TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Capital intelectual

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.841 Palavras (36 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 36

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

UNINOVE

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RH&INTELECTO

PROJETO INTEGRADOR

SÃO PAULO

2018

Amanda da Conceição Amorim                2217105961

Amanda Oliveira da Silva                         2217101193

Arlete Oliveira Máximo                             2216108520

                         Maria Luiza de Almeida Sousa                 2217112685

PROJETO INTEGRADOR

Pesquisa para o desenvolvimento do Projeto Integrador realizado como exigência para avaliação da disciplina de Projeto Integrador - do curso de Formação Específica em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos à Universidade Nove de Julho – UNINOVE, sob a orientação da Prof.ª LUCIA HELENA TRONCO SARMENTO.

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO- Amanda Amorim

Introdução – Amy

I. ARGUMENTAÇÃO TEÓRICA

Empreendedorismo

Empreendedorismo é empreender, saber solucionar possíveis problemas ou situações conflituosas. É um termo usado no ambiente corporativo e está ligado a criação de novas empresas e novos produtos.        

Empreender é conciliar valor e conseguir identificar possibilidades de transformar a empresa em um negócio lucrativo.

Conceito

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950.

O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico.

O empreendedorismo corporativo significa aplicar a atitude de empreendedor no âmbito corporativo, ou seja, de uma empresa. A presença de empreendedores em uma empresa potencia o seu crescimento.

 Características

Não é necessariamente alguém que inicia um negócio, mas que possui uma visão diferenciada consegue enxergar oportunidades que muitas pessoas não seriam capazes, é muito criativo e tem ideias completamente diferentes dos demais. Empreender é conviver com indecisões, não basta apenas ter uma ideia da transação comercial e o capital para investir, o sucesso de qualquer negócio depende muito do perfil do empresário são necessárias algumas habilidades comportamentais para ter sucesso no empreendedorismo. Algumas delas são:

1 - Iniciativa: Muita pessoa tem ótimas ideias de negócios e enxergam as oportunidades, porém não tem a iniciativa de colocar em prática.

2 - Capacidade de planejamento: O empreendedor precisa ter metas, saber administrar seu tempo e seus recursos, é necessário saber o quanto ele precisa vender, o quanto ele precisa para ter lucro e é interessante o uso de indicadores para acompanhamento.

3 - Autoconfiança: É algo essencial, pois se a própria pessoa não confiar em si como quer que os clientes acreditem nele e em seu trabalho? É necessário transmitir confiança para toda a equipe, algo que ajuda a aumentar a autoconfiança é conversar com alguém em que se confia sobre os negócios.

4 - Liderança: Algumas pessoas nascem com esse dom e outras precisam desenvolvê-lo, se você for muito bom com as questões técnicas e operacionais, mas não souber gerir, o negócio não vai para frente. Às vezes é melhor contratar alguém com essa competência do que desenvolvê-la em você, a liderança também esta em saber montar um time de sucesso.

5- Perseverança: Um empreendedor tem que ter em mente que nada irá ser fácil, e que irão errar, mas que errar ajuda a conseguir acertar. Somente quem perseverar poderá se destacar no mercado. Muitos dos grandes empresários ouviram muitos “nãos” e erraram como, Steve Jobs, Michael Jordan, J.k Rowling e etc.

Intraempreendedor

Geralmente está dentro de uma empresa, em diversos cargos ou em diversas profissões, porém se destaca dos outros colaboradores por ter ideias diferenciadas e criativas. Diferentemente do empreendedor, o intraempreendedor volta seus olhos para o interior da empresa, utiliza todo o seu talento para contribuir para projetos da organização onde trabalha. Um intraempreendedor precisa de autonomia para conseguir ter liberdade para tomar algumas decisões.  

Empreendedorismo nas Organizações

Quando o assunto é empreendedorismo temos que deixar claro que pode ser implantado em uma organização já existente ou inserido na criação de uma nova empresa, além disso, há uma diversidade, pois engloba diversos contextos que geram motivadores diferentes. Pra melhor entendimento deste contexto devemos ter uma visão ampla do negócio e conhecer cada elemento.

Empresarial: Esse tipo de empreendedorismo é o mais comum e se dá quando uma pessoa inicia um negocio ou abre uma empresa, isso pode ser de duas formas a primeira, seria por necessidade para sobrevivência, sem pensar num contexto geral, impactos no mercado de trabalho ou inovação. O outro tipo de empreendedor por outro lado abre um negocio através de uma oportunidade e tem uma visão lucrativa e crescente sempre inovando.

Corporativo: O empreendedorismo corporativo é o procedimento que te leva a criar algo novo e diferente visando o lado estratégico da organização, e essa forma de conduzir está cada vez mais comum de se ver, pois as empresas buscam colaboradores que além de trazerem inovações tragam também soluções para resoluções dos problemas com intuito de minimizar os riscos existentes e aumentar os lucros, ou seja,  é necessário criar, desenvolver e implantar soluções na estrutura da empresa. 

Publico: O empreendedorismo público tem um papel mais difícil, pois o funcionário público segue a mesma rotina há muito tempo e procuram seguir o mesmo padrão de trabalho, portanto a função dele é tentar mudar esse cenário mantendo a cautela para não gerar a revolução de uma vez, para isso é necessário ser um bom ouvinte, ouvir tudo e todos, está sujeito a opiniões e através disso promover ideias. Ele acredita ser possível substituir o habitual, sugerindo algo novo incentivando todos a novos desafios, gerando conhecimentos e lucratividade para a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66 Kb)   pdf (384.1 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com