TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR III – 3° SEMESTRE

Por:   •  4/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - MOGI DAS CRUZES

GESTÃO EMPRESÁRIAL

Ana Lucia Borges

Kennedy de Souza da Silva

Thais Auletta Cordeiro

PROJETO INTERDISCIPLINAR III – 3° SEMESTRE

MOGI DAS CRUZES

2019

INTRODUÇÃO

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem o objetivo de promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Neste contexto, nosso propósito é analisar e discorrer sobre o trabalho decente como ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT, sendo eles, respeito aos direitos nos trabalhos fundamentais; promoção do emprego produtivo e de qualidade; ampliação da proteção social e fortalecimento do diálogo social.

Para atingir nossos objetivos faremos uma pesquisa exploratória da conjuntura do trabalho decente. Também utilizaremos os conceitos aprendidos nos componentes curriculares do curso de Gestão Empresarial estudados até o terceiro semestre, relacionando-os com os textos norteadores indicados.

DESENVOLVIMENTO

O conceito de trabalho decente surge junto aos obstáculos da globalização e falta de politicas para a obtenção do crescimento e emprego. Termo criado pela Organização internacional do trabalho é marcado por ser o norte dos objetivos criados pela instituição.

Segundo o site das Nações Unidas, o trabalho decente abrange a promoção de oportunidades para mulheres e homens do mundo para conseguir um trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança e capaz de garantir uma vida digna. Para o sucesso do trabalho decente instituído pela OIT, quatro objetivos estratégicos foram criados, sendo eles, respeito aos direitos no trabalho, emprego produtivo e de qualidade, proteção social e diálogo social.

A respeito aos direitos no trabalho, trata principalmente dos direitos fundamentais, como: “Liberdade sindical, direito de negociação coletiva, eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação e erradicação de todas as formas de trabalho forçado e trabalho infantil” (International Labour Organization).

Quando indagamos sobre direitos fundamentais nos referimos a direitos básicos individuais, políticos, sociais, que são determinados dentro da constituição de um determinado país. A federação geralmente se baseia dentro dos princípios universais dos direitos humanos, porém os direitos fundamentais levam em conta o fator cultural da nação, podendo diferir em determinadas sociedades. Sob estas divergências que a OIT trabalha para que sejam padronizados e garantidos mundialmente os direitos fundamentais estipulados por ela.

Em consideração ao emprego produtivo e de qualidade, a idealização da organização é promover cada vez mais formas de trabalho que sejam voltadas para a satisfação profissional do colaborador, eliminando empregos informais de baixa qualidade, sem proteção ou segurança social e empregos formais no setor público com baixa produtividade.

No discorrer do tópico sobre proteção social a instituição tem como meta a ampliação desta. A proteção social tem como intuito garantir a inclusão dos cidadãos em circunstancia de fragilidade prevenindo situações arriscadas através do desenvolvimento de potencialidades.

Por final, a OIT trabalha pelo fortalecimento do diálogo social, sendo proposição para aproximação e fortalecimento de contato comunitário.

Trabalho Decente no Brasil

Especificamente no Brasil a OIT tem como foco áreas que são hoje desafios para atuação do governo, são elas: Combate ao trabalho forçado; trabalho infantil; tráfico de pessoas para exploração sexual, igualdade de oportunidade e trabalho decente para os jovens brasileiros.

Para que este trabalho fosse desenvolvido no Brasil, em 2006 o país criou a ANTD – Agencia Nacional de Trabalho Decente, desenvolvendo uma agenda e um plano com a ajuda de gestores do governo, sindicatos, empregadores, instituições acadêmicas e órgão relacionados a justiça.

A Diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, afirma que atualmente no Brasil 77% da renda das famílias advêm do trabalho e é indiscutível a importância de mecanismos de proteção e incentivo para o trabalhador.

CONCLUSÃO

Refletindo sobra as circunstâncias citadas anteriormente, verificamos que o trabalho exerce a função de vínculo entre o desenvolvimento social e econômico. Ao instituir o conceito de trabalho decente, a OIT alcança outra parcela de pessoas, diminuindo assim a desigualdade e garantindo a vida digna com liberdade e segurança para mais homens e mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (217.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com