TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Industriais

Artigo: Projetos Industriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:

Projetos industriais

Os projetos industriais são constituídos pelo conjunto de fábricas, instalações, redes logísticas e armazéns e tornam-se cada vez mais comuns pois as organizações encontram-se em crescimento ampliando a sua capacidade instalada de forma a permitir maior produção e assim uma maior quantidade de venda.

Tais projetos industriais caracterizam-se como investimentos bastante usuais em empresas, bem como implicam em grandes volumes de recursos financeiros investidos.

Os projetos industriais englobam três fontes de preocupação relativamente a essa modalidade de investimento, quais sejam:

- Investimento em capital físico.

- Investimento em capital de giro.

- Custos e despesas industriais.

O investimento em capital físico é realizado no início do projeto e constituem-se mediante máquinas, equipamentos e instalações. Ao final do projeto esse investimento apresenta, ou não, um valor residual que normalmente é menor que o valor inicial investido, devido principalmente à depreciação.

O investimento capital de giro é realizado com intenção de viabilizar o negócio, e constitui-se mediante valores que irão financiar os estoques e as contas a receber.

Alguns pontos importantes da administração eficiente de capital de giro é seu impacto no fluxo de caixa da empresa. O volume de capital de giro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda, política de crédito e do nível de estoque mantido. Quanto maior a quantidade de capital de giro, maior a necessidade de financiamento.

A necessidade de capital de giro tem uma grande importância pelo fato de fornecer as informações das atividades operacionais, decisão tomada pela alta gerência e o modo de financiamento das aplicações de recursos.

Os gastos industriais podem ser divididos em três grandes categorias:

Investimentos: correspondem a gastos estocados no ativo da empresa em função de sua vida útil ou de benefícios a serem gerados em períodos futuros.

Custos: correspondem a gastos relativos a um bem ou serviço. O custo é reconhecido no momento de sua utilização no processo produtivo.

Despesas: correspondem a gastos relativos a bens ou serviços consumidos para obtenção de receitas.

A análise de projetos industriais deve ocorrer mediante uma estimativa das receitas e dos custos deles provenientes, os quais, somados as despesas, devem gerar uma estimativa de lucro líquido.

Exercícios:

Questão 1

Resposta: Os projetos industriais constituem-se de fábricas, instalações, redes logísticas e até armazéns industriais.

As principais fontes são: investimento em capital físico, investimento em capital de giro e custos e despesas industriais.

Questão 2

Resposta: Alternativa A.

Justificativa: b) Investimento em capital de giro: compreende investimentos viabilizados para poder viabilizar o negócio.

c) Custos e despesas em projetos industriais: não são considerados como investimentos.

d) Despesas: compreende gastos relativos a bens e serviços consumidores para a obtenção de receitas.

e) Custos: compreende custos relativos a um bem ou serviço utilizado diretamente na produção de outros bens ou serviços.

Questão 3

Resposta: alternativa B.

Justificativa: a) Investimento em capital físico: esse investimento normalmente é realizado no início do projeto e se constituem de máquinas, equipamentos e instalações.

c) Custos e despesas em projetos industriais: não são considerados investimentos.

d) Despesas: compreende gastos relativos a bens e serviços consumidores para obtenção de receitas.

e) Custos: compreende custos relativos a um bem ou serviço utilizado diretamente na produção de outros bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com