TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  28/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.847 Palavras (24 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

THAMIRES DUARTE DA SILVA

RA 2113295

TALITA GONÇALVES ALVES

RA 2117182

LOJAS AMERICANAS S/A.

PIM IV

 

SÃO PAULO

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA

THAMIRES DUARTE DA SILVA

RA 2113295

TALITA GONÇALVES ALVES

RA 2117182

LOJAS AMERICANAS S/A.

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Mauro Trubbianelli

SÃO PAULO

2021

RESUMO

Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento analítico da empresa Lojas Americanas S.A. com base nos conceitos estudados em cada disciplina e aplicados a pratica da organização. A Lojas Americanas é uma empresa de varejo brasileira com unidades distribuídas por todo o País e trabalha com diversos produtos e serviços, inclusive marcas próprias. Neste projeto serão abordadas as disciplinas: Gerenciamento de Pessoas que tem como objetivo analisar o ciclo motivacional, a produtividade e o clima organizacional da empresa. Técnicas de Negociação que irá mostrar as táticas de negociação, os papéis e habilidades dos negociadores e a negociação multilateral da companhia. E por fim, Recursos Materiais e Patrimoniais que irá analisar os recursos da empresa, a distribuição deles para a indústria, a administração de materiais e o capital humano. Além de apresentar a história da empresa e entender suas praticas organizacionais, também serão apresentadas e analisadas falhas e possíveis melhorias para a companhia.

Palavras-chave: Gerenciamento de Pessoas – Negócio - Estoque

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS ..................................................................... 07

2.1 O Ciclo Motivacional e Clima da Organização ................................................... 08

2.2 Barreiras para motivação ................................................................................... 09

2.3 Sistemas da administração de RH e seus subsistemas...................................... 10

2.4 O gerenciamento de pessoas na Lojas Americanas .......................................... 10

3. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO ........................................................................... 13

4. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS....................................................... 16

4.1 Administração e distribuição dos recursos da Lojas Americanas ...................... 17

4.2 Capital da Lojas Americanas................................................................................19

4.3 Capital humano e fluxo de contratação................................................................19

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 21

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 23

1. INTRODUÇÃO

A rede Lojas Americanas S/A. é uma das principais redes de varejo do Brasil, e de acordo com o Ranking IBEVAR 2020 é a maior no segmento loja de departamento.

Foi fundada em Niterói – RJ no ano de 1929. Os americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Boger eram funcionários do complexo comercial Woolworth e pediram demissão para começar um novo negócio. O objetivo dos empresários era abrir uma loja baseada na ideia “Five and Ten Cents”, ou seja, lojas que vendiam mercadorias a 5 e 10 centavos, na moeda americana.

A ideia era criar uma loja com preços baixos, estilo de empresa que fazia muito sucesso nos EUA. De inicio queriam levar esse projeto para Buenos Aires, mas mudaram o destino para o Rio de Janeiro e lá tiveram a certeza de que era o lugar ideal para dar vida ao empreendimento que vinham planejando.

        A empresa nasceu com o slogan “Nada além de dois mil réis” e no final do mesmo ano de fundação já havia mais 3 lojas. No ano de 1940 a Lojas Americanas se tornou uma empresa de capital aberto, ou seja, abriu suas ações. No final da década de 80 as ações foram caindo e os acionistas começaram a desistir do empreendimento, os sócios do então Banco Garantia, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira assumiram o controle da companhia.

        No ano de 1999 a empresa deu inicio as operações de e-commerce com a criação da plataforma Americanas.com e também o ano marcou a centralização da logística com a inauguração do 1º centro de distribuição em Itapevi – SP.

        Atualmente a Lojas Americanas é uma empresa de varejo multicanal e opera diferentes tipos de loja. Até o ano de 2020 a companhia contava com 947 Lojas Americanas, 703 Americanas Express, 2 Americanas Digital, 53 Americanas Local, 2 lojas AME GO. Totalizando 1.707 lojas em 765 cidades do Brasil.

A Americanas conta com mais de 33 mil associados e 100% de sua liderança é formada dentro da empresa. Dentre esse número existem diversos cargos como: Diretoria, Gerência, Coordenação, Supervisão, Administrativo, Operacional, Aprendiz e Estagiário.

A rede de varejo comercializa mais de 60.000 itens de 2.000 fornecedores diferentes (dentre eles: Samsung, Motorola, Nestlé, Mondelez, entre outras). Também tem uma variedade de marcas próprias como basic+, casual home, leven, brink+ e muitas outras. Essa variedade faz com que a empresa detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bomboniere, lingerie, jogos, vestuário, papelaria, higiene e beleza e utilidades domésticas.

A Lojas Americanas tem uma base unificada de 49 milhões de clientes ativos, das mais variadas classes devido a variedade de produtos, preços e também ao fácil acesso de unidades. A própria empresa tem a promessa de oferecer “Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (661.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com