TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Marketing

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

MARCELA MAIARA SOUZA RODRIGUES

NATALIA LAPOLLA DOS SANTOS

RACHID BEK ARABI

WILLIAN LEITE

TERMÔMETRO DE BARES/BALADAS: APLICATIVO PARA SMARTPHONE

São Paulo

2015


1 COMPOSTO DE MARKETING

O composto de marketing, definido por Philip Kotler (2006), são 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing, são definições fundamentais que uma empresa deve seguir para atingir seus objetivos num determinado mercado alvo. Sua construção é relativamente simples, mas deve ser apoiada em um conhecimento profundo do mercado que se está atuando. Os 4P’s são assim chamados pois compilam todas as etapas do planejamento de ações de um Produto, desde a definição de seu Preço, a Promoção de suas características e a Praça do seu mercado potencial.

2 CONCEITO PRODUTO

Refere-se às características e atributos do produto ou serviço que a empresa irá oferecer (Kotler, 2006). Definem-se tamanhos, cores e funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido. Compreende um conjunto de benefícios, com elementos tangíveis e intangíveis, resultando na soma da satisfação física e psicológica do consumidor quando realiza uma compra.

2.1 Estratégia para serviço

A ideia do aplicativo surgiu da necessidade em saber o que fazer e onde ir se divertir com os amigos sem ser surpreendido negativamente ao chegar no local, pois muitas vezes não está de acordo com o desejado (calmo demais ou agitado demais). O briefing foi criar um aplicativo de plataforma colaborativa, similar ao Waze[1], em que os próprios usuários informam onde e o que está agitando a noite naquele momento, classificando o evento com "hot or not" (quente ou frio) numa espécie de termômetro. A segmentação seria por estilo de música - rock, eletrônica, sertanejo, forró, MPB ao vivo – e/ou por meio de tags pré-definidas para filtrar de acordo com o que o usuário procura no momento - #prapegargeral, #casalzinho, #happyhour, #bombanoafter. Em complemento, teria o cadastro básico do local com endereço, telefone, valor estimado de consumo, horário de funcionamento, etc. O layout do aplicativo seria de um termômetro onde no topo – com a cor vermelha - apareceria o bar/balada mais bem avaliada no momento da busca e na base – cinza - o bar/balada mais mal avaliada no momento, no segmento que o usuário filtrou. Por se tratar de algo inovador, possui vantagem de mercado justamente por não ter concorrência.

3 CONCEITO PREÇO

É a quantia monetária cobrada na aquisição de um produto, a soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de ter ou usar um bem ou serviço (Kotler, 2006). É um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade, nele estão inseridas as seguintes estratégias:

  • Psicológico: estratégia mercadológica usada, em especial no varejo, para influenciar a percepção do consumidor utilizando preços ímpares para dar conotação de barganha e preços pares (cheios) para dar conotação de qualidade. Em síntese, preço psicológico significa fixar preços que tem apelo especial a consumidores-alvo;
  • Valor percebido: quem estabelece o preço do produto não é a empresa e sim o cliente. O que ocorre na prática é que o cliente percebe/atribui um valor no produto que a empresa está oferecendo e decide a partir do preço de venda estabelecido se está disposto ou não a pagar tal quantia. Entender isso é fundamental, pois muda o conceito que se tem de que a empresa é quem faz o preço;
  • De mercado: baseia o preço de acordo com o cobrado na concorrência, dedicando menor atenção aos próprios custos e demanda;
  • Negociados: os ofertantes permitem negociação de preços de acordo com o caso e podem variar, portanto, de cliente para cliente;
  • Mark-up: adiciona-se uma margem padrão ao custo de compra para determinação do preço de venda;
  • ROI: a empresa determina o preço capaz de assegurar sua taxa-alvo de retorno sobre o investimento.

3.1 Estratégia para preço

Para assinatura do serviço, é necessário pagar a quantia de R$ 0,99 anualmente descontados em cartão de crédito. A pesquisa de mercado realizada na primeira parte do plano de negócios indicou que 79% dos entrevistados julgou ser um valor justo ao que o serviço se propõe a oferecer, o que leva a conclusão de que a estratégia que melhor se enquadra ao serviço é a de preço psicológico.

4 CONCEITO PRAÇA

Entende-se como ponto-de-venda ou canal de distribuição como sendo uma rede organizada que executa todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários finais (Kotler, 2006). De uma forma mais simples, significa disponibilizar o produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido. O produto desejado deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.

Visando buscar vantagem competitiva, as empresas podem utilizar canais de distribuição com as seguintes estratégias para atingir a exposição ideal de mercado:

  • Intensiva: vender o produto onde será comprado, dispor no maior número possível de pontos de venda. Técnica geralmente usada para produtos de conveniência como alimentos e refrigerantes.
  • Seletiva: vender o produto onde vende melhor, adequada a categoria de cada produto. Cada ponto de venda tem um posicionamento e influencia determinado público alvo e proporciona valor percebido aos produtos ofertados. Exemplo lojas segmentadas de confecções focadas em determinado público alvo, ex. lojas de vestuário masculino voltada ao segmento de alto poder aquisitivo e faixa etária entre 25-50 anos.
  • Exclusiva: é a utilização de canais de distribuição seletivos que comercializem exclusivamente seus produtos, como as franquias por exemplo.

4.1 Estratégia para praça

Foi pensado em um escritório localizado na zona sul de São Paulo no bairro Vila Olímpia devido a excelente infraestrutura em tecnologia da região e proximidade do público alvo. Além de ser um dos grandes centros financeiros da cidade, é um bairro nobre e referência quando se trata de baladas/bares mais procurados da cena noturna paulistana. Neste caso, a estratégia que melhor se enquadra a distribuição do serviço é a indireta intensiva, ou seja, estaria disponível em todas as lojas de aplicativos mobile abrangendo todos os usuários que tenham interesse ou não nesse tipo de programa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com