TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador – Marketing e Qualidade

Por:   •  19/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.358 Palavras (14 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Projeto Integrador – Marketing e

Qualidade

SÔNIA VALÉRIA SANTOS DE OLIVEIRA AGUIAR

Curso Técnico em Administração

Educação a Distância 2016.2



[pic 2]

EXPEDIENTE

Professor Autor

Myrna Suely Silva Lorêto

Design Instrucional

Deyvid Souza Nascimento

Maria de Fátima Duarte Angeiras

Renata Marques de Otero

Terezinha Mônica Sinício Beltrão

Revisão de Língua Portuguesa

Letícia Garcia

Diagramação

Izabela Cavalcanti

Coordenação

Antonio Silva

Coordenação Executiva

George Bento Catunda

Coordenação Geral

Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra

Artefato produzido pela Secretaria Executiva de Educação Profissional de Pernambuco, em convênio com o Ministério da Educação (Rede e-Tec Brasil).

Agosto, 2015


[pic 3]

1. Projeto Integrador – Marketing e Qualidade

1.1 Estudo Dirigido

DaMari brigadeiros gourmet

Mariana é uma pessoa que gosta bastante de cozinhar. Ela adora fazer quitutes para as festas de sua família, ficando responsável principalmente pelos doces. Pensando em criar o seu próprio negócio, Mariana decidiu investir mais em seu talento culinário, para poder ganhar dinheiro através das delícias elaboradas por ela. Assim, Mariana se matriculou em alguns cursos para aperfeiçoar suas técnicas na elaboração de doces, como também ter conhecimento em gestão. Com esta ideia na cabeça e as informações recebidas nos cursos, Mariana abriu a “DaMari”, o seu primeiro empreendimento de brigadeiros gourmet na região mais nobre da sua cidade. Seus brigadeiros são feitos com ingredientes selecionados, alguns inclusive são importados, para os brigadeiros mais requintados.

A produção dos seus brigadeiros ocorre em uma sala preparada com os equipamentos necessários para a fabricação. É importante salientar que a produção de brigadeiros segue um planejamento de acordo com as encomendas realizadas pelos clientes e a necessidade da loja. Essas informações são registradas. O estoque também é monitorado, pois não pode faltar ingredientes para fazer os brigadeiros. Mariana compra alguns dos seus produtos em lojas especializadas para profissionais da área que só vendem para pessoas jurídicas, outros são comprados em supermercados atacadistas e varejistas.

O processo básico de elaboração do seu brigadeiro consistia na utilização de leite condensado, manteiga e confeitos granulados para decorar. Dependendo do sabor do brigadeiro, alguns ingredientes são adicionados, como chocolate, amêndoas, licores, coco, por exemplo. Depois de escolhidos os ingredientes específicos do brigadeiro que será elaborado, eles são misturados juntamente com o leite condensado e a manteiga em um recipiente que será levado ao fogo, até alcançar o ponto desejado. A partir daí, espera-se a massa esfriar para, posteriormente, modelar os brigadeiros. Estes devem ter uma regularidade em seu tamanho, aqueles que destoam são retirados para serem remodelados e atingirem o tamanho definido como ideal. Depois dessa etapa, os doces serão decorados com o confeito granulado anteriormente definido, de acordo com o tipo de

brigadeiro que está sendo preparado. Então, as guloseimas são colocadas em forminhas para depois serem comercializadas no salão da loja, onde os clientes adquirem os brigadeiros, ou são encaminhados para atender as encomendas previamente solicitadas.

Os funcionários que participam do processo de fabricação dos produtos recebem treinamento adequado desde a manipulação dos insumos, passando pela verificação da validade dos materiais até chegar ao produto final. A melhoria contínua dos seus processos também é fator preponderante, assim como também preza pelo envolvimento dos seus trabalhadores com a empresa. Mariana é bastante exigente. Dessa forma, além do sabor, tamanho e textura, ela preza pela qualidade. A aparência dos doces é bastante relevante, pois eles são a materialização da imagem da empresa. Para ela, todos esses atributos são importantes, pois são aspectos que são percebidos e avaliados pelos clientes. É necessário ressaltar que atualmente existem outras lojas que concorrem com a DaMari em sua cidade, fazendo com que Mariana fique sempre atenta a meios de tornar o seu cliente fiel à marca.

Na loja, todos os funcionários são treinados para atender bem o cliente. A partir do momento que o cliente faz seu pedido, essas informações são registradas, para que um dos funcionários possa separar a sua encomenda e entregá-la. Com o acúmulo dessas informações, Mariana já sabe quais são os doces mais pedidos, qual é a época em que as vendas aumentam e diminuem. Assim, ela pode criar estratégias para aumentar as vendas, como também comprar mais ingredientes dos doces que são mais comercializados. Como a DaMari se preocupa com os seus clientes, são disponibilizadas caixas para sugestões e reclamações para que eles possam se expressar.

Diante do sucesso da DaMari, Mariana está precisando de alguém que a auxilie na gestão da sua organização. Você foi selecionado para esta missão. Parabéns! A DaMari conta com você para continuar tendo sucesso! Para isso é necessário que você ajude Mariana a resolver as questões

1.2 Questões

  1.  Economia (Peso 2)

  1. De acordo com o texto acima, vivemos em uma economia de planejamento central ou em uma economia descentralizada? Justifique sua resposta.

De acordo com o texto, é uma economia centralizada, porque designa um tipo de sistema económico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas ao nível central pela empresa. Portanto às designadas Economias de Mercado em que a intervenção da empresa na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (897.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com