TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos Industriais: Aplicação Das técnicas De Análise De Investimentos

Trabalho Universitário: Projetos Industriais: Aplicação Das técnicas De Análise De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.737 Palavras (7 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 3: Projetos industriais: aplicação das técnicas de análise de investimentos

Tipos de Investimento. De acordo com os conceitos apresentados no Livro Texto o investimento, no sentido econômico, significa fazer uso dos recursos disponíveis para gerar mais recursos no futuro, como, por exemplo, abrir uma empresa, fazer uma aplicação financeira ou cursar uma faculdade.

Os tipos de investimento podem ser divididos basicamente em investimentos públicos, que são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas fim de gerar bem estar social e investimentos privados, onde os recursos aplicados são de pessoa física ou jurídica e visam retorno monetário aos investidores. Existem também os investimentos mistos que são aqueles em que governos ou entidades públicas e pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, juntas, disponibilizam recursos visando ao mesmo tempo o bem estar social e o retorno monetário. Segundo Olivo (2012) os investimentos têm grande importância na área da economia, pois o crescimento de um país está diretamente relacionado aos investimentos realizados por este. Analise de investimentos. A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a seremempregados e busca responder a questões como: O projeto vai se pagar? O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la? Esta é a melhor alternativa de investimentos?

O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.

De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.

Os métodos mais comuns de avaliação de projetosde investimento são:• Payback; •

Payback descontado;

•Valor presente líquido – VPL;

•Taxa interna de retorno – TIR. Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado. Se levarmos em consideração que quanto maior o horizonte temporal, maiores são as incertezas, é natural qu as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável. Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa.

Etapa 4 - A inflação e seu efeito na analise de investimento

A inflação consiste na variação nominal e sustentada dos preços de bens e serviços, os três principais tipos de inflação são:

Inflação de demanda.

Inflação de custos.

Inflação crônica

É comum os estudos de viabilidade econômica serem elaborados a preços constantes, com o pressuposto de que a inflação afeta de igual modo todos os preçospavilonis e custos, as principais conseqüências são:

Impor custos a sociedade, de emissão e controle de moeda

Aumentar a concentração de renda, pois normalmente os ricos conseguem se proteger melhor do que os pobresDiminuir o crescimento econômico, pois a instabilidade econômica reduz os investimentos nacionais e estrangeiros.

A inflação, constituindo num aumento geral dos preços, tem um impacto nos cash flows dos projetos de investimento a três níveis:

Nos rendimentos nominais, que aumentam;

Nas despesas nominais, que aumentam também;

Nos juros e encargos ligados ao endividamento, que também aumenta,

A análise de investimentos em contexto inflacionário pode ser efetuada em termos nominais ou em termos reais.

Etapa 5 - Imposto de renda e depreciação na análise de investimento

O que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha após os impostos. A carga tributária representa um ônus real, cujo efeito é o de reduzir o valor dos fluxos monetários resultantes de um dado investimento. Isto ocasiona, muitas vezes, a transformação de projetos rentáveis antes da consideração de sua incidência em antieconômicos quando o imposto de renda for levado em conta. Portanto, torna-se importante a inclusão do imposto de renda na análise econômica de projetos.

O imposto de renda incide sobre o lucro tributável da empresa que, por sua vez, é influenciado por procedimentos da contabilidade da depreciação, que visam assegurar condições para a reposição dos ativos fixo.

Resumo

A análise de viabilidade de projetos de investimentos tem sido uma preocupação constante do empresariado. Nenhuma empresa ou organização pode assumir riscos que não tenha condições de “bancar” ou que porventura afetem o negócio. Conhecer os tipos de riscos e projetálos no tempo é indispensável para evitar situações adversas no futuro. Este artigo apresenta alternativas que minimizam os riscos dos projetos ou, ao menos, aproximam os resultados da realidade, se forem considerados na análise de viabilidade alguns fatores de risco, tais como inflação, risco conjuntural e risco financeiro.

Introdução

As decisões de investimentos em novos projetos não são, na prática, tomadas tendo-se segurança de seus vários resultados. Segundo Martins e Assaf Neto

(1989), a realidade das empresas é bastante complexa, pois está basicamente voltada para o futuro. Nesse ambiente, a introdução de variável de risco no objeto da análise de investimentos de projetos comerciais e industriais é necessária. A experiência empresarial ensina que os cenários futuros são otimistas por natureza: a inflação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com