TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador - Marketing

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.427 Palavras (14 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

O Marketing está sempre presente em nossas vidas tem grande importância entre empresa e consumidores, já que está voltado diretamente para eles. Seu objetivo é levar as pessoas informações de produtos e serviços. Isso pode atingir o publico tanto de forma positiva quanto negativa. Em vista disso, é muito importante ter cautela, pois o marketing utilizado de forma incoerente cria uma visão negativa do cliente em relação a empresa.

Identificaremos a diferença da propaganda e publicidade e a importância dessas ferramentas no desenvolvimento das empresas, que tem investido cada vez mais nesse setor, procurando sempre se destacar, pois essa evolução espantosa da internet e mídias sociais que “radicalizou” o jeito que as empresas e os profissionais produzem, pesquisem e comercializem.

Com esse avanço tecnológico o foco é os clientes, passando uma visão positiva da empresa e do produto a ser comercializado, saber a satisfação dos mesmos em relação ao produto, cativar, fidelizar e ter a segurança.

  1. Marketing

Marketing é um conjunto de atividades que tem como objetivo enteder e procurar atender as necessidades dos consumidores e assim atendelos da melhor forma, criaando um fidelidade entre a empresa e seus clientes, Para isso acontecer é necessario quem a empresa conheca seus cliente muito bem e entendam suas nessecidades.

Os profissionais do marketing podem atuar em areas diversas ,desde o relacionamento com os clientes até o planejamento.Na maioria das empreses o maeketing é fundamental para as vendas,em alguns casos é ultilixado como um suporte na area de vendas,que faz parte do ciclo de relacionamento com os clientes .

Nos dias de hoje existem diferente perfis de Marketing ,como o marketing  para vendas , o para  relacionamento eo o marketing a marca (BRANDING).

Em 1954 a escola administracao de empresas de São Paulo introduziu o conceito de marketing no Brasil.

  1. Historia do Marketing

[pic 1]

quem vê marketing muitas vezes pensa nele como uma ferramenta atual,mas na realidade o marketing  não é uma ferramenta tão atual assim ,podemos nos surpriender  ao descobrir que o marketing surgiu há mais de 550 anos .com o passar dos anos  foi mudando ,atualizando e se adaptando aos tempos  de maneira eficaz.

 mesmo com o paasar do tempo e mudanças,após quase seis seculos ,continua senso essencial apara qualquer negocio.

  1. Os primórdios do Marketing

A prensa tipografica invertanda por Gutenberg em 1450, foi uma criação que recolucionou a comunicaçao já que pela primera vez era possivel produzir texto em massa, antes disso só era possivel produzir os textos a mão ,nesta epoca ate ler era um privilegio que poucos tinham,existia uma limitação na circulaçao de livros isso dificultava ainda mais o contato das pessoas com a linguagem escrita.

[pic 2]

Essa limitação que existia ,afetava ainda mais a educação e o acesso á informação, com isso a prensa afetou grandemente a sociedade.

Com isso o surgimento da prensa de gutenberg ,impulssionou os primeiros aanuncios impressos ,que era a principal forma de marketing nesse periodo.

Antes do surgimento de computadores e internet é bom citar que o marketing seguia um modelo que chamamos de  Outbond.Ele tentava vender o produto antes de criar qualquer tipo de vinculo com o cliente.

Nos tempo de hoje,com o inbound marketing,é criado um vinculo antes ,mostrando aos clientes problemas e apresentando a eles soluçoes,agregando valor por meio de informação.

  1. O marketing e a evoloçao da imprensa: Jornais e Revistas

Mesmo com a revoluçao da prensa de gutenberg ,somente no seculo XVII que começaram a serem publicados os primeiros jornais e revistas em massa .

Muitas pessoas reconhecem o jornal alemão Relation Furenemmen und gedenckurdigen historien, de 1605 como o primeiro,assim entao jornais e revistas se tornaram um meio para a  publicaçao de anuncios pra empressas e os “Marketeiros”,essa era uma forma vantajosa para ambos os lados qualquer negocio podia publicar seus produtos e serviços para mais pessoas.

E dessa forma os editores tambem lucravam na venda de espaço nos jornais e revistas e obter recursos para manter sua publicaçao rodando,essa é uma forma que de outbond marketing que ainda funciona.

  1. O marketing e os espaços públicos: Posteres e Outdoors

A facilidade na impressao de panfletos ,a divugaçao ficou mais facil ,porem ainda havia um problema ,os panfletos tinham que serem entreguem um por um para as pessoas.

Logo apos,alguem percebeu que poderia ser feita de maneira mais facil uma  unica divulgaçao atravez de um poster em via publica ,dessa forma todos poderiam ver a mensagem,de maeira mais facil e com um esforço menor.

Não havia nenhum relato que identificava como essa pratica comeco,mas para fazer um poster era muito facil e poderia ser feito ate mesmo á mão,era provave que ele ja existisse até mesmo da prensa ser inventada.

Essa pratica se tornou tão popular que em 1839 foi proibida a colagem de posteres em propriedades em londres .Mas os profissionais de marketing da época logo encontraram um jeito de contornar essa proibiçao,usando um jeito similar ,porem mais impactante os outdoors.

[pic 3]

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/545850417315473617/

Atraves dos outdoors ,os anucios podiam ser vistos de longe ,tendo mais eficacia que os posteres ,alem disso os outdoors eram muito mais duraveis ,em termos de custo beneficio tambem era uma aposta interessante .o registro mais antigo de um outdoor foi em 1867,e continua até hoje.

  1. O marketing e o som: Rádio, Tv e Telefone.

No século XIX e inicio do século XX surgiram novos meios de comunicaçao, por meio de invencoes muito significativas e revolucionarias quanto à prensa de Gutenberg, foi a invençao do Radio, TV e Telefone.

Apesar da invenção do telefone ter acontecido antes, em 18756, ele se desenvolveu de maneira lenta, somente em 1946 quase cem anos depois que o equipamento comecou a entrar nas casas dos americanos atingiu 50%,logo após passou a aser ultilizado para o telemarketing .

O telemarketing começou a ser usado no final da década de 1970, desde então, tem sido usado como uma das práticas de marketing é considerada uma das praticas mais problemáticas, pelos resultados e a recepçao do público com essa abordagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (395.8 Kb)   docx (279.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com