TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção de Vendas e Direitos do Consumidor

Por:   •  30/10/2018  •  Artigo  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 9

PROMOÇÃO DE VENDAS E DIREITOS DO CONSUMIDOR

Acadêmicos:

 Kássia da Silva Couto,

Quéli Cristiane Bordignon e

 Thiago Santos de Souza

Tutor Externo:

Márcia Rosane Juppen Fogaça Cargnin

        

RESUMO

O respectivo trabalho tem como finalidade apresentar como e porque as empresas fazem promoções de vendas, bem como compreender os direitos dos consumidores. Atualmente o mercado anda cada vez mais competitivo e as empresas tem se desdobrado para atrair clientes e aumentar suas vendas. Para isso, as empresas se desdobram fazendo promoções e usando a criatividade afim de que o negócio prospere cada vez mais. Porém isso não pode ser feito de qualquer maneira porque atualmente os consumidores conquistaram muitos direitos e é imprescindível que as empresas conheçam e respeitem esses direitos pois se não atentarem para isso, correm o risco de ficar fora do mercado.

Palavras-chave: Promoção, vendas, direitos do consumidor.

1. INTRODUÇÃO

As empresas sempre buscaram maneiras de cada vez mais conquistar seus clientes para assim melhor vender seus produtos e serviços.

No atual cenário, a promoção além de promover um aumento de vendas quase que imediato, também é uma forma de envolver o consumidor, gerando relacionamento com a marca e produto, fidelizando o cliente.

A promoção de vendas tem ocupado cada vez mais destaque no cenário mercadológico, frente as ações de comunicação e marketing. Muitas organizações estão com suas verbas de propaganda voltadas para ações nesta área, no entanto, algumas empresas utilizando deste meio, acabam fazendo falsas propagandas e promoções enganosas iludindo seus clientes.

Nesse sentido foram criados os direitos dos consumidores, que se afirmaram nos Estados Unidos da América no início da década de 60 do século XX, são o resultado da constatação de que, ainda que os consumidores fossem os principais agentes da economia de mercado, até então, não lhes tinham sido reconhecidos quaisquer direitos.

O presente estudo tem como problemática ver a finalidade de ser feito promoções de vendas, bem como a importância dos direitos do consumidor.

Para tanto, afim de elucidar o tema proposto, serão desenvolvidos dois tópicos:

(1) Promoção de vendas – Onde será abordado a importância da promoção de vendas no ponto de venda;

(2) Direito do consumidor – Este tópico contemplará a origem histórica e os direitos propriamente ditos.

Para isso será feito um estudo bibliográfico a fim de explanar os objetivos da presente pesquisa.

2. PROMOÇÃO DE VENDAS

Segundo a ideia inicial o conjunto de ações para promoções de vendas torna-se um apelo que visa aumentar o volume de vendas de um serviço ou produto em um período pré-determinado, apelando para o crescimento de ponto de venda e em algumas vezes geram aumentos significativos nas vendas em um curto prazo.

Em um programa de marketing requer um planejamento cuidadoso, com previsões inadequadas pode-se levar a desastres promocionais.

O planejamento deve ter como seu objetivo principal o público a que se direciona (Consumidor final), saber quais produtos serão usados, seu respectivo volume, a região de abrangência (bairro, cidade, região) da promoção em questão. Observando e escolhendo esse público pode-se utilizar ferramentas da promoção de vendas, que atingem de forma direta consumidor desejado. As ações promocionais devem ser posicionadas no layout de loja (supermercados, hipermercados, mercadinhos, lojas de conveniência etc.) nos locais de maior influência.

Para cada produto ou para cada público consumidor existe uma técnica que melhor se encaixe e para entender a diversidade que este assunto envolve veja o que João de Simoni (1997, p.22) destaca em seu livro Promoção de Vendas como sendo as principais:

[...]Concursos, vale-brindes, premiações, ofertas, descontos, liquidações, remarcações, cuponagens, vendas condicionadas, presentes, prêmios, trocas, coleções, materiais de apoio a vendas, treinamentos, atrativos, animações, amostragens, degustações, demonstrações, peças de PDV, convenções, seminários, simpósios, workshops/fóruns, congressos/painéis, copas/jogos, patrocínios, festivais/ gincanas, desfiles, ações cooperativas, eventos, acontecimentos, jubileus, feiras, exposições, incentivos, restituições, bonificações, brindes, competições, sorteios entre outros. (SIMONI, 1997, p. 22).

Citando alguns exemplos para melhor entendimento como funcionam estas técnicas. Um exemplo comum como troca de ticket para sorteios de automóveis nos shoppings em datas festivas favorecendo o comércio, outro exemplo comum é o pague dois e leve três, e o mais conhecido na compra de um sanduiche no MC Donald’s leva um brinquedo de brinde, na venda casada fazendo um seguro de vida o banco concede empréstimos. O objetivo principal é aumentar as vendas ou específicos como:

  • Zerar estoques, e fazer girar um produto específico.
  • Motivar novos clientes a experimentar e comprar.
  • Movimento nas lojas.        
  • Tornar um cliente fiel a uma marca.
  • Apresentar ideias novas.
  • Crescimento participativo no mercado.

As empresas varejistas geralmente custeiam integralmente suas promoções de vendas, mas hoje em dia é comum parte dos custos serem oferecidos pelo distribuidor com intuito das frequências dos pedidos e o aumento dos seus estoques.

Las Casas (2000, p.177) reconhece que “Uma das ferramentas mercadológicas mais importantes à disposição dos varejistas é a promoção”.

[...] a promoção de Vendas define-se por si própria: é uma técnica de promover vendas. Promover implica fomentar, ser a causa, dar impulso, fazer avançar, provocar, diligenciar, desenvolver, originar, favorecer etc. [...] A promoção de vendas prepara o caminho da execução das vendas, dando impulso a eles. (FERRACIU, 1997, p. 9)

A estratégia da promoção de vendas possui também alguns impasses como todas as demais ferramentas do marketing. Podemos citar alguns exemplos mais comuns: mecânica atribulada; comunicação difícil: mensagens fora de sincronia com o incentivo do público alvo, meios de comunicação e frequência deficiente; vantagem pouco aprazível; extensão duradoura; abatimento reduzido; sorteios pouco confiáveis; uso de fórmulas já enfadadas; pouca ou nenhuma criatividade ou mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com