TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO ESTAGIO

Por:   •  4/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Ana Beatriz Pontes Silva

Elisete Janke Strelow

Curso: Pedagogia: Turma (FLX0257)

Cátia Martina Bittencourt Borowski

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE

Cachoeirinha

2020/02


SUMÁRIO

PARTE I: PESQUISA        3

1.1    DELIMITAÇÃO    DO    TEMA:   ÁREA    DE    CONCENTRAÇÃO    E

JUSTIFICATIVA.............................................................................................................3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

PARTE II:PROCEMINETOS DE ESTAGIO.............................................................5

2.1METODOLOGIA..............................................................................................6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: Formação e Profissionalização Docente[a]

Projeto de Extensão: A Reinvenção Docente em Tempos de Isolamento Social[b]

Produto Virtual: Cartilha

Tema: Gestão e Formação Continuada em Tempos de Pandemia

O gestor tem um papel significativo na instituição escolar, tanto na área pedagógica, administrativa como na formação continuada de sua equipe.  Atualmente a comunidade escolar está vivendo um momento único, em virtude da pandemia, e os educadores viram-se em frente ao desafio muito grande o de se reinventar, pois as aulas precisam continuar.

Dentro desse panorama a gestão tem uma atribuição importante o de amparar e auxiliar o professor em novas estratégias pedagógico e em conjunto buscarem a tão falada “Capacitação Continuada”, pois  somente com uma ação conjunta entre gestores educadores, pais e profissionais da área da educação, o professor conseguira essa capacitação contínua, podendo assim se manter atualizado e adquirir novos saberes, conhecimentos e práticas que os ajudarão a planejar e dar aulas à distância de forma inovadora.

1.2 OBJETIVOS

Essa pesquisa tem como objetivo analisar a importância do gestor escolar na formação continuada de sua equipe de docentes, através de uma gestão participativa que procura envolver todos que fazem parte da comunidade escolar, com estratégias para um ensino de qualidade.

- Examinar as mudanças na gestão em tempos de pandemia.

- Relatar as dificuldades da prática na Formação continuada.

- Analisar metodologia de gestão de cursos.

.

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na atual circunstância que estamos vivendo em torno da pandemia covid-19, a formação continuada passou a ser essencial para todos e principalmente para os educadores. Os professores como agentes no processo dos saberes e aprendizado, têm cada vez maior numero de informação e conhecimento, ficando difícil  limitar-se às metodologias de ensino tradicionais para isso.

Entendemos por formação continuada, o processo constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à prática docente, por isso precisa ser constantemente realizado durante a vida  profissional dos educadores. O principal objetivo da formação continuada é o desenvolvimento profissional do educador, ajudando a potencializar o processo de ensino aprendizagem.

O fortalecimento da gestão escolar nesse período é imprescindível, por isso os gestores precisam assumir o papel de liderança nas ações preventivas e orientadoras, com a comunidade escolar, pois os professores estão no caminho de um novo modelo de funcionamento da escola. Com a pandemia o foco da formação docente, concentrou-se na maior parte em treinamentos para o uso de tecnologias digitais.

É possível considerar algumas estratégias que o gestor precisa implantar para auxiliar os educadores, tendo em vista que as aulas precisam continuar, a seguir pontuaremos algumas sugestões.

- Reuniões constantes com professores e colaboradores da escola: Desenvolver um canal de comunicação, acolhimento para compartilhar as experiências e nessa interação buscar incentivar a motivação, para manter o equilíbrio emocional.

- Estimular Cursos online: viabilizar e incentivar  que os educadores aprendam práticas e ferramentas para realizar o ensino online com qualidade, pois ele ia aprender novos métodos para conduzir o ensino-aprendizagem, com as ferramentas e aplicativos adequados, pois nos sentimos muito mais confortáveis e motivados para desempenhar novas praticas, quando nos a conhecemos.

- Disponibilizar recursos tecnológicos: é fundamental o gestor saber quais educadores disponibilizam de equipamentos tecnológicos e os que não possuem. Para os que não dispõem, é preciso planejar como adquirir esses equipamentos, no intuito de propor melhorar o desenvolvimento e aplicação do ensino-aprendizagem.

        - Plataformas e aplicativos: a qualificação para utilizar as ferramentas adequadas é muito importante. Existe varias funcionalidades que os meios digitais disponibilizam no processo de ensino-aprendizagem e estar atualizado com as inovações irá facilitar a utilização por parte do professor na aplicação das aulas online. 

        - Planejar ações educacionais e pedagógicas: Criar ações conforme cenário da sua comunidade escolar, no ponto de vista administrativo e pedagógico, buscando trabalhar de forma os conteúdos de forma flexível, usando os canais de comunicação virtual.

Uma escola com qualidade é formada com uma boa equipe de trabalho, na qual em conjunto planejam ações a serem desenvolvidas. No entanto, a vida em grupo não é fácil por isso é importante a ação conjunta do gestor juntos com todos profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (825 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com