TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrador Curso Superior de Administração Ser Empreendedor

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso Superior de Administração

Módulo 2: Ser Empreendedor

Aluno: Cristiana Reis

Cidade: Ipatinga – MG

SUMÁRIO[pic 2]

1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO....................................................................... 2

2 TIPOS DE AÇÃO..................................................................................................... 3

3 LOCALIDADE ......................................................................................................... 5

4 DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO ........................................................................... 6

5 RECURSOS UTILIZADOS ...................................................................................... 8

6 MOBILIZAÇÃO SOCIAL ......................................................................................... 9

7 OS IMPACTOS GERADOS PELA AÇÃO NA COMUNIDADE ............................ 10

8 RELATOS DOS PARTICIPANTES ........................................................................11

1. Identificação da Instituição; [pic 3]

ASPD - Associação Projeto de Deus, fundada em 10 de novembro de 1996 e em funcionamento há 25 anos, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, com CNPJ sob o nº. 01.591.966/0001-03, sediada na Rua Salto Osório, 189, Vila Formosa, Ipatinga/MG, CEP 35.162-425, reconhecida como Entidade Pública Municipal, pela Lei Municipal nº. 1.585, de 25 de março de 1998, Entidade Pública Estadual, pela Lei Estadual 15.189, de 25 de Julho de 2004 e Entidade Pública Federal pela portaria nº. 2.073, de 14 de setembro de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2012, tem a missão de possibilitar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários do público atendido, para que construam seu alicerce pessoal, valorizem o esporte, o estudo e a escola e se tornem agentes participativos da sociedade, protagonistas de sua própria história, inspirados em valores éticos e cristãos.

A ASPD – Associação Projeto de Deus tem ajudado muito o bairro onde eu moro em combate contra a violência e abuso infantil, ajudando na autoestima dos seus usuários, na prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, entre outros, vejo de perto a melhoria, conhecimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes na qual estão inseridos.

A instituição já teve segmento em creche e educação infantil, hoje o seu trabalho está voltado para proteção social com serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Website: Facebook - https://www.facebook.com/aspdipatinga/

Blog - http://www.aspdshallom.com.br/        

Email; associacaoprojetodedeus@yahoo.com.br

2. Tipos de ação; [pic 4]

O projeto implementado pela instituição ASPD – Associação Projeto de Deus faz parte da assistência social, pertencendo à Secretaria de Assistência Social do município, trabalhando com a atenção básica, funcionando na instituição como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tendo como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a interação e a troca de experiências entre os participantes, possuindo caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação dos direitos.

A principal ação desenvolvida é a prevenção e a proteção de crianças e adolescentes de 06 a 15 anos de idade em risco de vulnerabilidade que é o público alvo, desta forma as famílias também são assistidas, primeiro pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social que acolhem essas famílias e depois envia para a instituição acompanha-las.

Dentro da principal ação é desenvolvido os projetos que são colocados como temas pautados pela Secretaria de Assistência Social que são obrigatoriamente trabalhados pela instituição ASPD – Associação Projeto de Deus, tais como:

  • Abuso sexual e prevenção;
  • Prevenção, uso e abuso de drogas, tanto lícitas, quanto ilícitas;
  • Autoestima;
  • Gravidez na adolescência cidadania;
  • Bulling;
  • Igualdade Social;
  • Preconceito racial; e outros.

Também são trabalhados pela ASPD – Associação Projeto de Deus outros temas transversais, que são de cunho familiar não obrigatório, como:

  • Dia das mães;
  • Dia das mulheres;
  • Dia dos pais;
  • Dia das crianças;
  • Páscoa;
  • Natal; entre outros. 

Todo o projeto serve para:
• Contribuir para que crianças e adolescentes tenham uma infância sadia; através da prática de atividades físicas nas oficinas de natação e informática;
• Promover entre familiares, professores, crianças, adolescentes e lideranças comunitárias locais, conhecimento com o objetivo fomentar e romper com o silêncio em situações de abuso sexual;
• Promover a integração da família, escola, CRAS, trabalhando em conjunto com os mesmos, estimulando a participação destes atores na defesa dos direitos da criança e do adolescente;
 • Capacitar instrutores e voluntários da entidade, com o objetivo de prepará-los para identificar casos de violência e desenvolver ações de prevenção;
[pic 5]

3. Localidade;[pic 6]

A ASPD – Associação Projeto de Deus está sediada na Rua Salto Osório, 189, Vila Formosa, Ipatinga/MG, CEP 35.162-425 – Brasil.

Sua área de atuação é a educação, saúde e laser, com ensinamentos éticos, moral e cristãos, possibilitando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade.

4. Desenvolvimento da ação;[pic 7]

As ações dos projetos desenvolvidas dentro da instituição, são realizadas através de oficinas, como:
• Natação (Com Piscina na própria entidade);
• Futsal, vôlei e futebol;
• Artesanato;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (186.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com