TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de estagio

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

EDUARDO ANATÓRIO DA SILVA

RA: 6073321

6º Semestre Matutino

São Paulo

2014

                                                   [pic 2]

PARECER DO PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO

O relatório de estágio desenvolvido pela aluno Eduardo Anatório da Silva, foi considerado SATISFATÓRIO, disponibilizando informações inerentes aos diagnósticos por imagem, bem como da conduta ética e procedimentos gerais para a realização e controle de qualidade dos exames de diagnósticos ora realizados. Conforme as diretrizes curriculares estabelecidas no projeto pedagógico do CST em radiologia em consonância com o terceiro parágrafo do Capitulo I e, segundo parágrafo do Capitulo IV da lei n. 11.788 de 25/09/20088.

_________________________________________________________

Professor Ronaldo Bezerra Reis

São Paulo

29 de novembro de 2014

RESUMO

Este módulo de estágio realizado no Hospital Geral de Guarulhos proporcionou grande conhecimento no aspecto de método de processamentos de imagens, por meio da radiologia convencional e tomografia computadorizada, utilizada em radiologia médica/ radiodiagnóstico e/ ou diagnóstico por imagem em saúde. Obtemos ainda contato com outros departamentos, tendo noção da área física da entidade e da rotina do dia - dia dos profissionais. O estágio foi realizado durante os dias 30/03/2014 á 29/06/2014 no período das 08:00 ás 12:00 horas, durante o mesmo foi realizado exames de rotina como de membros superiores/ inferiores, crânio, da face, do tórax e abdômen. Além do conhecimento da importância das exposições radiográficas e dos critérios de processamentos das imagens e controle de qualidade.

OBJETIVO

Agregar conhecimento da rotina de trabalho no departamento de radiologia, obter informações sobre o processamento de imagens no setor de raio x convencional e de tomografia computadorizada.

Observar os procedimentos das técnicas de posicionamentos, verificar parâmetros de qualidade de uma imagem, proteção e preparo das doses envolvidas.

Acompanhar a rotina de trabalho podendo absorver o atendimento com o cliente, protocolos administrativos de uma entidade hospitalar e poder colocar em prática o conhecimento obtido na instituição de ensino.

ENTIDADE DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado no Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Saúde do Hospital Geral de Guarulhos, localizado na Alameda dos Lírios, 200 – Parque Cecap – Guarulhos, CEP: 07190-012 - Telefone 3466-1350, tendo como responsável a Dra. Mônica Kosaka, Diretora de Serviços em Radiologia.

 CÂMARA CLARA E ESCURA

A câmara escura conta com área física aproximada de 5m², permitindo uma temperatura interna de aproximadamente 25º e umidade relativa do ar em 35º.

Conta com um armário para chassis, balcões próprios para armazenar e manipular filmes, lâmpadas de segurança sendo ela vermelha a mais de 1,20 dos balcões, lâmpada comum sendo ela branca no centro do teto para higienização e preparo de químicos revelador e fixador.

A câmera escura possui duas processadora automática da marca Macro TEC, modelo MX 2, nº de série: 08282589 e nº do patrimônio: 10055880.

Trabalha com a temperatura do revelador em média 35º, fixador 40º e da água em 31 ºC.

A sala de processamento de filmes radiográficos possui avisos na parede, estipulados na portaria da Secretária de Vigilância Sanitária (SCS) nº 453.

Na câmera clara encontramos também um balcão, e um negatoscópio de 2 corpo e um identificador da marca Kodak automático

Os filmes utilizados são da marca Agfa, dos tipos 18x24; 24x30; 30x40; 35x35 e 35x43.

SALA DE EXAME

O equipamento de raios x utilizado para a realização de todos os exames de rotina foi o aparelho de marca Convencional JE Silhowtte modelo 600 MA HF com gerador HFQ 8000P e, está localizado no 1º andar da área de emergência, ocupando uma área física total de aproximadamente 160 m².

O nº de serie do equipamento é: BHF_98H1370 e o nº de patrimônio do comando: não localizado nº do transformador: não localizado, nº de patrimônio do bucky da mesa de exames: 006542 e nº de patrimônio do bucky vertical: 006542.

Este equipamento possui uma tensão mínima de 40 kVp e máxima de 120 kVp para a gráfica. Possui uma corrente elétrica mínima de 25 mAs e máxima de 600 mAs para a gráfica. O tempo de exposição pode ser regulado em 0,005 segundo até o máximo 5 segundos. A filtração total desse equipamento é de 2,5 mm de alumínio. A sala de exames conta 0,25 mm de Pb, 3 protetores de tireóide.

O aparelho permite movimentos basculantes da mesa de exames na horizontal.

O campo máximo de abertura do colimador é de 43 cm no sentido transverso da mesa e 43 cm no sentido longitude a esta.

A altura máxima D.T.F em relação á mesa de exame é de 1.10 mts e, a D.T.F. máxima em relação ao bucky mural é de aproximadamente 4 mts.

O percurso do bucky da mesa exame é de 1 mt e, o percurso do bucky mural é de 1.80 mts, tendo assim seu nível mais inferior a 0,20 cm do piso e o mais superior até 1.80 mts de altura, sendo que os movimentos desses aparelhos são controlados com freio manual e a coluna permite movimentos para todos os lados. O seriógrafo fica anexado á mesa de exames.

Está sala de exames conta com avisos estipulados na Portaria da Vigilância Sanitária (SVS) nº 453, possui sinalizador de disparo de raios x (lâmpada vermelha sobre a porta de entrada da sala), porém não possui para chassis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (55 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com