TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar com as Disciplinas Desse Semestre

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Projeto interdisciplinar com as disciplinas desse semestre

TAYRON DA SILVA DANTAS

OURICURI - PE

2018

TAYRON DA SILVA DANTAS

           

Projeto interdisciplinar com as disciplinas desse semestre

                                        

         Trabalho solicitado pelo professor, Manoel Pereira de Barros, da disciplina Prática II, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade à Distância, da Universidade de Pernambuco - UPE, como requisito para fins avaliativos.

OURICURI – PE

2018

              A interdisciplinaridade aponta uma proposta metodológica que inova o sentido das disciplinas e envolve soluções de um determinado problema sendo assim capaz de suprir os limites e deficiências que cada área apresenta diante de um problema complexo. A prática de projetos interdisciplinares é fundamentada na teoria de aprendizado centrada em problemas - Problem-based Learning, PBL (RIBEIRO et all., 2003, RIBEIRO, 2005).

                A prática ajuda o aluno a entender conceitos que se formam de maneira obscura e abstrata quando tratados de forma teórica em sala de aula. A execução dos projetos favorece o aprendizado de conceitos, por meio da observação de fenômenos físicos, e permite um aprofundamento na discussão teórica.

                 Ao planejarmos uma aula prática, encontramos muitos desafios quando pensamos em criar algo que desperte e mantenha o interesse dos alunos, uma prática que possa mantê-los envolvidos e também desperte o senso investigativo do aluno, dessa forma lhes permitirá compreender os conceitos fundamentais. Nestes termos, compreendemos os benefícios que a aula prática pode trazer. No processo de ensino e aprendizagem, é importante que o professor entenda quais conceitos quer abordar, qual o tipo de reação que quer despertar.

                     Aplicando metodologias de ensino partindo de um planejamento, pode ser usado métodos como: atividades práticas, materiais, diversos temas, estudos teóricos sobre o assunto, levando em consideração qual a modalidade de ensino.

Para o projeto interdisciplinar é importante uma proposta pedagógica dividida por exemplo em palestras onde possa proporcionar aos alunos as diferentes áreas estudadas, promovendo discussões elucidando temas como: o que é bioética, ética e moral, uso da ética quando falamos de experiências em animais, seres humanos e meio ambiente, podendo usar estatísticas de pesquisa sobre o assunto falado.  Quando um professor de Biologia se apropria de saberes dessa área e de outras para explicar um determinado fenômeno, entende-se que a abordagem possa ser interdisciplinar, se houver complementariedade e equivalência entre os saberes (FORTUNATO et al., 2013, p. 77).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com