TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto ambiente

Por:   •  29/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE FRANCA

ADMINISTRAÇÃO

HAUANA FERRARI

LAURINDO MARFIS NETO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR- AMBIENTE COMPETITIVO

Pizzaria Face Pizza

PORTO FERREIRA, 2017

HAUANA FERRARI

RGM 17140251

LAURINDO MARFIS NETO

RGM 16523717

PROJETO MULTIDISCIPLINAR- AMBIENTE COMPETITIVO

Pizzaria Face Pizza

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar-Ambiente Competitivo, na Universidade de Franca.

              Tutores Rogério Campos, Alice Lobo, 

Marcio Francisco e Wania Simões.

Porto Ferreira, 06/2017.

RESUMO

Nesse projeto será abordado o ambiente competitivo da empresa fictícia Pizzaria Face Pizza, organização no ramo alimentício que preza pela qualidade do produto oferecido para seu cliente.

Vamos analisar quatro cenários da empresa, da criação até o começo do ambiente competitivo. Com o sucesso nasce a concorrência de novas empresas no mesmo segmento criando um ambiente competitivo, o processo do beneficio competitivo fundamentado na eficácia operacional é realizar as atividades chegando ao objetivo com maior eficiência, qualidade, rapidez e oferecendo sempre o melhor serviço que seus concorrentes.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................5

DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO.....................................................6

DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO

NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO..........................................................................6

INFORMAÇÕES DO PORTE DA EMPRESA...............................................................10

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS...................................................................................10

PRINCIPAIS PRODUTOS..............................................................................................10

PRINCIPAIS MERCADOS E PRINCIPAIS SEGMENTOS DESSES MERCADOS EM QUE SE ENCONTRA O CLIENTE-ALVO............................................................................10

PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES DE CADA UM.......................................................................................................................11

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA..............................................................................11

CONCLUSÃO.................................................................................................................13

WEBGRAFIA..................................................................................................................15

5

INTRODUÇÃO

O Objetivo do projeto é o estudo das práticas desenvolvidas dentro de uma empresa com o foco na parte competitiva das organizações, usufruindo de todo o conteúdo estudado até o momento para a realização.

George abriu sua pizzaria sem preocupações com a concorrência, indo muito bem até que surgem as concorrentes e o cenário acaba mudando e ele se vê ameaçado, e isso o obriga a estudar formas de recuperar clientes e voltar a ser uma empresa competitiva no segmento e superando a concorrência.  

A vantagem do ambiente competitivo para a empresa é que permite a ela que seja definida a direção e o planejamento mais adequado nos casos de crescimento e de ameaças do seu faturamento e objetivos, por isso a necessidade de uma analise detalhada do processo do ambiente competitivo.

6

1º CENÁRIO DA FACE PIZZA

 

Pizzaria Face Pizza é uma empresa do ramo alimentício, George aprendeu a fazer pizzas deliciosas com sua ‘mama’ e recebia muitos elogios de quem frequentava sua casa, a partir daí decidiu abrir uma pizzaria no bairro, sem concorrentes por perto e com a pizzaria mais próxima a 20 km de distância, oferecendo 10 tipos de pizzas, ele fixava o valor que queria, prezando sempre pela ótima qualidade e mantendo o padrão de como fazia em casa e com boa fama de que não existe pizza igual a sua no bairro.

A Face Pizza não possui concorrentes no bairro, já que a pizzaria mais próxima fica 20 km de distancia sendo assim não corre o risco de ameaças diretas e se mantém numa zona confortável.

A vantagem competitiva faz com que as organizações explorem as oportunidades de mercados, faz com que criem produtos e serviços diferenciados dos concorrentes para garantir o sucesso no segmento, quando surge uma oportunidade a organização precisa buscar recursos para a estratégia de marketing competitiva que é uma forma de atuação onde uma empresa está em competição com outras e age em resposta às suas estratégias.

O fator decisivo de compra na Face pizza é a qualidade do produto, Sr. George não estuda o comportamento dos consumidores que é analisar cada produto de acordo com o consumidor e suas condições financeiras para aplicar o preço que quer, e para determinar o preço à empresa deve identificar o usado pela concorrência, para depois definir o seu próprio. A organização não aplica a teoria do Produto, Preço, Praça e Promoção que são elementos da estratégia de marketing, falta a analise de mercado, possui uma pequena variedade de produtos a oferecer para seus consumidores.

2º CENARIO DA FACE PIZZA

A Face Pizza deixou de ser a única existente, inauguraram duas pizzarias na mesma região, iniciando assim o ambiente competitivo, agora os clientes passam a ter opção de escolhas de produto e preços.

7

Com o ambiente competitivo acontecendo às outras pizzarias oferecem um valor mais baixo do que o da Face Pizza que não conseguiu acompanhar seus concorrentes no valor do produto oferecido. Com o ambiente competitivo se torna fundamental o desenvolvimento de coisas que despertem o interesse do cliente para ter vantagem na competição com a concorrência, a empresa precisa ter um portfólio de recursos físicos e financeiros que podem fazer com que a empresa crie vantagens competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com