TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos de estagio

Por:   •  1/9/2015  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmica: Adriana Cristina Duarte

Metodologia Científica         Projetos de estágio

______________________________________________________________________

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertação e estudos de caso. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.

59        O estágio visa proporcionar para o estagiário uma experiência mediante a prática, com isso torna-se necessário a analise de suas escolhas na elaboração de um projeto, fazendo com que essa escolha encontre o real propósito do mesmo.

60        Para a construção de projetos adequados é possível apresentar cinco alternativas de pesquisa que servem como base para seu propósito: a Pesquisa Básica, a Aplicada, a Avaliação de Resultados, a Avaliação Formativa e a Pesquisa-ação.

        Na Pesquisa Básica, busca-se entender como o mundo opera, a busca é a fim do conhecimento da verdade, esse tipo de pesquisa não é apropriada para o estágio profissional.

        Já na Pesquisa Aplicada, a busca é para entender a natureza de um problema, com objetivo de criar soluções, também fica limitada para o estágio, é mais relevante para trabalhos de conclusão de mestrado e projetos de iniciação científica.

61        A Avaliação de Resultados é a que auxilia no estudo quanto a efetividade de um programa, política ou plano, é ela que ajuda a determinar se o projeto continua ou não, para isso ela requer algumas condições por parte da empresa, como analises ou diagnósticos realizados antes de alguma implementação, tornando difícil a utilização em projetos de estágios, porém é aplicável em projetos de iniciação científica.

        Já na Avaliação Formativa a busca é pela melhora do objeto estudado, como estudos de processo, avaliação de implementação e estudos de caso, é apropriada a projetos de estágio.

        No entanto a Pesquisa-ação, busca resolver os problemas de um programa, organização ou comunidade, a ação é imediata para a resolução do problema.

64        A algumas diferenças entre a avaliação formativa e a pesquisa-ação, onde na pesquisa-ação os métodos são menos sistemáticos e mais informais e específicos ao problema, os dados são coletados informalmente e todas as pessoas estão envolvidas na coleta, já na formativa é mais formal, a coleta é feita pelo pesquisador, e é voltada para a melhora do objeto de pesquisa.

65        Outro processo a ser estudado dentro do projeto de estágio são os modelos de consultoria, onde é possível apontar três tipos de consultoria: a “compra de serviços especializados” , a consultoria “tipo médico paciente e a consultoria “de processos”.

        Na consultoria “compra de serviços especializados” a busca é por soluções de problemas já identificados na empresa, após isso pode-se identificar um projeto distinto que pode ser denominado de Proposição de Planos e Sistemas.

        Já na consultoria “tipo médico paciente” é o consultor que identifica o problema e sugere a solução, Com isso surge um novo projeto denominado Pesquisa diagnóstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com