TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de desenvolvimento de "Contratação de um analista no campo dos recursos humanos" de acordo com as necessidades do brasil Confecções

Seminário: Proposta de desenvolvimento de "Contratação de um analista no campo dos recursos humanos" de acordo com as necessidades do brasil Confecções. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Seminário  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 10

1.0 Introducão

O trabalho tem como proposta elaborar a Contratação de um Analista de Recursos Humanos conforme a necessidade da empresa “Brasil Confecções”.Elaborando a justificativa da contratação conceituando o mercado de trabalho x mercado de recursos humanos. Tendo como finalidade o processo seletivo que consiste em alcançar resultados e atingir objetivos, ou seja, saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal. Sendo assim demonstrando algumas fases que são baseadas em tomadas de decisões como: conceitos de Recrutamento e Seleção, justificando a necessidade da contratação do profissional, proporcionando uma visão da área de Recursos Humanos por meio de atividades que possibilitem uma atuação funcional voltada para a organização. O processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz. Tendo sido finalizado o processo de recrutamento e seleção, a contratação poderá ser concluída com a aprovação do órgão ou gestor solicitante.

2.0 Desenvolvimento:

2.1 Mercado de trabalho x Mercado de recursos humanos.

Esses dois conceitos estão diretamente relacionados entre si, pois a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados para ocupar muitas funções estas cada vez mais alta. E a cada dia que passa as empresas estão investindo nesse setor de mercado de recursos humanos.

A alta rotatividade dos funcionários nesse mercado com ofertas de bons salários e programas de incentivos faz as empresas disputar ainda mais este setor que só tende a crescer. Mas são diversos os conceitos de recrutamento. Dentre eles, destacamos agora o ponto de vista de Benedito Rodrigues Pontes que recrutamento é a atração de mão-de-obra captação de recursos humano interno e externo à organização objetivando municiar a seleção de pessoal, também fala que durante a ocorrência do processo de recrutamento, evidenciam-se algumas fases, que devem ser identificadas corretamente, pois baseadas nelas é que são tomadas decisões referentes às contratações, bem como apontadas as reais deficiências de mão-de-obra no momento.

Só mediante a identificação da real necessidade da empresa e a análise das opções às quais se pode recorrer, é que se torna viável definir através de que meios ou técnicas será executado este recrutamento, pois se estas fases iniciais não forem devidamente cumpridas, é possível que haja distorções no processo, e a necessidade da empresa não seja solucionada em um primeiro momento.

São duas as fontes de recrutamento: interna, na qual os candidatos são recrutados na própria empresa, e externa, quando os candidatos são recrutados no mercado de trabalho. o recrutamento interno apresenta como vantagens a velocidade do processo, que beneficia ao extremo, a não necessidade de exames e testes introdutórios, o custo da operação quase nulo, além da ascensão motivacional do indivíduo e dos demais membros, que criam e sustentam expectativas constantes de reconhecimento e promoção.

O recrutamento externo é o processo de captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa no seu quadro de efetivos. Mais por outro lado há algumas desvantagens no recrutamento interno como: Conflito de interesses; Ressentimento dos não - promovidos; Redução da criatividade e inovação. No recrutamento externo, várias são as fontes para captação de candidatos, como o banco de dados internos, que comporta os currículos que já está na organização, na forma de papel ou no sistema, currículos enviados por e-mail ou até mesmo a apresentação espontânea dos candidatos.

Outras fontes são as indicação dos próprios funcionários, e a colocação de cartazes dentro da empresa para informar sobre a necessidade de novas contratações. As agências de empregos são entidades conhecidas, já que possuem um banco de candidatos. Os jornais são outra fonte, principalmente aqueles de maior circulação. E com essa fonte de recrutamento se consegue importação de idéias novas e atualização da organização; Redução de custos de desenvolvimento de pessoal, partindo-se do pressuposto que uma pessoa contratada do mercado já está qualificada.

Porém essa fonte de recrutamento é mais demorada; mais cara; a margem de erro é maior; é menos seguro, necessitando muitas vezes de um contrato de experiência; maior tempo de adaptação do funcionário; frustração dos empregados antigos, que passam a visualizar barreiras para seu crescimento profissional e afeta a política salarial da empresa.Concluindo o recrutamento: procura (dentro e fora da empresa) candidatos para ocupar as vagas existentes.

O processo de seleção é constituído por etapas cuja finalidade é levar à contratação de candidatos recrutados.

As principais são: a identificação dos candidatos recrutados, triagem, aplicação de testes de conhecimentos, entrevistas de seleção, entrevista técnicas, exame médico, referências do candidato e admissão.

O processo de seleção inicia-se com uma triagem, isto é, com uma entrevista rápida que tem por objetivo analisar se o candidato possui os requisitos exigidos para o cargo. O segundo passo é a aplicação de testes de conhecimento ou de testes psicológicos, que não são realizados por algumas empresas.

O próximo passo são as entrevistas de seleção, nas quais se busca conhecer o potencial do candidato, sua motivação, seu interesse para o cargo. Desta entrevista são selecionados poucos candidatos que vão para as entrevistas técnicas, que objetivam avaliar se o candidato possui qualificação necessária para a ocupação do cargo oferecido.

Escolhido o candidato, a próxima etapa é o exame médico, seguido da análise das referências do candidato, e por último, a admissão. O processo de seleção identifica os bons candidatos entre os recrutados.Mercado de trabalho é composto pela ofertas de trabalho e oportunidades oferecidas pelas organizações, ele é dinâmico, as suas características influenciam o comportamento dos candidatos ao emprego e as praticas do RH dentro das empresas.

O mercado de trabalho refere-se a oportunidade quantitativa de emprego em determinada região. Quando o mercado de trabalho esta em oferta: Investem em recrutamento para atrair talentos, tem critérios de seleção mais flexíveis, aplicam treinamentos para compensar a inadequação dos candidatos, oferta salário estimulantes para atrair candidatos e dão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com