TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Gestão Comercial

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

UNIDADE DE PASSOS – MINAS GERAIS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO II

Alunos (a): Cristian Parreira Silva

Fernanda Godê Licastro

Guilherme Tavares Alves

Ingrid Nathalia Sousa

João Paulo Miranda

Laila Camila

Luana Vilaça Neto

Professor: Rafael

Curso: Engenharia de Produção

9° Período

Passos, 2015.

Academia de Ginástica e Suplementos

  1. Introdução

O planejamento estratégico é a ferramenta determinante, é o ponto de partida da organização e tem como função antecipar o que a organização devera fazer e quais objetivos deverão ser atingidos, definição das estratégias que ajudaram a colocar em pratica e execução dos objetivos e também sobrevivência da organização. O planejamento tem como proposito adotar medidas decisivas para condução das atitudes em relação a seu plano, aumentando a probabilidade de que no futuro, a organização estará no lugar certo e na hora certa, oferecendo uma visão de futuro, independente do tamanho da empresa.

O planejamento estratégico é uma ferramenta que servira de auxilio nas tomadas de decisões para que evitem possíveis erros, estabelecendo a direção a ser seguida, buscando sempre a interação dos fatores externos não controláveis. Paiva, Leandro Martins; A importância do Planejamento, 2010.

No planejamento estratégico da Academia de Ginastica e Suplementos, os principais pontos analisados são diferenças que buscamos encontrar para conquistar um diferencial competitivo em relação às outras empresas. O fato de se ter uma loja de vendas de suplementos alimentares dentro da própria academia, por exemplo, dará a academia uma receita a mais, pois evitara que seus clientes saiam de lá para consumir esses produtos de outras lojas, este diferencial nos destacará estrategicamente no mercado. Realizaremos nosso planejamento estratégico através dos métodos e técnicas propostas no programa de empreendedor do SEBRAE.

  1. MISSAO, VISÃO e VALORES

2.1 Missão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar das pessoas, gerando a promoção da saúde emocional física e social.

2.2 Visão

Ser referência em academias de musculação e ginástica na cidade de Passos – MG e região, e ser a melhor equipe de prestação de serviços em atividade física londrinense até o ano de 2015.

2.3 Valores

Honestidade, humildade, respeito ao próximo, ética e excelência no trabalho, integração com a comunidade e responsabilidade sócio-ambiental.

  1.  Analise de Cenários

A análise de cenários é um instrumento importante na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa. Na nossa análise, exploramos os diversos caminhos que a empresa pode seguir, para então implementar aquele que melhor condizer com os objetivos.

3.1) Ambiente Externo

Fatores externos que podem influenciar nas tomadas de decisões e perspectivas como clientes.

Como parte dos ambientes específicos, é importante levar em conta os fornecedores, os clientes, os concorrentes, o governo e os grupos de interesse.

Com os fornecedores deve-se estabelecer um tratamento dinâmico, gerando uma relação de ganho mútuo. Os fornecedores são sócios estratégicos importantes para a organização, porque proporcionam os insumos que permitirão que a nossa organização produza os bens que pretendemos comercializar, no caso os suplementos alimentares. Uma falta ou atraso por parte de nossos fornecedores afetaria de forma significativa o processo de produção.

O governo e as leis que se estabelecem influenciam as operações do negócio. A crise financeira, por exemplo, pode ser um fator de risco, pois se o governo resolver aumentar a taxa de impostos e taxar o serviço, por exemplo, haverá dificuldades para a companhia. Em relação as leis podemos citar, como exemplo, a Lei Nº 4.755, de 14 de fevereiro de 2012, que dispõe sobre a afixação de cartaz que contenha informações sobre as consequências do uso de anabolizantes nas academias de ginástica e estabelecimentos similares, e a Lei Nº 6545, de 02 de outubro de 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade de exames clínicos para a pratica dos exercícios. Caso a fiscalização aumente, devemos estar em conformidade.

Os grupos de poder devem ser reconhecidos, para que se possa interagir com eles como aliados potenciais que favoreçam o nosso crescimento. Também há grupos de poder que podem apresentar obstáculos para o nosso desenvolvimento. O sindicato dos profissionais de educação física, por exemplo, pode reivindicar alguma melhoria nas condições de trabalho, o que pode gerar custos.

No aspecto do Ambiente Geral, devem ser considerados o âmbito econômico, o capital, o trabalho, os níveis de preços, as mudanças da tecnologia, as mudanças sociais, a inflação e as mudanças políticas.

Dos principais concorrentes, podemos concluir que o mercado tem potencial, pois nenhum dos mesmos atende a todos os requisitos de qualidade. Os concorrentes que possuem qualidade em serviço e equipamentos cobra um valor muito caro pelo serviço. Já os que têm preço baixo, não tem a mesma qualidade no serviço. Percebe-se também, que nenhum deles possui um algo a mais, tendo como base o mesmo padrão de serviço. Para melhor visualização, fizemos uma análise dos principais concorrentes, que segue seguir:

Empresa

Qualidade

Preço

Localização

Atendimento

Serviços aos clientes

Performance

Qualidade dos equipamentos excelente, grande variedade

Demasiado caro.

Av. Juca Stockler

Atendimento bom

Acompanhamento

Coliseum

Deixa a desejar, pouca variedade de equipamentos.

Baixo

Av. Com. Francisco Avelino Maia

Atendimento razoável

Nenhum em especial

CPN

Excelente

Incluído na mensalidade no clube

Av. Com. Francisco Avelino Maia

Bom

Acompanhamento

Ellas Academia Feminina

Boa

Médio

Rua Canjeranus

Voltado ao público feminino

Acompanhamento especifico as mulheres

Centro Qualidade de Vida

Boa, mas com pouca variedade de equipamentos.

Alto

Av. Com. Francisco Avelino Maia

Excelente

Nada em especial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (361.4 Kb)   docx (170.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com