TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ESTUDO

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO DE ESTUDO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?

R -> O projeto de pesquisa consiste numa importante etapa da produção científica por parte do aluno. É nele que o estudante esboça, delimita e expõe ao professor/orientador seu objeto de estudo eleito, explicitando o tipo de abordagem que pretender dar ao assunto sobre o qual discorrerá.

Pode-se dizer que o projeto de pesquisa representa o cartão de visita da monografia, TCC, ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico vindouro. Expressando a síntese do conteúdo que será exposto de forma definitiva no trabalho acadêmico, um projeto de pesquisa necessariamente precisa obedecer alguns parâmetros básicos de elaboração.

QUAIS OS ELEMENTOS QUE DEVEM CONSTAR NUM PROJETO DE PESQUISA?

R -> Todo projeto de pesquisa deve conter os seguintes elementos:

* Identificação

° Titulo

° Autores

° Locais de origem e realização

* Introdução

* Objetivo

* Métado

* Referências

* Cromograma

* Orçamento

O QUE É UM TRABALHO ACADÊMICO?

R -> Trabalho acadêmico é o texto resultado de algum dos diversos processos ligados à produção e transmissão de conhecimento executados no âmbito das instituições ensino, pesquisa e extensão, formalmente reconhecidas para o exercício dessas atividades.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM PROJETO FINAL (TCC) MONOGRAFIA,DISSERTAÇÃO E TESE?

R -> A monografia, a dissertação e a tese são, respectivamente, os trabalhos de conclusão de curso de graduação ou especialização, mestrado e doutorado. A grande diferença é a profundidade exigida no projeto, aumentada de acordo com a importância do título de cada nível acadêmico. Mas, em todos os casos, a pesquisa deve abordar o tema selecionado com coerência, consistência e referencial teórico adequado.

A monografia é um trabalho acadêmico Lato sensu que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e que resulta de processo de investigação sistemática. As monografias tratam de temas circunscritos, com abordagem que implica análise, crítica, reflexão e aprofundamento por parte do autor.

A dissertação é um trabalho acadêmico Stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre.Os projetos de dissertação não precisam abordar temas e/ou métodos inéditos. O aluno de mestrado deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.

A tese é um trabalho acadêmico Stricto sensu que importa em contribuição inédita para o conhecimento e visa a obtenção do grau acadêmico de doutor. O doutorando deve defender uma ideia, um método, uma descoberta, uma conclusão obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com