TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Valorizar a Empresa Dias e Dias Ltda com medidas sustentáveis

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO



Desafio Profissional 2º Série
Ciências Sociais


Projeto: Valorizar a Empresa Dias e Dias Ltda com medidas sustentáveis.







Nome: Daiane Cristina Boscariol
RA: 9140278775
Polo: Piracicaba- SP



Introdução
Reforma na empresa com políticas sustentáveis.


A Dias e Dias Ltda, é uma empresa de Construção civil no Estado do Paraná, ela está no mercado desde 1983. A Empresa tem um quadro de aproximadamente 320 colaboradores tendo como gerente o Senhor Carlos.
A especialidade da Dias e Dias Ltda são os projetos de casas populares.
O mercado esta cada dia melhor para os construtores e com a Dias e Dias não tem sido diferente ela se destaca entre as outras pela qualidade e seriedade em seus trabalhos, o que causou um vantajoso numero de clientes.
Mas mesmo assim a empresa enfrenta grandes obstáculos como a produção de lixo, entulhos de construções, o alto consumo de água e energia elétrica entre outros pontos negativos.
Com todos esses dados O Gerente Carlos tem uma missão à frente, encontrar soluções inteligentes. Ele começa a participar de algumas feiras, cursos, documentários onde ele descobre que o setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável e a partir disso que muitas ações podem ser realizadas. O termo Sustentabilidade é aplicado à causa ambiental e surgiu na década de 1980 por Lester Brown, ele foi o fundador do Wordwatch Institue, Esta definição se tornou um padrão seguido mundialmente com algumas variações, diz se que uma comunidade sustentável é quando satisfaz plenamente suas necessidades de forma a preservar as condições para que as gerações futuras também o façam. Da mesma forma, as atividades processadas por agrupamento humano não podem interferir prejudicialmente nos ciclos de renovação da natureza e nem destruir esses recursos de forma a privar as gerações futuras de sua assistência.
Essa nova política contara com o envolvimento de todos os colaboradores, eles serão peças principais para o bom desenvolvimento.
Carlos coloca todas as suas ideias e começa organizando uma tabela da Sustentabilidade Econômica. Vamos ver a seguir:






Titulo da Ação: Sustentabilidade Econômica
Objetivo        Ação        Resultados esperados

1- Economia nos custos com energia elétrica. *Redução nos custos com água potável.
*Compra de novos equipamentos
        Usar materiais termo-ativos, que atuam no isolamento térmico e armazenando energia.          Redução nos custos com energia elétrica. Aproveitamento de ventilação e luz natural.
        Investir em sistemas de captação da água da chuva.        Redução nos custos com água potável além de beneficio ao meio ambiente.
        Compra de equipamentos com sistema sustentável.        Diminuir ao Maximo manutenção de equipamentos.
Diminuir poluição sonora.



2. Diminuir custos e gerar lucros extras.
        Reciclar todo o material possível.        Geração de renda extra além de beneficiar o meio ambiente.
        Criar setor de almoxarifado.        Ter controle de entrada e saída de todo material, causando redução de custos.
        Criar sistemas de premiação aos funcionários que colaboram com a redução de custo.        Funcionários motivados, ajudando na economia e na redução de custos de maneira sustentável.


Sustentabilidade Ambiental

Esta tabela nos mostrou algumas das formas de sustentabilidade Econômica, agora veremos sobre a Sustentabilidade Ambiental. Este tema é de grande importância, para o nosso planeta.
A maneira desordenada dos trabalhos realizados nas empresas de diversos seguimentos além da construção Civil que é nosso principal tema tem causado prejuízos ambientais que se refletem na qualidade do ar, no clima, na qualidade da água potável entre outros prejuízos. Carlos percebe que é preciso de grandes mudanças.
Após uma analise ele identificou em seus relatórios alguns dos principais problemas enfrentados tais como: extração irregular, seleção de terrenos inadequados, canteiros de obra irregular, poluição de córregos, degradação de áreas utilizadas como instalação provisória, descarte do lixo irregular, entulhos sem destino correto além de outros fatores.
Diante de todos esses problemas foi criada a tabela da Sustentabilidade Ambiental.
Titulo da Ação: Sustentabilidade Ambiental
Objetivo        Ação        Resultados esperados
1-Reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente.




*Diminuir de poluição ambiental, emissão de gases tóxicos.
        A. Utilizar água de chuva, além de captação de água não potável.
Usar materiais termo-ativos, que atuam no isolamento térmico e armazenando energia, energia  que utiliza fontes naturais como eólica e solar.        Economia de água potável.
Economia de energia elétrica.
        B. Evitar usar equipamentos e máquinas movidas a ar comprimido, a Diesel, gás e outros poluentes.        Diminuir a poluição atmosférica, aquecimento global.
        C. Utilizar maquinários com manutenção em dia
Utilizar embalagens ecológicas        Menos poluição sonora,


2-Reaproveitamento dos materiais.







Usar projetos sustentáveis.         A. Separar todo o lixo para reciclagem.        Reciclar esse material, que não será descartado em aterros e assim também não atingira a camada de ozônio.
        B. Reciclar o entulho que pode ser usado na pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos e uso em argamassa e concretos.        Reduzir pressão sobre recursos naturais, vantagens sociais, econômicas e ambientais.




        C. Instalação de bacia sanitária com volume de descarga reduzido com uso de válvulas para respeitar esse limite, usar de torneiras com fechamento automático para lavatórios, bebedouro e mictórios.
Torneiras de jardim e de lavagem com dispositivo para uso restrito.
Proibir uso de madeiras em escassez ou ameaçadas, banir uso de materiais que a matéria prima seja amianto.
Instalação de lâmpada de alto rendimento e isentas de mercúrio em componentes de iluminação.
Implantar  reservatórios para retenção de água da chuva.        Com todas essas ações as empresas conseguem seguir rigorosamente as normas que exigem o uso de equipamentos e técnicas construtivas que representem economia de recursos naturais, como a água ou energéticos com a eletricidade.







Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social trata do bem estar humano e sua qualidade de vida, a expectativa é que um dia possamos viver em uma sociedade com mais igualdade social. Dentro destes conceitos a empresa DIAS E DIAS LTD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com