TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador Ser Empreendedor

Por:   •  7/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 7

REDE DE ENSINO DOCTUM

Vitor Ferreira Salviano

PROJETO INTEGRADOR I

Cataguases

2020

Vitor Ferreira Salviano

PROJETO INTEGRADOR I

Trabalho apresentado à disciplina

PROJETO INTEGRADOR I – SER

EMPREENDEDOR do curso EaD

Pleno em administração requisito

Para avaliação.

Orientador: Prof. Antônio Carlos Valente

Cataguases

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………...1

2 RELATOS DAS VISITAS……………………………………………………….1

2.1 Relatos da 1ª Visita…………………………………………………………..1

2.2 Relatos da 2ª Visita…………………………………………………………….1

2.3 Relatos da 3ª Visita…………………………………………………………….2

2.4 Relatos da 4ª Visita……………………………………………………………..2

2.5 Relatos da 5ª Visita……………………………………………………………3

3 CONCLUSÃO……………………………………………………………………..3

INTRODUÇÃO

O Projeto buscou a integração dos conteudos estudados, Com o objetivo de constatar se há ou não uma correlação entre os conteudos aprendidos na teoria com as práticas exercidas pelos comércios locais, Essa pesquisa foi feita por meio de pesquisas em campo.

Relatos da 1ª Visita

Em uma analise nos comercios locais pude verificar varias técnicas empregadas pelos empreendedores, Quero destacar a empresa onde trabalho, Companhia Industrial Cataguases que aplica o processo administrativo criado por Henry Fayol formado a partir do planejamento,organização,comando,coordenação e controle.  

Relatos da 2ª Visita

Em uma pesquisa feita nos comercios locais foi constatado junto aos empreendedores que as principais habilidades empreendedoras são:

Manter-se informado: O empreendedor tem que estar sempre bem informado sobre o mercado onde atua. Além de ficar atento se há insatisfações tanto dos clientes ou até mesmo dos funcionários, Visando sempre por melhorias  .Ser determinado: Por mais que o empreendedor tenha cursos e certificados, dificilmente acertará seu negócio de primeira. Ele deve ser persistente e não pode desistir por qualquer barreira  mas os seus objetivos devem estar claros  para poder aproveitar as oportunidades que surgirem.

Ter autocrítica: O empreendedor precisa se conhecer bem para identificar quais são os seus pontos fortes e fracos. Infelizmente  muitos empreendedores não conseguem perceber alguns sinais de alerta, como de que precisam de um parceiro que seja experiente em uma área que ele não domina.

Praticas gerencias aplicadas:

treinamento da equipe: De acordo com os empreendedores locais o bom treinamento da equipe e essencial para o sucesso do negócio independente da área.

marketing: Independente da área de atuação da empresa o marketing é essencial para o sucesso. Para uma boa divulgação dos produtos caso a empresa for desse ramo quanto para a prestação de serviços.

Boa gestão financeira: É muito importante quem a empresa temha uma boa gestão financeira, Muitos empreendedores acabam cometemdo o erro de misturar dinheiro pessoal com o da empresa, Também é muito importante a empresa ter um capital de

giro para financiar a continuidade da empresa evitando que ela fique no vermelho e tenha que recorrer a empréstimos para quitar dívidas.

                                                                                                                                      1

Riscos:

De acordo com o levantamento feito com os empreendedores locais os principais riscos assumidos por eles são com os consumidores, Pois quando se começa um negócio não se tem 100% de chance que os consumidores vão comprar os seus produtos ou os seus serviços de acordo com o ramo que a empresa atua. 

Relatos da 3ª Visita

Em um levantamento feito junto ao estabelecimentos locais foi constatado que a teoria administrativa que predomina é a teoria das relações humanas.

Os colaboradores são peças cruciais para o sucesso do negócio independente da aréa atuante, mesmo com as varia tecnologias existentes atualmente o colaborador continua sendo peça chave dentro das empresas, Principalmente em comércios de pequeno porte onde o convívio do líder com seus colaboradores é mais próximo.

Como uma das características da teoria o ser humano possue necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio e autorrealização, Ou seja o colaborador precisa de segurança em seu local de trabalho, compreensão de seu lider e motivação devido as sua realizações dentro da empresa, Quanto mais motivado mais ele se disponibilizará para ajudar seu líder no crescimento do negócio.

Relatos da 4ª Visita

Em um levantamento feito junto aos empreendedores locais foi constatado que as variáveis afetam seus negócios de forma positiva, Pois através delas o empreendedor tem alguns dados sobre o mercado e o consumidor em mãos que pode ajudalo muito a ter sucesso com seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com