TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar em gestão comercial I

Por:   •  3/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.260 Palavras (22 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 22

ROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR EM GESTÃO COMERCIAL

Trabalho desenvolvido para a disciplina Projeto Multidisciplinar em Gestão Comercial curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

Orientador: Professorº Tutor: Claudio Scheidt Guimarães

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

HISTÓRICO 7

CARACTERIZAÇÃO 8

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 9

MERCADOS PRINCIPAIS PRODUTOS 10

PRINCIPAIS CONCORRENTES 14

PRÁTICAS DE GESTÃO 14

GESTÃO SUSTENTAVEL 20

CONCLUSÃO 22

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 23

RESUMO

Magazine Luiza é uma empresa que atua no mercado varejista há mais de 60 anos.

Líder de mercado no Brasil, teve inicio no ano de 1957 e desde então vem crescendo cada vez mais abrangendo seus pontos de vendas por todo e território nacional.

Para facilitar o acesso de seus produtos e serviços aos seus clientes, hoje atua não só na área de lojas físicas como também lojas virtuais utilizando as ferramentas de televendas e e-commerce e aplicativo Magazine Luiza.

No intuito de agregar valor disponibiliza diversos serviços, tais como: LuizaCred; Consorcio Luiza; Luiza seg; Magazine Você; chip Luiza Multicanalidade; aplicativo Magazine Luiza.

Com ocompromisso de satisfação aos seus clientes, proporciona aos mesmos atendimento diferenciado, com excelência reconhecida internacionalmente pela sua dedicação.

INTRODUÇÃO

O ano de 2016 foi desafiador aos varejistas. Recessão econômica a galope, inflação atingindo patamares elevados, arrocho salarial e aperto monetário que derrubaram o consumo e os resultados financeiros dos varejistas. A queda de 4,3% do varejo apurada pelo IBGE para o ano passado mostrou empiricamente as consequências da completa falta de preparo para dirigir uma economia claudicante sem fundamentos sólidos.

A despeito do tétrico desempenho econômico nacional desde 2014, graças ao seu histórico de erros e acertos, o varejo se mostra resiliente. Muitos empresários entraram com pedidos de recuperação judicial, intensificaram-se os movimentos de fusões e aquisições em alguns segmentos, mas é o ciclo varejista, ao sabor dos humores da economia. Tempos difíceis são essenciais para os mais importantes aprendizados.

Com uma taxa de desemprego elevada, espera-se por ora um ritmo de consumo austero. Alguns segmentos têm amargado baixo crescimento, até mesmo queda. Outros, porém, ganharam força nesses tempos recessivos.

O varejo possui múltiplas facetas. Tratá-lo como único e analisá-lo desta forma é incorrer em um erro grave, visto que exclui a apreciação crítica de inúmeros aspectos que influenciam especificamente cada segmento.

Apenas para exemplificar, utilizando dados publicados neste ranking, enquanto o segmento de Eletroeletrônicos e Móveis amargou uma queda de 6,1% de seu faturamento em 2015, o segmento de Atacarejo avançou impressionantes 18,2% no mesmo ano. Ou seja, em um período de grave crise, contexto comum a todos os empresários, trabalhadores e consumidores, houve quem sentiu o golpe da realidade, e aqueles que justamente dela se beneficiaram.

As 300 empresas que foram apresentadas no início do Ranking NOVAREJO Brasileiro 2016 exibiram, no ano passado, um crescimento médio de 9,2% em seu faturamento líquido. Embora tenha sido um crescimento inferior à inflação oficial do período (10,7% em 2015, segundo o IBGE), foi uma performance louvável ante a desaceleração do consumo no ano passado.

O Magazine Luiza é uma empresa familiar que leva o nome de sua dona, presente no mercado brasileiro ha 60 anos vem festejando conquistas até se tornar uma das maiores empresa do varejo.

Foi pioneira na abertura das chamadas lojas virtuais e ficou conhecida nacionalmente por campanhas promocionais que levam multidões às suaslojas.

Na sociedade em que vivemos torna-se cada vez mais necessário conhecer e acompanhar os aspectos de crescimento dos negócios. Com o passar dos anos a tecnologia e o surgimento de novos produtos e serviços vão aumentando intensamente, o que faz com que as empresas procurem cada vez mais novos negócios para atrair seu público alvo.

Razão Social: Magazine Luiza S/A;

Caracterização de Sociadade:Sociedade Anônima de Capital Aberto;

Ramo de Atuação:Comercio Varegista com foco em bens duráveis;

Tempo de atuação no Mercado: 60 anos;

Data da fundação:6 de novembro de 1957;

Fundadores:Pelegrino José Donato e Luiza TrajanoDonato;

Presidente: Frederico Trajano

Números de lojas:conta atualmente com 800 lojas , 9 centro de destribuição e 3 escritórios;

Colaboradores/Funcionários diretos conta atualmente com mais 20 mil.

O trabalho utilizou como metodologia de aplicação pesquisa exploratória, no qual se pretendeu discorrer sobre o histórico da empresa, caracterização, estrutura organizacional, principais produtos e mercados, estrutura existentes na empresa, principais concorrentes, práticas de gestão e gestão sustentável.

HISTÓRICO

O Magazine Luiza foi fundado em 16 de novembro de 1957, em FrancaSP, quando o casal Sr. Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada, na época, de A Cristaleira. O nome Magazine Luiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com