas com menos de 2 anos por falta de planejamento.

Neste sentido, as empresas devem buscar agregar valor aos seus produtos e serviços, bem como, a excelência no atendimento dos anseios do mercado e devem, também, atuar em todo ciclo de vida dos empreendimentos propostos.

Gestão Ambiental na organização

Gestão ambiental organizacional é definida como, a adoção de práticas gerenciais de planejamento e organização, de gestão operacional e de comunicação que objetivam a melhoria da relação entre organização e o meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais e aproveitando os benefícios associados a melhoria do desempenho ambiental. (JABBOUR; JABBOUR, 2013, p.7).

Assim, adoção da gestão ambiental, como objetivo estratégico, busca a sinergia e o realinhamento entre as atividades desenvolvidas pelas organizações e os programas de proteção ao meio ambiente, por meio da análise das implicações das atividades empresariais no meio ambiente, através de políticas de valoração ambiental e da implementação de uma visão de desenvolvimento socioeconômico sustentável. Impacta em toda a política empresarial, do nível operacional ao planejamento estratégico global.

O comprometimento dessas empresas com o meio ambiente é mensurado através de níveis, definidos como reativo, preventivo e proativo. No nível reativo estão às empresas que dão pouca ou nenhuma importância para o meio ambiente e apenas reagem diante dos danos ambientais já causados. No preventivo estão as empresas que começam a pensar em prevenir danos, mas também pensam em economizar gastos com possíveis ações de reparo a danos que poderiam ser causados. O nível proativo engloba as organizações que na sua estrutura administrativa já consta um departamento específico de Gestão Ambiental, cuja finalidade é elaborar estudos que visem à minimização dos impactos ambientais na sua área produtiva e também realizar campanhas educativas para toda a sociedade.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Torquato (1985, p.17) destaca que a comunicação empresarial é o mediador entre os interesses dos participantes, das empresas, enquanto unidade econômica, e da administração.

A comunicação empresarial moderna está diretamente ligada a programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com