TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto atps

Por:   •  16/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.693 Palavras (15 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS

GESTÃO DA QUALIDADE

        

Célia Regina Soares- 5560122056

Elizângela Paula da Silva Batista -6374235190

Karina Lopes de Figueiredo Dias - 0127504576

Michelle Christiane Ribeiro da Motta Santos-5560122136

Silvana Maria Pereira de Almeida -5560122151

Tutor á distância: Mônica Satolani.

São José dos Campos, 12 de outubro de 2015.

Atividade avaliativa: Desafio de aprendizado      Apresentado ao curso superior Administração da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito para a avaliação da disciplina Gestão de Qualidade para obtenção de nota da atividade avaliativa, sob orientação tutor presencial Profº Silvana Ap. Nunes Carvalho Machado.

   

Sumário

INTRODUÇÃO        

1        O QUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO?        

1.1.1        Conceito de Qualidade        

1.1.2        Alteração da qualidade ao longo do tempo        

1.2        O que é gestão de qualidade e como foi sua evolução?        

1.3        Quais foram os principais “GURUS” da qualidade?        

1.3.1        Walter A. Shewhart        

1.3.2        William Edwards Deming        

1.3.3        Joseph M        

1.3.4        Armand Feigenbaum        

1.3.5        Philip B. Crosby        

1.3.6        Kaoru Ishikawa        

1.3.7        Genichi Taguchi        

1.3.8        David A. Garvin        

2        QUAIS OS OITO PRINCÍPIOS DA QUALIDADE?        

3        GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL (TQM)        

4        O QUE É TQM? E COMO CICLO PDCA CONTRIBUI PARA UMA MELHOR GESTÃO EM TQM?        

5        CONTROLE DE QUALIDADE        

6        PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA        

CONCLUSÃO        

Referencias Bibliográficas        

INTRODUÇÃO

A Gestão da Qualidade possui um sistema que fornece diretrizes que são utilizados na implantação e programação do sistema da qualidade: Fatores técnicos, administrativos e humanos que afetem a qualidade de produtos ou serviços. A implementação de um sistema de qualidade é fundamental para a determinação da extensão em que cada elemento desse sistema poderá ser aplicado.

No gerenciamento dos processos e para tomada das decisões, se torna necessário trabalhar com base em fatos e dados estatísticos, existe atualmente técnicas eficazes e importantes denominadas de Ferramentas da Qualidade. Quando as pessoas que compõem a organização começam a dominar e praticar essas ferramentas, elas se tornam de grande utilidade como o método P.D.C.A (Plan-Do- Check, Action) Planejamento, Execução, Verificação e Atuação Corretiva.

   

  1. O QUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO?
  1. Conceito de Qualidade

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc.

Do latim qualitate, qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado. Necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.

Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, ter valor agregado, algo que produtos similares não possuem relação custo/benefício etc.

Existe também o controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Os conceitos são usados em várias áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISO 14000 e outras.

  1. Alteração da qualidade ao longo do tempo

No século XX, devido à expansão industrial e particularmente a invenção da produção em massa de Henry Ford, fez com que surgisse outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: O Controle de Qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.

A busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados, dentro do contexto mundial. A Qualidade Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
A evolução da qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com