TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Gestão Empresarial 2º Semestre Fatec

Por:   •  14/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 13

  

  

 

[pic 1] 

   

FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO 

   

     

 

 

JOÃO VICTOR DOS SANTOS 

SAMUEL VICTOR GONÇALVES ABREU  

TALLES VICTOR FREITAS FERREIRA 

  

AS DEMANDAS DAS AGENDAS GLOBAIS - SUSTENTABILIDADE, DIVERSIDADE E

TRABALHO DECENTE - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS PROCESSOS DE GESTÃO 

  

      

   

   

   

  

   

SÃO PAULO 2023   

Introdução  

  

Desde o início da Revolução Industrial, período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII, o mundo se encontra em crescente avanço tecnológico e consumo de recursos naturais, o que tem levado a escassez de tais recursos. Com a industrialização e a globalização os

meios de consumo se tornaram cada vez mais acessíveis, propiciando assim um descontrole em se tratando na forma de produzir, uma vez que meios mais produtivos e eficazes foram explorados para atender a grande massa consumista da população sem levar em consideração o desgaste ambiental. Os impactos são imensuráveis, pois, numa visão futura e na escalada em que se anda a sociedade do consumo, não se pode medir um avanço descontrolado da exploração de recursos naturais.  

Diante isto, pode-se notar que com o avanço tecnológico e crescimento de um mercado competitivo, o ser humano acabou por aceitar péssimas jornadas e condições de trabalho. Com isso, em um novo modelo de administração, surgiu o conceito de

responsabilidade social e trabalho decente como forma de minimizar o impacto da rotina de trabalho na vida do colaborador. O trabalho decente é definido como aquilo no qual o funcionário exerce uma atividade produtiva sendo devidamente remunerada em boas

condições biológicas, psíquicas e sociais garantindo a segurança, liberdade e equidade. O trabalho decente permite satisfazer as necessidades pessoais e familiares de alimentação, educação, moradia, saúde e segurança, garantindo proteção social nos impedimentos ao exercício do trabalho.

Outro fator que se tornou importante atualmente é a questão da diversidade. Administrar a diversidade dentro de uma organização seja ela pública ou privada entende-se como enxergar a diversidade das pessoas em um conjunto onde há diversas culturas, formas de pensar e agir, orientação sexual, etnia e religião.  

O objetivo de estudo desta pesquisa é entender quais desafios e perspectivas para os processos de gestão em uma ótica que abrange sustentabilidade, diversidade e trabalho decente. Esta pesquisa se caracteriza como bibliográfica e qualitativa com base em estudos realizados por interessados sobre o assunto efetivados através de artigos e revistas científicas e livros de autores interligados nesse contexto.

1. Administração e gestão da diversidade  

 

Para Chiavenato (2004 p.2) “A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas”. Em outras palavras, a TGA é uma ciência que visa entender como as organizações são conduzidas pelos indivíduos. Assim, os administradores definem estratégias, dimensionam os alocamentos dos recursos humanos e materiais, planejam, executam, coordenam e controlam.  

Dentro da TGA o administrador tem como processos administrativos 4 pilares emergentes, sendo eles, o planejamento que compreende e envolve a seleção de objetivos e diretrizes, programas e procedimentos para os atingir, ou seja, é a tomada de decisões, tendo em vista que envolve uma escolha entre muitas alternativas. A organização que se refere aos direcionamentos tanto de recursos humanos quanto aos materiais, a fim de atingir os objetivos destacados no planejamento. A direção envolve a parte mais psicossocial, ou seja, orientar e direcionar os envolvidos para que façam eficientemente o que se foi organizado. Por fim, o controle que tem como princípio objetivo analisar a eficácia da execução, e o previsto com o executado a fim de corrigir falhas, refazê-las ou progredir para os próximos objetivos com base nas informações e dados necessariamente demonstrados pelas etapas anteriores (Leal, 2005).  

Portanto, o principal propósito da gestão da diversidade é garantir os direitos humanos por meio da equidade e administrar as relações de trabalhos individuais com o coletivo afim de garantir a retenção de talentos ou promover grupos e pessoas das denominadas minorias, podendo acontecer inicialmente no recrutamento e seleção de pessoal ao implementar critérios relevantes com a diversidade cultural (Cox, 1994). As organizações estão em busca de desenvolverem estas questões ao perceberem que podem ter vantagem econômica, uma vez que promove o bem-estar interno ao reduzir custos com turnover e absenteísmos e externo ao se autopromove como uma empresa socialmente diversificada. Taylor Cox Jr. e Stacy Blake (1991). A gestão eficaz da diversidade ajuda a criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo, aumentando a produtividade e a satisfação dos funcionários, além de gerar valor para os acionistas. 

 

2. Conceito de sustentabilidade.  

  

 Existem inúmeras formas de definir o termo sustentabilidade. Temple (1992) afirma que o conceito é amplo, podendo significar muito e nada ao mesmo tempo. Daly (1996) concorda com essa proposição, afirmando que é um termo de que todos gostam, mas não sabem o que exatamente significa. No entanto, Jacobs (1995) compara a definição do termo sustentabilidade à de democracia. A definição mais aceita é que sustentabilidade é a capacidade de se autossustentar, de se auto mantiver uma atividade por um longo período indeterminado de forma a não se esgotar nunca, apesar dos imprevistos que podem vir a ocorrer durante este período.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (105.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com