TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Tecnologo Marketing

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

        Este projeto tem como objetivo analisar a atual preparação dos Órgãos de Segurança do País com foco no atendimento aos torcedores para o grande evento situado no ano de 2014 a Copa do Mundo.

Palavras-chave: Orgazanições. Segurança. Torcedores. Polícia. Copa.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 AS ORGANIZAÇÕES DA SEGURANÇA PARA O GRANDE EVENTO        5

2.1 Tipos de Seguranças        6

2.1.1 Stewards        7

2.1.2 Polícia Militar        8

2.1.2.1 Centros de Segurança e Monitoramentos        9

2.2 Algumas restrições e controle dentro dos Estádios        9

3 CONCLUSÃO        9


  1. INTRODUÇÃO

O futebol hoje é uma grande paixão tanto entre Brasileiros como no mundo inteiro. Nos Estados Unidos apesar que de falarem muito ao contrário, 60% das pessoas são adeptadas e gostam muito de futebol, influenciando desde a infância seus filhos a jogarem esse famoso esporte que vem crescendo cada vez mais entre os estado Unidenses. Na Europa a paixão pelo futebol se torna maior ainda como em outros continentes. Hoje como sempre foi no Brasil o futebol é o esporte que de longe de destaca mais dentre outros, apesar do crescimento expressivo de outros como Corridas (principalmente amadoras), MMA, entre outros.

Uma das maiores preocupações hoje nos estádios para esse grande Evento da Copa do Mundo 2014, está focada no bom atendimento e na segurança dos jogadores e torcedores. Uma questão que esse projeto vem levantar é como está a preparação atual desta segurança e a forma como será administrado e recepcionado esse grande evento por parte da segurança.

2 AS ORGANIZAÇÕES DA SEGURANÇA PARA O GRANDE EVENTO

Em 1927 Elton Mayo um respeitado diretor de empresas, fundou a Teoria das Relações Humanas (também conhecida como Escola das Relações Humanas), esta teoria revolucionou muitas indústrias e ultimamente todos os tipos de organizações, inclusive organizações de segurança, como por exemplo: polícia militar e segurança privada, que iram atuar durante A Copa do Mundo de 2014 que acontecerá no Brasil.

A teoria das relações humanas é um conjunto de Teorias Administrativas que busca tratar os seres humanos de forma mais complexa, deixando de ver os colaboradores como máquinas e passando a enxerga-los como seres humanos, que tem necessidades para ter melhores desempenhos, entre eles: motivação, reconhecimento etc.

Pensando nisso alguns batalhões já estão oferecendo Cursos de Relações Humanas e derivados, algo de muita importância já que os policiais vão lhe dar com diversas pessoas de Cultura e Costumes muito diferentes.

Além dos investimentos em cursos, treinamentos físicos e técnicos, estão investindo em acompanhamentos psicológicos, para garantir o bem estar e a saúde psíquica de seus Tenentes, Soldados etc., que podem sofrer uma grande pressão, e passar por situações que podem comprometer seus comportamentos. Outra tática é para a motivação deles, onde começarão a enxergar os seres humanos que existem por baixo da farda, um passo muito importante e que fará uma grande diferença, pois estão treinando pessoas para lidar com pessoas.

2.1 Tipos de Seguranças

Os policiais – entre praças e oficiais – que farão parte dos BPCopa (Batalhões de Policia Copa), são dos cursos de aperfeiçoamento da própria PM. O efetivo virá das escolas de Educação Física (EEF), Superior de Sargentos (ESSgt), Superior de Bombeiros (ESB) e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

Os policiais, alunos destas instituições, possuem anos de carreira e experiência na corporação. Além desse efetivo e de próprio policiamento, a PM irá adiar folgas e férias para que o máximo possível de PMs esteja nas ruas. “Por ano, atendemos a dois milhões e meio de ocorrências, então não vamos prejudicar o patrulhamento de rotina por causa do evento”, afirmou o porta-voz.

Em preparação para a Copa, a Polícia Militar realizou um simulado de atendimento a emergências em São Paulo, na terça-feira (25/03/2014). Os exercícios, que contaram com cerca de 120 policiais, foram realizados em um hotel localizado em Santo Amaro, zona sul da capital paulista.

Antes dos exercícios, cinco equipes de escolta simularam o transporte de autoridades. Quatro saíram do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, com destino a hotéis das avenidas Engenheiro Luiz Carlos Berrini e Nações Unidas. O quinto grupo fez o caminho entre essas vias. “Nós treinamos a escolta em tempo e ambiente reais, com as condições de trânsito do horário e local”, ressaltou o porta-voz da PM. “Treinamos da forma mais próxima possível da realidade.”

O treinamento foi feito pelo GATE, Policiamento de Trânsito (CPTran), Corpo de Bombeiros, Patrulhamento Aéreo (GPRAe) e PMs do policiamento de área. Oficiais da Escola de Educação Física (EEF), Escola Superior de Sargentos (ESSgt) e Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) acompanharam.

Além de todo esse policiamento também teremos o serviço de inteligência do governo.

A 12 quilômetros do Palácio do Planalto em Brasília, policiais de várias partes do país trabalham diariamente em uma sala de controle para a qual vão convergir todas as situações de emergência que vierem ocorrer ao longo da copa do mundo no Brasil. Dezenas de monitores, formando um painel de cobertura nacional, receberão imagens captadas em tempo real nas doze capitais que vão sediar um dos mais importantes eventos esportivos do planeta.

Segundo a revista Veja, a segurança da copa envolverá 100.000 homens, entre policiais, agentes federais e militares das Forças Armadas, e contará com helicópteros, aviões, viaturas e drones.

Dentro do estádio do Corinthians o Itaquerão, também vamos contar com o segundo batalhão da  tropa de choque de SP, segundo o Tenente Thiago Depiere,  responsável por controle de distúrbios civis e policiamento em eventos, com grande experiência em jogo de futebol, teremos um grande reforço dentro dos estádios, teremos segurança particular, sob supervisão e acompanhamento da polícia militar e mais um efetivo de pronta resposta, dentro do estádio caso haja algum sinistro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com